A história do Menino Jesus na igreja de Praga
By Andressa In Notícias On 02/12/2020
A devoção ao Santo Menino Jesus de Praga vem crescendo grandemente. Mas você sabe como surgiu essa devoção e qual a importância da cidade de Praga na República Tcheca? É sobre isso que vamos tratar nesse texto dedicado ao Menino Jesus de Praga.
Em Praga, há uma igreja de grande importância. Sua relevância não se limita à Praga, mas está ligada a todo o mundo. A igreja do Menino Jesus, como ficou conhecida, recebe milhares de peregrinos do mundo todo. Um lugar de muita espiritualidade e devoção que vale a pena conhecer.
A história da igreja do Menino Jesus
A igreja que podemos visitar hoje na cidade de Praga foi construída em 1611 pelos luteranos. Seu estilo é espanhol e a igreja foi dedicada a Santíssima Trindade. A igreja surgiu num momento em que estavam acontecendo muitas disputas.
A Europa em 1620 vivia em guerra. A guerra dos 30 anos foi atingiu muitas partes da Europa, foi uma guerra que envolvia não só questões políticas, mas também questões territoriais e questões religiosas entre luteranos, protestantes e católicos. Em Praga, houve a Batalha da Montanha Branca e quem ganhou foram os imperialistas e isso fez com que a igreja do Menino Jesus fosse entregue aos católicos.
A partir de então, a igreja foi entregue aos cuidados das Irmãs Carmelitas Descalças. A igreja que se chamava Igreja da Santíssima Trindade, em 1624 passa a ter outro nome.
Um novo nome simbolizando a vitória.
Com a igreja agora gerida pelas Irmãs Carmelitas houve a necessidade de que o nome da igreja fosse mudado. O nome deveria simbolizar o momento e ter um significado especial para todos e por isso a igreja foi renomeada de Igreja da Santíssima Trindade para igreja de Nossa Senhora da Vitória. O nome foi uma homenagem a vitória da Batalha da Montanha Branca. Nesta igreja mesma igreja a imagem do Menino Jesus se popularizou a ponto de ser também conhecida como a igreja do Menino Jesus.
A imagem do Menino Jesus de Praga
Acredita-se que a imagem do Menino Jesus tenha sido esculpida no século XVI em um mosteiro na Espanha. A imagem que seria a cópia de uma outra estátua do local, foi posteriormente doada as Irmãs Carmelitas Descalças que a levaram ao convento.
As roupas de Rei
Conta-se que Santa Tereza D’Ávila foi a primeira a confeccionar as roupas do Menino Jesus. Elas eram inspiradas nas roupas dos reis, uma tradição que é seguida até hoje. Além da roupa, o Menino Jesus também é adornado com uma coroa que simboliza sua realeza, com a cruz no peito que anuncia a dor e a morte que Ele sofrerá quando adulto, na mão esquerda permanece segurando o mundo numa demonstração de amor e poder e a mão direita permanece abençoando o mundo.
Os mantos do Santo Menino Jesus de Praga
Ao visitar a igreja, você poderá ter uma experiência bastante enriquecedora visitando o museu que guarda os mantos que serviram como veste ao Santo Jesus de Praga. Você poderá ver os mantos que ao longo dos anos foram usados para vestir o Menino Jesus de Parga. Entre eles está o manto que Santa Tereza D’Ávila vestiu o Menino Jesus.
A visita ao museu é um momento de contemplação de objetos que datam de muito tempo. As cores dos mantos são bastante variadas, mas sempre marcadas por dourado que em muitas das vezes é ouro. O dourado significa a divindade e o a devoção dos fiéis ao Menino Jesus. Entre os diversos mantos, está o de cor vermelha que simboliza o sangue, a paixão de Cristo.
Suplantando os males
A igreja de Nossa Senhora da Vitória, ou também Nossa Senhora Vitoriosa, passou por momentos de muitas dificuldades. Ela já foi saqueada e teve tristes marcas deixadas pelas guerras. No entanto, a devoção ao Menino Jesus de Praga só aumentou com o passar do tempo e a igreja tornou-se símbolo de muitas histórias que acabaram de alguma forma como vitoriosas. A igreja de Nossa Senhora da Vitória é prova da resistência de uma cidade que mesmo com tantas adversidades seguiu confiante na fé.
Leave a comment