SANTA DULCE DOS POBRES

Publicado em 23/05/2023

A primeira Santa genuinamente brasileira 

O Brasil tem, atualmente, 37 santos e santas. Entre eles estão São Frei Galvão, canonizado em 2007, e Santa Paulina —que foi canonizada em 2002, mas que nasceu na Itália. Portanto, Irmã Dulce é a primeira mulher, nascida no Brasil, a ser canonizada.  

Quem Foi Irmã Dulce 

Os Primeiro Anos  

Nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914, a futura Santa Dulce dos Pobres foi batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, era segunda dos cinco filhos de Augusto, dentista, professor da Universidade Federal da Bahia, e Dulce Maria de Souza Brito Lópes Pontes, dona de casa.

Desde pequena, demonstrava vocação religiosa e era fervorosa devota de Santo Antônio. Maria Rita ficou órfão aos 7 anos, sua mãe morreu aos 26 anos. A menina teve uma infância feliz e cheia de alegria, adorava brincar de boneca, empinar arraia e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ypiranga, time formado pela classe trabalhadora e os excluídos sociais.

Certo dia, foi com uma tia materna visitar os pobres de um convento. Foi diante de tanta privação e sofrimento que a pequena decidiu: “Quero ser freira e dedicar minha vida aos pobres”. Iniciava aqui um sonho no coração daquela que viria a ser Santa Dulce dos Pobres. Aos 13 anos começou a colocar em pratica a qualidade que iria defini-la , a caridade.

No porão da sua casa, acolhia crianças, adultos e idosos pobres e cuidava deles, transformando a residência da família, no bairro de Nazaré, num centro de atendimento. De sua família e vizinhos obtinha alimentos, roupas, remédios e alguns trocados que lhes destinava para aliviar seu sofrimento. A casa ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’. 

Estudos e Vida Religiosa  

Maria Rita era uma mulher pequenina, tinha 1,50m, e de aparência muito frágil. Aos 19 anos, após diplomar-se professora, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que faz parte da grande família franciscana, em Sergipe e, aos 20 anos em 13 de agosto de 1933, fez sua profissão religiosa, assumindo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. Retornando a Salvador dedicou-se a lecionar em um colégio mantido pela sua congregação, no bairro da Massaranduba, na Cidade Baixa.   

Em 1935, fundou o primeiro movimento operário cristão em São Salvador: o Sindicato Operário de São Francisco; em 1937, fundou o Clube dos Trabalhadores da Bahia; em 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública para trabalhadores e filhos de trabalhadores, no bairro de Massaranduba, em São Salvador.

No mesmo ano iniciou-se a acolhida aos doentes em prédios abandonados da cidade; em 1949, com a permissão da Superiora, pôde acolher setenta enfermos em um abrigo obtido no galinheiro adjacente à casa de sua congregação, O lugar, em 1960, se transformou no Hospital Santo Antônio um dos maiores do Nordeste brasileiro Era o embrião do centro de um complexo médico, social e educacional que funciona até hoje.

A iniciativa deu origem a tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a freira baiana construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Ela não se acomodou, “Captou recursos e em 1960 transformou aquilo em um hospital de verdade, com 150 leitos. Uma nova reforma foi feita e, menos de dez anos depois, o hospital tinha capacidade para atender a 300 pacientes. Em 1983, ampliado novamente, chegou a 800. A cada década, dobrava de tamanho. E o hospital não tinha nenhum pré-requisito para atender a qualquer pessoa que batesse na porta. Bastava estar doente e ter necessidade", relata o seu biógrafo. 

Rocha conta que começou a mergulhar no universo de Irmã Dulce depois que esteve no evento de beatificação da religiosa, ocorrido em 2011 em Salvador. 

Ele ficou impressionado com a manifestação popular na missa campal, que reuniu cerca de 70 mil pessoas. 

"Elas ficaram horas e horas em pé em um lugar, um grande descampado, inclusive debaixo de chuva. Chamou-me a atenção que eram pessoas de todos os tipos. Ricos e pobres, brancos e negros, gente de todas as religiões e sem religião nenhuma…", relata. "Aquela cerimônia, pelo tamanho dela e pela diversidade dos participantes, me fez entender que havia uma história a ser contada." 

Atualmente, a organização fundada por Irmã Dulce conta com 21 núcleos, a exemplo do Hospital Santo Antônio, Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. São de 954 leitos hospitalares. Diariamente são atendidas 2 mil pessoas. 

