Blog Sacratour
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Nossa Senhora do Carmo

By In Geral, Terra Santa On 05/07/2018


Uma das festas litúrgicas mais bonitas na tradição da Igreja é a festa mariana dedicada à Nossa Senhora do Monte Carmelo, sendo essa uma das devoções mais antigas e mais amada pelos cristãos de todo o mundo. Esta festa está ligada à história e aos valores espirituais da Ordem dos Frades da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo (Carmelitas). A festa litúrgica foi instituída para comemorar a aparição do dia 16 de julho de 1251 a São Simão Stock, na época prior geral da ordem carmelitana, durante a qual Nossa Senhora entregou-lhe um escapulário em tecido, revelando notáveis privilégios ligados ao seu culto e devoção.

 

 

Raízes bíblicas

O Monte Carmelo está situado a 546 metros acima do nível do mar e pode ser considerado como “um dos maiores pontos turísticos da Terra Santa. Nessa região, encontramos o Vale de Jesreel e muitos outros pontos bíblicos” (Pedrini e Brunet, 2013).

No Primeiro Livro dos Reis no Antigo Testamento, temos a narrativa de que o Profeta Elias, formou uma comunidade de homens sobre Monte Carmelo, que em aramaico significa “jardim”, e ali operou em defesa da pureza da fé em Deus, vencendo dos desafios contra os sacerdotes de Baal (Cf. 1Rs 18,17-40) no século IX antes de Cristo. Em 1154 d. C., neste local, se estabeleceram comunidades monásticas cristãs. Eles edificaram uma pequena igreja, dedicando-a à Virgem Maria, e assumiram o nome de Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo. Desse modo, o Carmelo, assumiu, os seus dois elementos caracterizantes: a referência ao profeta Elias e a ligação com Maria Santíssima.

 

 

A devoção e o escapulário

A devoção espontânea à Virgem Maria, sempre difundida desde os primeiros tempos apostólicos, foi passando através dos séculos e oficializada sob tantos títulos, ligados à sua virtude, aos lugares onde surgiram santuários e igrejas, às aparições da Virgem em vários lugares ao longo dos séculos, ao culto instaurado pelas Ordens Religiosas, até chegar aos dogmas promulgados pela Igreja.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo foi propagada por São Simão Stock, porque a tradição conta que em 16 de julho de 1251, a Virgem Maria, circundada por anjos e com o Menino Jesus no braço, apareceu a ele e lhe deu o escapulário com o “privilégio do sábado”, que consiste na promessa da salvação do inferno para aqueles o usam e a libertação das penas do Purgatório no sábado seguinte à sua morte.

O uso do escapulário não representa uma simples devoção, mas uma forma simbólica de “revestimento” que lembra as vestes dos carmelitas e também uma entrega e consagração à Virgem Maria, para viver sob a sua proteção, e enfim, uma aliança e uma comunhão entre Maria e os fieis. Essa consagração, se traduz no esforço que o fiel deve fazer para imitar a Maria, ao menos em suas intenções. “A devoção ao Escapulário já fez derramar sobre todo o mundo rios de graças espirituais e temporais” (Papa Pio XII).

 

Imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo com o Padre Manuel Joaquim


 

Vamos para o Monte Carmelo com a gente?

Em nossas viagens para a Terra Santa, você encontra um roteiro que te acompanha em peregrinação sobre o Monte Carmelo, que é símbolo de beleza e esplendor, e ao qual se pode chegar ao cume por meio de ônibus, carro ou van.

No Monte Carmelo, o peregrino se aproxima de três realidades: O Manto do Profeta Elias, que acende no peregrino a nostalgia do céu, o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, que o protege dos perigos na terra e a Capa dos Carmelitas, que ensina ao peregrino o silêncio e a oração. Por isso, o Santuário “Stela Maris” de Haifa faz parte de um roteiro preparado pela SacraTour especialmente para você que deseja ser nosso peregrino e companheiro de viagem. Que nossa Senhora do Monte Carmelo proteja com sua presença a tantos quantos se recomendem à sua intercessão e proteção materna.

 

 
Fonte:

  • A Bíblia Sagrada
  • Ariel Finguerman, A Terra Santa do Peregrino.
  • Lachiesa.it
  • Nayara Pedrini e Tiago Brunet. Manual do Peregrino na Terra Santa, 2013.

 



Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: contato@sacratour.com.br ou pelo whats app!


Leave a comment