Blog Sacratour
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

A importância da Grécia e da cidade de Corinto

By In Notícias On 02/12/2020


Venha saber tudo sobre a Grécia e a cidade de Corinto. Descubra a importância que essa cidade da Grécia teve na época antigo e porque tantos turistas a visitam atualmente.

Nossa Peregrinação nos leva a um país que mora no nosso imaginário: a Grécia. Afinal, quem não guarda pelo menos uma lembrança dos tempos das aulas de História, dos filmes e da importância que essa região teve nos tempos bíblicos. Dentre os muitos encantos que a Grécia pode te oferecer, escolhemos alguns especiais para fazer com que você comece a sonhar com a sua peregrinação pela Grécia.

O berço da Civilização Ocidental

O título dado à Grécia de berço da civilização ocidental, você já conhece, não é?! A popularidade do termo se deve ao fato de que a Grécia teve uma tremenda importância para a nossa civilização. É da Grécia que vem a origem de várias ideologias e entendimento tais como:

  • A Filosofia,
  • O Teatro,
  • Os ideais de República,
  • Os Jogos Olímpicos

 Outros muitos fundamentos do raciocínio ocidental nasceram na Grécia. Até hoje usamos muitos conceitos advindos da Grécia, eles estão em toda parte; na matemática, na literatura, na medicina, na pedagogia. Isso quer dizer que estamos muito mais ligados à Grécia do que imaginamos. Vamos ver o que mais nos liga à Grécia!

Uma cidade sempre importante

Na Grécia Antiga havia uma cidade de extrema relevância e essa cidade é Corinto. Ela era uma das cidades mais importantes do Peloponeso. Corinto era um grande centro comercial e também uma cidade muito rica. Essa riqueza advinha de sua localização privilegiada, além disso era uma cidade portuária e com seu porto muitas transações lucrativas com a Ásia foram feitas. Corinto também tinha grande potencial naval e isso chamava a atenção. Hoje, Corinto é a segunda maior cidade do Peloponeso.

A destruição da maior cidade da Grécia Antiga

Não demorou muito até que a importância de Corinto fosse percebida e cobiçada. E foi assim que no ano de 146 a.C. os romanos invadiram a cidade. Os romanos destruíram a cidade. A destruição de locais conquistados não era uma prática comum a eles, naquele momento foi vista como necessária para que a cidade fosse efetivamente conquistada. Em estado de destruição, Corinto permaneceu até o momento em que foi reconstruída como uma cidade romana. Durante os muitos séculos de existência, a cidade de Corinto passou por outras dominações. Entre a importância econômica e geográfica da cidade, ainda existe um fato que marca profundamente sua história- um visitante muito especial.

Um marco na história de Corinto

Você provavelmente deve relacionar a cidade de Corinto com o Apóstolo Paulo. E isso porque, o apóstolo teve importância retumbante para a cidade. Estima-se que no tempo em que o apóstolo Paulo fazia o seu trabalho missionário, a cidade de Corinto possuía em média 800 mil habitantes. Corinto era uma cidade habitada principalmente por homens livres e judeus. O apóstolo Paulo viveu por 18 meses na cidade e foi quando fundou a igreja de Corinto, o que foi um marco para a cidade.

O Canal de Corinto

O Canal de Corinto teve suas obras iniciadas em 1881 e demorou mais de uma década para ficar pronto, em 1893. O Canal liga o Golfo de Corinto ao Mar Egeu e separa a península do Peloponeso, o que dá ao Peloponeso o verdadeiro status de ilha.

O Canal foi um feito bastante benéfico para a locomoção de barcos pequenos da região, fazendo com que economizem em média 400k ao redor do Peloponeso. A largura do canal é de 21 metros, ou seja, bastante estreito para os grandes cargueiros.

Atualmente, o Canal de Corinto é um grande atrativo aos turistas. Em média, o canal recebe 11 mil embarcações por ano.

O primeiro Canal de Corinto foi pensando muito antes

Embora o Canal de Corinto tenha sido finalizado em 1893, a ideia de se construir um Canal que ligasse o Golfo ao Mar Egeu já existia muito antes.

Foi no século I, mais precisamente no ano de 67, que o Imperador Nero tentou realizar a construção do Canal. Para esse feito ele incumbiu 6 mil escravos da tarefa de escavarem a região com pás. Com a morte de Nero no ano seguinte o projeto foi abandonado pelo seu sucessor que acreditava que o projeto era um investimento desnecessário.

Os presentes da cidade

Se você ficou curioso para conhecer a cidade de Corinto, saiba que isso é bastante comum! A cidade é um grande polo de peregrinos do mundo todo. Os turistas ficam extasiados com essa região que teve uma imensa importância na antiguidade e agora mostra-se como um presente àqueles que buscam saber mais e sentir a emoção de estar neste lugar!


Leave a comment