Por ano, são 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais, 12 mil cirurgias e 19 mil internações. 

Curiosidades 

Dormia em uma cadeira 

Em 1955, correu o risco de perder a irmã —que também se chamava Dulce, a Dulcinha— por complicações no parto. A religiosa, então, fez uma promessa: se a irmã sobrevivesse, ela passaria a dormir sentada. E ela cumpriu sua promessa, dormindo em uma cadeira de madeira entre os anos de 1956 e 1985, ela só voltou a dormir em uma cama por conta de problemas de saúde. Dulcinha, a irmã da promessa, faleceu em 2006.

Em 1988 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz graças a seu trabalho com os pobres. 
Esteve com o papa João Paulo 2° (1920-2005) duas vezes — na segunda, quando ela já estava prostrada doente, ele a visitou em seu convento para abençoá-la. 

Maria Rita Pontes, sobrinha que conviveu com irmã Dulce desde seu nascimento, é hoje a Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce. Ela lembra-se da incansável rotina de Irmã Dulce: “apesar dos problemas de saúde e da fragilidade física, acordava às 5h, comia muito pouco, visitava os doentes do hospital, conversava com os médicos, resolvia as questões administrativas e só depois saía para pedir doações. Rezava o terço diariamente.” A oração era uma constante em seu dia-a-dia, disse. “Para ela não existia a palavra impossível quando se tratava das necessidades dos pobres que batia à sua porta”, destacou. 

Os últimos anos 

Os últimos meses da vida da beata foram caracterizados pela doença. Piorou em novembro de 1990.  

Após 77 anos de vida, em 13 de março de 1992, a Beata Dulce faleceu em São Salvador da Bahia. De todo o Brasil ela foi, e ainda se define, a “Mãe dos Pobres” e o “Anjo Bom da Bahia”. 

 Em 2009 foi considerada venerável, Beatificada em 2012  e em 13 de Outubro de 2019,  foi canonizada pelo Papa Francisco.  

O Memorial Irmã Dulce guarda hoje cerca de dois mil relatos documentados de graças alcançadas por baianos, pessoas de outros Estados e até de outros países, concedidas por intercessão de Irmã Dulce, que atestam a sua fama de santidade ainda em vida e as virtudes heroicas do “Anjo Bom da Bahia”, como a freira, já no final da vida, era reconhecida. 

Milagres para a Canonização 

Claudia Cristina dos Santos, que teve hemorragia após dar a luz ao filho, em 2001. Em estado gravíssimo, Claudia teria recebido a visita de um padre devoto de Dulce e se curou durante orações a ela. O ato divino foi reconhecido pelo Vaticano em 2010  

O segundo milagre que ratificou a canonização de Irmã Dulce foi a cura do músico José Maurício Moreira. Em 2014, ele voltou a enxergar depois de 14 anos, após pedir à Irmã Dulce que aliviasse as dores de uma conjuntivite. No dia seguinte, teria voltado a enxergar. Em maio de 2019, a cura milagrosa foi reconhecida e, assim, Dulce estava apta a ser canonizada, o que ocorreu em 13 de agosto de 2019.

Legado de Irmã Dulce 

"O legado de amar e servir deixado por Santa Dulce dos Pobres traz uma enorme responsabilidade e um grande compromisso pela sua perpetuação e sustentabilidade. A nossa cultura institucional, que carinhosamente chamamos 'dulcismo', nos lembra diariamente sobre a missão de acolher os que mais precisam, sempre fiéis a seus princípios e valores", comenta Márcio Didier, o gestor do complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres. 

"Como legado de amor com inspiração divina, [a religiosa] também se torna referência e inspiração para a criação de outras instituições com foco na caridade cristã", diz Didier. 

"O legado religioso de Irmã Dulce é o amor ao próximo, o mais bonito dos mandamentos cristãos. Se a santidade é a mais alta honra que a Igreja Católica confere, transformar ou não alguém em santo é passar uma mensagem de qual é a visão do pontificado para a santidade." 

"Ela enxergava Deus no irmão e a ele se dedicava como se ao Cristo o fosse." 

Irma Dulce não fazia distinção entre as pessoas, entre as religiões, ela só queria atender os pobres, doentes e necessitados. Essa não distinção foi visível na festa de canonização, ocorrida na praça São Pedro, no Vaticano, em 13 de outubro de 2019. 

