Blog Sacratour
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

O Mar Morto tem vida (?)

By In Geral, Terra Santa On 23/04/2021


Atualizado em 31/03/2022

Que tal um passeio pelas águas do Oriente Médio? É para lá que nosso texto vai te levar! Vamos conhecer os mistérios e benefícios das águas que banham Israel, Cisjordânia e Jordânia.

Estamos falando de um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas de todo o mundo. Venha saber tudo sobre os encantos milenares das águas repletas de vidas do Mar Morto.

Onde fica o Mar Morto?

O Mar Morto está situado no ponto mais baixo da Terra. Isso mesmo, a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Estas águas tão famosas estão no Oriente Médio, mais especificamente na fronteira entre a Jordânia e Israel.

Além disso, existe uma imensidão de curiosidades sobre o Mar Morto e uma delas é:

Por que o Mar Morto possui esse nome?

Você já deve ter se atentado ao curioso nome do Mar Morto. Mas além do termo “morto” tem algo curioso envolvendo este nome. Você sabia que o Mar Morto não é verdadeiramente um mar ? Isso mesmo, embora termo tenha se convencionado pelo uso, na verdade, as águas do Mar Morto são consideradas como um lago.

E de onde vem o nome Mar Morto? Em primeiro lugar, o nome foi dado graças à ausência de vida em suas águas. A concentração de sal chega a ser dez vezes maior do que a dos oceanos. Ou seja, isso faz com que poucos seres consigam sobreviver nessas águas. Na verdade, apenas algumas poucas algas conseguem esse feito .

Mar morto não afunda?

Existe algo que todo turista que fazer no Mar Morto: tirar uma foto “flutuando“. Se você já foi ao Mar Morto, ou conhece alguém que foi, com certeza você já viu a foto de alguém se banhando pelas águas sem afundar.

Essa é uma das atividades mais recreativas e divertidas, além da parte da lama que é uma experiência à parte! Em um banho no Mar Morto você não vai conseguir afundar! E isso acontece graças ao alto nível de salinidade em suas águas; são 33% de sal. Enquanto a quantidade média de sal no oceano é de 35g por litro d’água, a do Mar Morto é de 300g!

Essa grande concentração salina tem relação com a localização e seu clima muito seco. É por isso que a água evapora rapidamente. Ou seja, todos esses fatores fazem com que em suas águas extremamente salgadas fique praticamente impossível alguém afundar.

Mar Morto: um lugar inesquecível

Ahh…que delícia flutuar nessas águas! Imagine, por exemplo, fazer como os turistas que ficam brincando nas águas com a deliciosa sensação de flutuar. Você se lembra da sensação que tinha quando era criança e usava boias no mar ou piscina? Estas são sensações de liberdade e ao mesmo tempo de segurança.

E é assim que nos sentimos quando estamos nos divertidos banhos no Mar Morto. Nesse momento a criatividade aflora e as fotos são das mais criativas! Tem gente que leva revista e livros e finge que está lendo, outros fingem que estão dormindo.

É um lugar para deixar a criatividade ganhar espaço! Mas além da diversão existe muita riqueza neste lugar. Vamos ver quais são:

A melhor lama do mundo

Outra lembrança bastante comum quando falamos do Mar Morto são as pessoas besuntadas com sua lama. Isso porque, a lama encontrada no Mar Morto possui argila com alta quantidade de enxofre. Além disso, e talvez o mais importante seja que o enxofre é um mineral responsável pelo rejuvenescimento da pele.

A lama pode ser espalhada por todo o corpo para limpar e hidratar a pele. A fama dos benefícios da lama no mundo dos cosméticos é tanta que uma parte da Jordânia tem desenvolvido um ramo do turismo inteiramente relacionado a tratamentos de beleza e saúde.

Ou seja, visitando estas região você vai encontrar o melhor em SPAS e hotéis especializados. E são mesmo os melhores. Não é por acaso que o Mar Morto é considerado:

Mar Morto: o maior SPA natural do mundo

Por conta dos incontáveis benefícios da matéria-prima do Mar Morto, a revista Forbes destacou os SPAS de beleza da região como o dos melhores do mundo.

Os produtos vindos do Mar Morto são mundialmente famosos por seus benefícios. Os laboratórios que trabalham com a matéria-prima advinda do Mar Morto conseguem produzir uma imensidade de produtos que têm grande fama pela sua eficácia. Certamente, são produtos que devem ser experimentados!

No Mar Morto você respira melhor

Quando estiver no Mar Morto, em primeiro lugar, respire fundo! Você vai sentir uma diferença no ar do Mar Morto! Isso mesmo, e sabe por quê? Tudo se deve a alta pressão barométrica, ou seja, ele é mais rico em oxigênio. O ar seco e livre de ácaros que encontramos na região do Mar Morto fez com que o lugar ficasse conhecido como um refúgio para quem tem problemas respiratórios e doenças crônicas.

Os benefícios advindos do Mar Morto são muitos e com o passar dos anos, estudos comprovam que são cada vez maiores, isso se deve a combinação única que reúne condições climáticas ideais e elementos necessários para tratamentos naturais.

A água mais viva que existe

Primeiro, esqueça o que o nome Mar Morto possa representar de negativo. Agora, pense numa realidade que não tem nada de morta, mas sim de muita vida! É assim com a água do Mar Morto! Ela é riquíssima em sais minerais, cloreto de magnésio, potássio, sódio, bromo, iodo, cálcio e enxofre. E você sabe como esses elementos podem nos ajudar?

Eles são responsáveis pela desintoxicação, estimulação do metabolismo, equilibram os níveis de pH e ainda são capazes de aumentar a proteção das camadas da pele! Pensa que acabou ?

Não! Ainda são capazes de reduzir inchaço e podem regular o equilíbrio de água do corpo. Como resultado, toda essa imensidade de benefícios explica o interesse do ramo dos cosméticos e também dos turistas.

Afinal, quem não quer mergulhar nessa fonte da juventude?

Além dos benefícios físicos

Embora a fama do Mar Morto possa estar bastante relacionada aos cuidados do corpo, também devemos nos lembrar do significado espiritual que circunda o local.

O Mar Morto tem uma grande importância espiritual para os cristãos. Seria este local onde Deus falou em primeiro lugar com o homem, já que estamos em Terras Santas.

Na Bíblia, encontramos referências ao Mar Morto nos livros do Antigo Testamento, em Gênesis 14,3, Josué 3,16 e Deuteronômio 3,17. Além disso, a cidade de Jericó,que fica ao Norte do Mar Morto, também é constante nas passagens bíblicas. Em outras palavras, tudo isso faz com nos lembremos que estamos num solo sagrado, ou seja, estamos cuidamos tanto corpo como da alma.

Como ir ao Mar Morto ?

Dessa forma terminamos nosso “mergulho” pelas águas do Oriente, mas com uma pequena dúvida: Dizem que a sensação de entrar nas águas do Mar Morto é indescritível. E queremos saber: Você já foi ao Mar Morto com a SacraTour? Use os comentários para nos contar como foi sua experiência! Se você ainda não foi e já quer planejar sua ida, entre em contato conosco. Nós vamos te ajudar a ir ao Mar Morto e desfrutar de tudo o que há de melhor neste lugar incrível.


4 Comentários

  • Regina Evangelista da Silva Boraschi. 1 ANO AGO

    Já estive na terra Santa com a Sacratur turismo, foi uma viagem inesquecível, e o banho no mar morto é realmente indescritível, pois a sensação é de muita paz,segurança e levesa. Peço a Deus que me ajude a voltar la.

    Responder
    • Equipe Sacratour 1 ANO AGO

      Regina Evangelista, ficamos imensamente felizes que tenha aproveitado esse momento ao máximo!

      Responder
  • Valquiria Costa Ohara 1 ANO AGO

    Tive a graça de ir só Egito e Israel e visitar o mar morto. Flutuei em suas águas e foi maravilhoso. Pena q estava meio frio, para nós brasileiros, 19° e também, não é recomendávelficar mais que 20 ou 25 minutos nessas águas. Desejo voltar um dia, se Deus me permitir.

    Responder
    • Equipe Sacratour 1 ANO AGO

      Sim, Valquiria Costa! Se Deus quiser logo retornaremos a esse locais tão sagrados e encantadores!

      Responder

Leave a comment