Haviam diversos integrantes da comitiva brasileira presente à missa. E quase um terço dos abordados declaravam-se não católicos — evangélicos, espíritas, candomblecistas, umbandistas e seguidores de nenhuma religião.  

 Anjo bom do mundo, a Madre Teresa Brasileira 

"No caso da Irmã Dulce, ela representa a realidade de pobreza e desigualdade que existiu no período dela, existia antes dela e, infelizmente, ainda existe." 

"Ela conseguiu, numa realidade muito precária, dar algum atendimento aos pobres. Alguns falam que ela foi a Madre Teresa brasileira, porque ela fez algo muito parecido: com uma estrutura muito pequena deu atendimento de saúde às pessoas." Diz o vaticanista Filipe Domingues, Vice-diretor do Lay Centre em Roma e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.  

Em outras palavras, o trabalho de Irmã Dulce é uma mostra clara de ação social, "em uma das regiões mais pobres do Brasil, em que fica claro o papel da Igreja às vezes entrando para suprir o mínimo onde o Estado falta", comenta o vaticanista. 

No texto oficial, distribuído pelo Vaticano na missa de canonização dizia: "A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do alto recebia forças e recursos para dar vida a uma maravilhosa atividade de serviço aos últimos" 

Dom Walmor destaca o caráter exemplar de sua biografia. “Ela é exemplar na fé incondicional em Deus e exemplar no desdobramento autêntico de sua fé que se traduz no cuidado com os mais pobres. Por isto é elevada à glória dos altares”, disse. 

“Ó mãe dos pobres, cuidai do povo brasileiro e olhai com mais atenção aos excluídos, assim como fizestes em toda a tua vida. Do mesmo modo, ensina-nos a viver sem indiferença para estes pequeninos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! “ 

Santa Dulce, rogai por nós! 

 

Fale conosco

Endereço

Rua Sergipe, 1451 - 2º andar
Londrina, PR, CEP: 01311-300

Atendimento

Segunda à sexta: 8h às 18h
Sábados: 9h às 12h
Telefone: 4003-6134
Mensagem pelo

Whatsapp
Revista Roteiros de Fé
Conheça melhor sobre nossa especialidade: fazer viagens de encontro com a fé e o sagrado, em roteios de peregrinações pelo mundo!
Como é fazer uma peregrinação?

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

Contact Form Demo
©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.

SANTA DULCE DOS POBRES

Publicado em 23/05/2023

A primeira Santa genuinamente brasileira 

O Brasil tem, atualmente, 37 santos e santas. Entre eles estão São Frei Galvão, canonizado em 2007, e Santa Paulina —que foi canonizada em 2002, mas que nasceu na Itália. Portanto, Irmã Dulce é a primeira mulher, nascida no Brasil, a ser canonizada.  

Quem Foi Irmã Dulce 

Os Primeiro Anos  

Nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914, a futura Santa Dulce dos Pobres foi batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, era segunda dos cinco filhos de Augusto, dentista, professor da Universidade Federal da Bahia, e Dulce Maria de Souza Brito Lópes Pontes, dona de casa.

Desde pequena, demonstrava vocação religiosa e era fervorosa devota de Santo Antônio. Maria Rita ficou órfão aos 7 anos, sua mãe morreu aos 26 anos. A menina teve uma infância feliz e cheia de alegria, adorava brincar de boneca, empinar arraia e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ypiranga, time formado pela classe trabalhadora e os excluídos sociais.

Certo dia, foi com uma tia materna visitar os pobres de um convento. Foi diante de tanta privação e sofrimento que a pequena decidiu: “Quero ser freira e dedicar minha vida aos pobres”. Iniciava aqui um sonho no coração daquela que viria a ser Santa Dulce dos Pobres. Aos 13 anos começou a colocar em pratica a qualidade que iria defini-la , a caridade.

No porão da sua casa, acolhia crianças, adultos e idosos pobres e cuidava deles, transformando a residência da família, no bairro de Nazaré, num centro de atendimento. De sua família e vizinhos obtinha alimentos, roupas, remédios e alguns trocados que lhes destinava para aliviar seu sofrimento. A casa ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’. 

Estudos e Vida Religiosa  

Maria Rita era uma mulher pequenina, tinha 1,50m, e de aparência muito frágil. Aos 19 anos, após diplomar-se professora, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que faz parte da grande família franciscana, em Sergipe e, aos 20 anos em 13 de agosto de 1933, fez sua profissão religiosa, assumindo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. Retornando a Salvador dedicou-se a lecionar em um colégio mantido pela sua congregação, no bairro da Massaranduba, na Cidade Baixa.   

Em 1935, fundou o primeiro movimento operário cristão em São Salvador: o Sindicato Operário de São Francisco; em 1937, fundou o Clube dos Trabalhadores da Bahia; em 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública para trabalhadores e filhos de trabalhadores, no bairro de Massaranduba, em São Salvador.

No mesmo ano iniciou-se a acolhida aos doentes em prédios abandonados da cidade; em 1949, com a permissão da Superiora, pôde acolher setenta enfermos em um abrigo obtido no galinheiro adjacente à casa de sua congregação, O lugar, em 1960, se transformou no Hospital Santo Antônio um dos maiores do Nordeste brasileiro Era o embrião do centro de um complexo médico, social e educacional que funciona até hoje.

A iniciativa deu origem a tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a freira baiana construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Ela não se acomodou, “Captou recursos e em 1960 transformou aquilo em um hospital de verdade, com 150 leitos. Uma nova reforma foi feita e, menos de dez anos depois, o hospital tinha capacidade para atender a 300 pacientes. Em 1983, ampliado novamente, chegou a 800. A cada década, dobrava de tamanho. E o hospital não tinha nenhum pré-requisito para atender a qualquer pessoa que batesse na porta. Bastava estar doente e ter necessidade", relata o seu biógrafo. 

Rocha conta que começou a mergulhar no universo de Irmã Dulce depois que esteve no evento de beatificação da religiosa, ocorrido em 2011 em Salvador. 

Ele ficou impressionado com a manifestação popular na missa campal, que reuniu cerca de 70 mil pessoas. 

"Elas ficaram horas e horas em pé em um lugar, um grande descampado, inclusive debaixo de chuva. Chamou-me a atenção que eram pessoas de todos os tipos. Ricos e pobres, brancos e negros, gente de todas as religiões e sem religião nenhuma…", relata. "Aquela cerimônia, pelo tamanho dela e pela diversidade dos participantes, me fez entender que havia uma história a ser contada." 

Atualmente, a organização fundada por Irmã Dulce conta com 21 núcleos, a exemplo do Hospital Santo Antônio, Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. São de 954 leitos hospitalares. Diariamente são atendidas 2 mil pessoas. 

Por ano, são 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais, 12 mil cirurgias e 19 mil internações. 

Curiosidades 

Dormia em uma cadeira 

Em 1955, correu o risco de perder a irmã —que também se chamava Dulce, a Dulcinha— por complicações no parto. A religiosa, então, fez uma promessa: se a irmã sobrevivesse, ela passaria a dormir sentada. E ela cumpriu sua promessa, dormindo em uma cadeira de madeira entre os anos de 1956 e 1985, ela só voltou a dormir em uma cama por conta de problemas de saúde. Dulcinha, a irmã da promessa, faleceu em 2006.

Em 1988 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz graças a seu trabalho com os pobres. 
Esteve com o papa João Paulo 2° (1920-2005) duas vezes — na segunda, quando ela já estava prostrada doente, ele a visitou em seu convento para abençoá-la. 

Maria Rita Pontes, sobrinha que conviveu com irmã Dulce desde seu nascimento, é hoje a Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce. Ela lembra-se da incansável rotina de Irmã Dulce: “apesar dos problemas de saúde e da fragilidade física, acordava às 5h, comia muito pouco, visitava os doentes do hospital, conversava com os médicos, resolvia as questões administrativas e só depois saía para pedir doações. Rezava o terço diariamente.” A oração era uma constante em seu dia-a-dia, disse. “Para ela não existia a palavra impossível quando se tratava das necessidades dos pobres que batia à sua porta”, destacou. 

Os últimos anos 

Os últimos meses da vida da beata foram caracterizados pela doença. Piorou em novembro de 1990.  

Após 77 anos de vida, em 13 de março de 1992, a Beata Dulce faleceu em São Salvador da Bahia. De todo o Brasil ela foi, e ainda se define, a “Mãe dos Pobres” e o “Anjo Bom da Bahia”. 

 Em 2009 foi considerada venerável, Beatificada em 2012  e em 13 de Outubro de 2019,  foi canonizada pelo Papa Francisco.  

O Memorial Irmã Dulce guarda hoje cerca de dois mil relatos documentados de graças alcançadas por baianos, pessoas de outros Estados e até de outros países, concedidas por intercessão de Irmã Dulce, que atestam a sua fama de santidade ainda em vida e as virtudes heroicas do “Anjo Bom da Bahia”, como a freira, já no final da vida, era reconhecida. 

Milagres para a Canonização 

Claudia Cristina dos Santos, que teve hemorragia após dar a luz ao filho, em 2001. Em estado gravíssimo, Claudia teria recebido a visita de um padre devoto de Dulce e se curou durante orações a ela. O ato divino foi reconhecido pelo Vaticano em 2010  

O segundo milagre que ratificou a canonização de Irmã Dulce foi a cura do músico José Maurício Moreira. Em 2014, ele voltou a enxergar depois de 14 anos, após pedir à Irmã Dulce que aliviasse as dores de uma conjuntivite. No dia seguinte, teria voltado a enxergar. Em maio de 2019, a cura milagrosa foi reconhecida e, assim, Dulce estava apta a ser canonizada, o que ocorreu em 13 de agosto de 2019.

Legado de Irmã Dulce 

"O legado de amar e servir deixado por Santa Dulce dos Pobres traz uma enorme responsabilidade e um grande compromisso pela sua perpetuação e sustentabilidade. A nossa cultura institucional, que carinhosamente chamamos 'dulcismo', nos lembra diariamente sobre a missão de acolher os que mais precisam, sempre fiéis a seus princípios e valores", comenta Márcio Didier, o gestor do complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres. 

"Como legado de amor com inspiração divina, [a religiosa] também se torna referência e inspiração para a criação de outras instituições com foco na caridade cristã", diz Didier. 

"O legado religioso de Irmã Dulce é o amor ao próximo, o mais bonito dos mandamentos cristãos. Se a santidade é a mais alta honra que a Igreja Católica confere, transformar ou não alguém em santo é passar uma mensagem de qual é a visão do pontificado para a santidade." 

"Ela enxergava Deus no irmão e a ele se dedicava como se ao Cristo o fosse." 

Irma Dulce não fazia distinção entre as pessoas, entre as religiões, ela só queria atender os pobres, doentes e necessitados. Essa não distinção foi visível na festa de canonização, ocorrida na praça São Pedro, no Vaticano, em 13 de outubro de 2019. 

Haviam diversos integrantes da comitiva brasileira presente à missa. E quase um terço dos abordados declaravam-se não católicos — evangélicos, espíritas, candomblecistas, umbandistas e seguidores de nenhuma religião.  

 Anjo bom do mundo, a Madre Teresa Brasileira 

"No caso da Irmã Dulce, ela representa a realidade de pobreza e desigualdade que existiu no período dela, existia antes dela e, infelizmente, ainda existe." 

"Ela conseguiu, numa realidade muito precária, dar algum atendimento aos pobres. Alguns falam que ela foi a Madre Teresa brasileira, porque ela fez algo muito parecido: com uma estrutura muito pequena deu atendimento de saúde às pessoas." Diz o vaticanista Filipe Domingues, Vice-diretor do Lay Centre em Roma e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.  

Em outras palavras, o trabalho de Irmã Dulce é uma mostra clara de ação social, "em uma das regiões mais pobres do Brasil, em que fica claro o papel da Igreja às vezes entrando para suprir o mínimo onde o Estado falta", comenta o vaticanista. 

No texto oficial, distribuído pelo Vaticano na missa de canonização dizia: "A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do alto recebia forças e recursos para dar vida a uma maravilhosa atividade de serviço aos últimos" 

Dom Walmor destaca o caráter exemplar de sua biografia. “Ela é exemplar na fé incondicional em Deus e exemplar no desdobramento autêntico de sua fé que se traduz no cuidado com os mais pobres. Por isto é elevada à glória dos altares”, disse. 

“Ó mãe dos pobres, cuidai do povo brasileiro e olhai com mais atenção aos excluídos, assim como fizestes em toda a tua vida. Do mesmo modo, ensina-nos a viver sem indiferença para estes pequeninos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! “ 

Santa Dulce, rogai por nós! 

 

Fale conosco

Endereço

Rua Sergipe, 1451 - 2º andar Londrina, PR, CEP: 01311-300

Atendimento

Segunda à sexta: 8h às 18h  -  Sábados: 9h às 12h
Telefone: 4003-6134
Conheça melhor sobre nossa especialidade: fazer viagens de encontro com a fé e o sagrado, em roteios de peregrinações pelo mundo!
Como é fazer uma peregrinação?

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

Contact Form Demo
©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram