Comece a planejar sua peregrinação por aqui!

Queremos partilhar com você a história da SacraTour algo muito especial para nós! Por isso vamos te contar a nossa história. Dizem que nos tornamos mais íntimos das pessoas quando partilhamos os nossos momentos especiais. E hoje, é essa a nossa intenção! Venha saber um pouquinho mais de como nasceu a nossa agência.

Larissa e Melissa Calsavara (Diretoras da SacraTour)

Queremos que você saiba como a nossa agência nasceu, mas não quero falar só de questões práticas envolvendo o surgimento de uma empresa, quero que você saiba como a ideia nasceu em nossos corações e como ela foi tomando forma dentro e fora de nós.

Por isso, eu vou te contar como tudo aconteceu como se você fosse meu amigo próximo e estivesse aqui ao meu lado! Preparado? Então vamos lá!

Tudo começa com uma questão

Sabe quando acontece algo muito inesperado na sua vida e muda todos os seus planos? Coisas que você nunca imaginava que iria fazer ou ser... pois é, a história da SacraTour começa exatamente assim. Para eu te falar de como a agência nasceu, primeiro eu tenho que te contar como o meu desejo de ter essa agência ganhou espaço em minha vida.

Eu, Larissa, e minha família sempre fomos muito religiosos e isso me levou a ser bastante ativa em minha paróquia. No entanto, eu não me limitava somente aos trabalhos da minha paróquia, eu também tinha um bom conhecimento do que se passava na minha cidade, eu sou de Londrina-PR, você conhece?

Cidade de Londrina, no Paraná (Foto: Blog Engenho das Letras)

Foi desse meu interesse em ajudar e estar presente na minha paróquia que, em um dia especial, eu recebi a notícia de que haveria um grupo dali saindo para a Terra Santa. E alguém me perguntou:

Por que você não vai também?

Uma pergunta que me inquietou, eu vou ser bem sincera, eu não tinha muita vontade de viajar. Aliás, diferente do que muita gente anseia e deseja para a vida, eu estava bem no meu canto.

Minhas irmãs (eu tenho duas, mas depois elas entram nessa história) gostavam muito de viajar, mas em mim, realmente, não despertava a muita vontade.

Por outro lado, conhecer os lugares por onde Jesus passou com as pessoas que eram do meu convívio religioso..... é isso começou a me parecer muito animador. E como uma pequena semente essa ideia foi crescendo em mim. Até ganhar proporções de um entusiasmo e eu dizer; sim, ok! Eu vou!

Larissa Calsavara guiando um grupo de peregrinos da SacraTour na Terra Santa, 2015 (Jerusalém/Israel)

A primeira peregrinação

Antes de chegarmos a Terra Santa, tenho que te contar que naquela época eu tinha uma escola. Eu sou por formação prof. de matemática e ensinar e lidar com pessoas sempre foi algo que me encantou muito. Em outras palavras, isso quer dizer também que eu não estava procurando por trabalho.

Agora é hora de irmos! Muito bem, fomos à Terra Santa e ainda assessorados por uma agência de turismo. Essa viagem tem a ver com algo meu muito particular (lembra que eu disse que iria te tratar como um amigo, né?!), pois vou te contar:

Tem a ver com um hábito que eu tenho ou mania...não sei ao certo, de tentar solucionar o problema das pessoas. Ou seja, eu gosto de ajudar. Verdadeiramente. Acontece que isso foi visto pelo dono da agência que nos acompanhava.

Ele gostou muito do meu jeito e quis de toda a forma me contratar para que eu acompanhasse os grupos em viagens. Mas as coisas não eram tão simples.

O dono da agencia, que estava me oferecendo trabalho, queria que eu me mudasse para São Paulo. Ou seja, uma distância de mais ou menos seis horas de onde eu morava. E ainda tinha outra questão! Eu geria uma escola em Londrina, que precisava muito de mim, e ainda tinha toda a minha família lá. Eu estava sendo pressionada a mudar para São Paulo e ao mesmo ficava em dúvida sobre deixar minha cidade natal. Não sabia ao certo o que fazer. Mas, o que aconteceu foi que...

A mudança veio

Ela veio, porém de maneira diferente. Aquela viagem mudou comigo e com a minha vida. Parece clichê, e talvez seja, mas quem já foi à Terra Santa sabe que não tem como voltar de lá da mesma forma que se foi.

Pedra da Unção, no interior do Santo Sepulcro (Jerusalém/Israel)

A viagem é bastante cansativa, mas vez que você pensa em reclamar por qualquer motivo, você é presenteado com momentos de pura fé. Você faz amigos e sente a emoção de cada um que está lá, passa a saber a história de seu colega de ônibus e a admiração e compaixão aumentam a cada dia. Eu não poderia mais ser a mesma depois dessa viagem. Mas não queria me mudar para São Paulo.

Peregrinação com Padre Fábio de Melo

Então, eu combinei com a agência de São Paulo que eu iria assessorar as viagens saídas de Londrina e acompanhar os grupos. Minha primeira viagem depois dessa decisão foi com Pe. Fábio de Melo. Posso dizer que toda peregrinação e especial e essa foi repleta de aprendizagens e renovações.

O trabalho que eu estava descobrindo me encantava a cada segundo. Dizem que as melhores coisas da vida são difíceis de serem explicadas em palavras, e é exatamente essa dificuldade que eu tenho ao traduzir o que eu sinto quando vejo a emoção de alguém diante do Santo Sepulcro, ou ainda navegando pelo mar da Galileia.

Voltamos ao Brasil, e até aí estava tudo bem na minha vida. Eu estava acompanhando os grupos e estava conseguindo dar continuidade aos trabalhos da minha escola. Mas eu tive que tomar uma decisão muito séria.

Grandes decisões

Grande passos requerem grandes decisões, não é?! Eu percebi que algumas atitudes da agência de São Paulo não eram corretas. Decidi sair. Eu sempre aprendi que meu nome era algo que eu deveria zelar, ou seja, eu não queria meu nome ligado a algo que eu não acreditasse ou estivesse distante dos meus valores.

Saí da agência e continuei minha vida como diretora de escola. Mas quando o nosso caminho está traçado.... naquela mesma semana em que eu saí da agência, recebi o convite para ir a uma feira de turismo em São Paulo.

E fui. Lá conversei com pessoas que me incentivaram a continuar, fiz contato com receptores de vários países e sai de lá com uma decisão tomada: as coisas seriam do meu jeito, ou não seriam.

Stand da SacraTour na ExpoCatólica 2019 (São Paulo/Brasil)

Os planos de Deus e SacraTour

Em Londrina, avisei minha família da decisão de continuar, agora por conta própria. Eu queria dar vida o meu novo sonho de ter minha própria agência calcada nos meus valores. Daquela conversa nasceu a SacraTour.

Não por acaso, isso aconteceu depois de muito oração e muita conversa com minha família, porque os meus valores são fincados na fé e na lealdade.

Durante alguns anos tudo na agência teve o meu jeito e a minha cara. Mas eu sentia que faltava alguma coisa para tudo ficar completo.

A agência cresce a cada dia

Descobri que não era uma coisa, era alguém. E esse alguém era a minha irmã mais nova. Ela tinha acabado de sair de um emprego e eu fiz um proposta para que ela fosse trabalhar comigo.

Melissa e Larissa Calsavara, irmãs e diretoras da SacraTour no Monte das Oliveiras (Jerusalém/Israel)

E ela, como eu já imaginava, me disse um sonoro “Não!”. E disse mais de uma vez.  Mas eu não desisti, e foi então que ela me fez uma proposta “ Eu não quero trabalhar para você, eu quero trabalhar com você!” Minha irmã seria minha sócia? Inesperado, mas as boas coisas parecem ser inesperadas, né?! Então, eu não titubeei e disse “ Ok”!

Um negócio de família, em família

Melissa é a minha irmã mais nova e minha sócia, mas o nosso trabalho está sempre envolto por toda a nossa família. Eles estão com a gente desde o planejamento de cada peregrinação até na reza de agradecimento quando chegamos felizes e revigorados.

Melissa Calsavara, diretora da SacraTour, na Igreja Dominus Flevit, Monte das Oliveiras (Jerusalém/Israel)

A agência foi crescendo, nós fomos contratando mais pessoas para nos auxiliar. E, hoje, trabalhamos, em nossa sede em Londrina, com muita dedicação, amor e fé pelo nosso trabalho.

A SacraTour pelo mundo

E assim, nós nos especializamos em oferecer o que há de melhor numa peregrinação. Nenhuma agência se dedica a pensar em todos os detalhes. Mas nós pensamos. Peregrinar com a SacraTour é único e eu posso provar!

Além dos milhares de testemunhos, convido você a olhar os textos do nosso blog e as nossas redes sociais, você vai perceber que estamos preocupados com o todo da sua sua experiência! Você vai ver que estaremos com você já nos primeiros momentos, bem antes da sua peregrinação iniciar, preparando tudo para que a sua experiência seja incrível.

Foi muito bom compartilhar nossa história com você ! E agora que você já sabe sobre a nossa história, que tal me contar qual é o seu próximo destino dos sonhos?! Escreve aqui!

Veja Mais...

Não tão famosa como roteiro turístico, a Romênia e a Bulgária podem, numa primeira impressão, parecer um pouco distante e desconhecidos. Porém, este texto vai te mostrar porque vale tanto a pena visitar estes países. E, além disso vamos te mostrar alguns locais que vivem no seu imaginário e você nem se lembrava!

Vamos começar falando sobre a Romênia!

Este país do Leste Europeu vem cada dia mais ganhando o interesse dos turistas, isso porque a Roménia abriga século e século de muita história recheados por uma cultura extremamente vasta com paisagens de encher os olhos, o que vem fazendo com que turistas do mundo inteiro queiram conhecer esse local. Mas fica a pergunta:

Vale a pena ir a Romênia?

O majestoso Castelo de Peles, verdadeira atração da Romênia!

A reposta é sim!

A Romênia que fica localizado no Leste Europeu é considerada grande para os padrões da região. Com aproximadamente 238.391 quilômetros quadrados, faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária e possui um clima temperado-continental.

Mas o que será que existe de especial na Romênia?

O povo acolhedor da Romênia

Quem gosta de viajar, sabe que a população local pode fazer toda a diferença (tanto para o lado positivo quanto para o negativo). Afinal, nada mais agradável do que visitar um novo destino permeado por pessoas simpáticas e acolhedoras, não é mesmo?

E é isso que acontece na Romênia. O país tem fama de acolher bem seus visitantes e isso acontece, principalmente, nas cidades menores. Quando sabem que estão diante de um estrangeiro, os romenos o tratam com muita hospitalidade e gentileza. O que mostrar que os estrangeiros são muito bem-vindos. 

Ademias, existem pontos turísticos imperdíveis em todas a Romênia. E o último deles com certeza você já ouviu falar.

Igrejas únicas

Entre as belezas da Romênia, você vai encontrar as igrejas de madeira. Elas são típicas da região de Maramures e as mais antigas (existem mais de cem!) foram construídas nos séculos XVII e XIX.

Igreja Boyana, em Sofia (Bulgária)

O que chama a atenção é forma como elas foram construídas; em forma de arca. As igrejas são ortodoxas e também greco-católicas.

Bucareste

A capital do país com cerca de 1,9 milhões de habitantes, a cidade é conhecida como a capital cultural da Romênia com seus atrativos de músicas, cinemas, entre outros.

A cidade encanta os turistas bela beleza dos monumentos. Entre eles, está o Parlamento Romeno que é o maior parlamento do mundo e também o mais pesado. Ele conta com 84 metros de altura, 12 andares, e mais de mil divisões espalhadas por 365.000m² de área!

Palácio do Parlamento, na Romênia

E esses números impressionantes parecem bem pequenos diante da beleza interior desse verdadeiro palácio!

Timisoara

Outro local que vai te encantar é Timisoara. A cidade histórica com seus 350.000 habitantes ganhou fama quando foi eleita como centro cultural da Europa.

Timisoara, na Romênia

Timisoara possui grandes atrativos quando o assunto é momento religioso. Isso porque a cidade tem como suas principais atracões os edifícios religiosos e o Castelo Huniade, também conhecido como Castelo Corvin ou Hunedoara.

Os mosteiros de Bucovina

Você nunca viu nada igual aos mosteiros de Bucovina. A região que fica ao nordeste da Romenia possui igrejas e mosteiros que foram pintados com lindíssimos afrescos em seus interiores e também nas paredes exteriores. Alguns dos mosteiros são Patrimônios Mundial da UNESCO. 

Mosteiro de Bucovina (Romênia)

As igrejas mais antigas foram construídas no século XV para o enterro de nobres e príncipes. Quem visita esses locais pode se deparar com pinturas que mostram episódios bíblicos que por muito tempo serviram como explicação didática para promover a religião.

Transilvânia 

Deixamos por último um local bem especial e que, como já dissemos, você já deve ter ouvido falar; a Transilvânia! Lá fica o famosa Castelo do Drácula. Isso mesmo, esse local não está só nos livros e filmes, ele existe realmente!

 O Castelo do Drácula, na verdade se chama Castelo Bran. Ele deu origem a história de Bram Stoker quando escreveu o famoso romance Drácula. A história conta que o castelo pertenceu ao Conde Vlad Tepes também conhecido como Vlad Dracul. Conta a lenda que ele era um torturador na época que ganhou fama e muitas histórias ao longo dos séculos.

Castelo de Bran, conhecido como Castelo do Drácula (Romênia)

O Castelo é um monumento nacional e Marco histórico da Romênia.  Atualmente, o visitante encontra museu aberto ao público com pecas mobiliários. Além disso, ao fundo da colina onde encontra-se o castelo, há um museu ao ar livre que exibe cabanas, celeiros, entre outros elementos tradicionais da Romênia.

Bulgária

A Bulgária é outro país que vai fazer você se apaixonar.  A capital e maior cidade é Sófia; outras grandes cidades são Plovdiv, Varna e Burgas. Com um território de 110 994 km², a Bulgária é o 16º maior país da Europa.

Plovdiv

A história de Plovdiv remonta há 6000 anos atrás, muito antes de Atenas ou Roma, o que a torna uma das cidades europeias que continuamente habitadas durante mais tempo. Interessante, não, é?!

Plovdiv (Bulgária)

Ainda pode-se encontrar numerosos restos romanas na cidade

Sofia

Aqui no Brasil, muitas pessoas podem desconhecer a capital da Bulgária. Mas ela é outro tipo de lugar que merece muito ser conhecida, pois é uma cidade é incrível.

 Em Sofia o visitante poderá contemplar estruturas arquitetônicas que lembram um passado rico do local! São diversos museus, monumentos e também as belíssimas catedrais. A Bulgária também é repleta de maravilhas da gastronômicas e sua capital não fica atras! metrópole.

Sofia (Bulgária)

Lembra que falamos como o povo romeno é acolhedor com os turistas? Pois é, essa é outra semelhança entre os países. A população é muito carismática e tem fama de trata muito bem seus turistas!

Em Sofia você pode visitar pontos turísticos como a Montanha Vitosha, a Praça Nezavisimost, a mesquita Banya Bash, o Palácio de Vrana, entre tantos outros.

Mosteiros

Depois de passarmos pelos belíssimos mosteiros da Romênia, com suas pinturas seculares repletas de ensinamentos, chegou a hora de visitarmos os preciosos mosteiros da Bulgária.

Afinal, dizem que para se conhecer realmente a Bulgária deve-se, ao menos conhecer um desses verdadeiros tesouros.

Entre os mais de 120 mosteiros do país, o Mosteiro de São João de Rita se destaca por ser mais famoso da Igreja Ortodoxa no país. Além de ser uma das atrações turísticas mais importantes, também é o maior tesouro cultural, histórico e arquitetônico da Bulgária. 

Segredos da Bulgária

Além de todo o vasto repertório de pontos turístico que esperam pelo turista, a Bulgária ainda guarda alguns segredos para os visitantes. Um deles está em seu litoral! Nem todo mundo associa a Bulgária a belas praias, não é mesmo?

Mas pelo fato de o país ser banhado pelo Mar Negro e possuir 400 quilômetros de litoral, cada dia mais os turistas procuram suas praias e os diversos resorts que vem crescendo pelas regiões.

Outra particularidade da Bulgária é a culinária. Se você é um apaixonado pela boa comida, esse é o seu lugar! A culinária búlgara lembra muito a turca. Então, você vai encontrar muitos kebabs, queijos, iogurtes e doces repletos de massas folhadas e frutas secas. Humm....já deu até água na boca.

Viu quantas maravilhas você pode conhecer pela Romênia e Bulgária?! Esses dois destinos são tão inesperados quanto surpreendentes. Quem já foi garante que sair dos roteiros mais óbvios só traz benefícios. Então, que tal se preparar para conhecer esses dois destinos que vão te enriquecer histórias seculares e tesouros culturais?!

Veja Mais...

A belíssima cidade de Guimarães também é considerada berço da nacionalidade portuguesa. Nesta cidade, patrimônio cultural da humanidade da Unesco desde 2001, sucederam-se os acontecimentos mais marcantes da independência portuguesa (com relação ao reino de Castela e Leão, atual Espanha).

Guimarães situa-se na região do Baixo Minho, onde a natureza cobre os montes com extensos pinheirais e os vales com altos vinhedos, o que lhe confere característica única no conjunto do território português. A cidade, que remonta ao séc. XII, oferece ao visitante belíssimos exemplos de arquitetura medieval, bem como o magnífico centro histórico.

Desde 1987, Guimarães e Londrina são cidades coirmãs estabelecendo importantes intercâmbios culturais, de ensino e gestão, ou seja, convênios de amizade e cooperação entre os municípios. Para celebrar essas ligações culturais e históricas, na cidade de Guimarães foi construída uma praça, denominada “Praça Londrina”, como uma homenagem à cidade, e nas imediações do Lago Igapó, em Londrina, há uma praça que homenageia a cidade portuguesa de Guimarães.

Londrina e Guimarães, as cidades-irmãs

Entrando na história

Cidade de Londrina, no Paraná (Brasil)

Passeando pelas pequenas ruas cercadas por casas dos anos de 1300, o peregrino é praticamente convidado a mergulhar na atmosfera desta cidade, que mais do que qualquer outra teve um papel fundamental na história de Portugal. Os habitantes da cidade são orgulhosos de seu passado, e não é por acaso que você encontrará símbolos e referências ao exército dos cruzados praticamente em todos os lugares.

Depois de explorar a parte mais ocidental do centro histórico, vá para o característico Largo da Oliveira, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. A principal atração da praça é a galeria gótica que fica bem em frente à igreja. Do Largo da Oliveira, a ligeira subida se começa a chegar à parte mais alta da cidade onde estão localizados o castelo e o Palácio dos Duques de Bragança.

Castelo de Guimarães

Cidade de Guimarães, em Portugal

O castelo de Guimarães, que remonta ao século XI é um local interessante para visitar, bem como o Palácio dos Duques de Bragança é um lugar que não se pode perder. O edifício foi construído em 1400 no estilo de casas senhoriais francesas e restaurado no século passado. Embora seja uma estrutura muito austera, oferece uma coleção muito rica de tapeçarias finas e porcelana chinesa. Para constar, devemos ressaltar que muitos objetos, como algumas tapeçarias e móveis, apesar de serem fabricados em Portugal e representarem fatos importantes na história da nação, são na verdade cópias. Os originais estão em posse da Espanha.

Cidade de Guimarães, em Portugal

A área de couros

Do outro lado da estrada do Largo do Toural, onde se encontra a famosa inscrição, “Aqui nasceu Portugal” que faz referência ao fato de a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128), que destronou D. Teresa e ergueu D. Afonso Henriques como 1º rei de Portugal ter tido lugar nesta cidade, e não ao fato de, como muita gente pensa, D. Afonso Henriques ter nascido aqui.

Passando pelo Jardim Público da Alameda e contornando a avenida que exibe os brilhantes azulejos da Capela de São Francisco, entra-se no que imediatamente aparece como o antigo coração de Guimarães. Uma pequena jóia que talvez nem todos saibam: a praça dos antigos curtumes (zona de Couros). No bairro, tudo parece ter parado no tempo, quase um salto no passado. Se pode proceder aleatoriamente entre os becos e as casas estreitas e respirar a atmosfera autêntica de um bairro "cotidiano", que permanece estranho ao ritmo de bares, turistas e restaurantes.

Cidade de Guimarães, em Portugal
Igreja de Nossa Senhora da Consolação

Anunciada por um longo corredor verde cheio de flores que leva diretamente à sua entrada, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Guimarães é justamente um dos mais belos edifícios religiosos em Portugal. Sua aparência exterior é extraordinariamente desarmante. E, apesar de estar imerso no frenesi de uma das principais ruas da cidade, com carros circulando na avenida a alguns metros de distância, parece claro que nada pode privá-lo de seu esplendor.

O Parque e o Santuário de Penha

Do centro de Guimarães, se pode pegar o teleférico (que por si só é uma experiência, principalmente para quem é sensível às alturas) e subir ao Parque da Penha, onde se pode encontrar o jardim e o grande Santuário da Penha. A experiência, no entanto, está no parque que a rodeia.

Parece que os habitantes de Guimarães gostam de frequentá-lo durante o horário de descanso e nas tardes de domingo levando toda a família para uma espécie de piquenique com boa comida, vinho e até algum violão, pelo menos até que alguém decida cochilar na sombra ou tomar um café em um dos restaurantes ou bares por lá, que obviamente não prestam atenção aos horários de fechamento. Peregrinando com a Sacratour você pode ter a oportunidade de conhecer o berço da nacionalidade portuguesa, a belíssima cidade de Guimarães.

Cidade de Londrina, no Paraná (Brasil)
Veja Mais...

Estamos Peregrinando de Casa pela Turquia! Um país rico em história e cultura e cheio de curiosidades. Uma curiosidade geográfica é que a Turquia e dividida tanto pelo continente Europeu como pelo Asiático! Mas a localização é apena um dos muitos atrativos deste país.

Como sempre, o nosso maior interesse é na experiência religiosa, e na Turquia ela é muito grande!

Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Na cidade de Istambul encontramos muitas uma das principais atrações turística a Hagia Sophia. Ultimamente ela foi manchete dos noticiários do mundo todo. Além de ser um santuário para o povo cristão, ela também guarda muita história. Mas muita mesmo! Vamos saber quais são suas 4 principais transformações e um pouco da sua história:

O diferencial

Se hoje em dia a imponência da construção já nos encanta, imagine na época que foi construída, no ano de 537! A arquitetura da basílica foi uma inovação para época e até hoje é referência na arquitetura.

Aya Sofia, Constantinopla - Chevalier Gaspare Fossat

A cúpula principal possui 56 metros de altura e foi feita de forma muito inovadora.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Com a colocação de quatro pilares de forma estratégica tem-se a sensação de que a cúpula está pairando no alto da igreja.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Santa Sofia serviu como modelo de construção para muitas outras mesquitas e catedrais como, por exemplo, a famosa Mesquita Azul.

Santa Sofia / Mesquita Azul (Istambul/Turquia)

Essa construção que ainda serve como padrão arquitetônico também conseguiu suportar muitas mudanças, saques e intempéries de toda a natureza já que sua solidez parece estar além das estruturas feitas pelo homem. A importância de Santa Sofia tanto para cristãos como para muçulmanos vem mostrar que um só lugar pode abrigar muita fé e resistir a muitos desafios.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Origem

Hagia Sophia é o nome grego que significa Sagrada Sabedoria, o nome foi dado no ano de sua finalização, em 537. Por muito tempo nós a conhecemos como a igreja, ou basílica de Santa Sofia. Dada as muitas modificações de nomenclatura, muitos preferiram o uso mais informal de Santa Sofia. Ela foi construída pelo imperador bizantino Justiniano que ficou conhecido pelos seus grandes feitos públicos. Santa Sofia foi feita para ser a catedral de Constantinopla e quando o Imperador Justiniano viu o fim da construção ele disse “Salomão, eu superei você!” A frase de Justiniano marca a imponência e beleza de Santa Sofia que por um milênio foi a maior igreja da cristandade.

Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Para entendermos todas as transformações até os dias de hoje, escolhemos 4 grandes transformações de Santa Sofia:

1. Catedral da Igreja Católica romana

No ano de 1204 a cidade de Constantinopla foi tomada pelos cruzados latinos que conseguiram derrubar o império bizantino da época. Santa Sofia passou a ser a Catedral Católica romana do oriente. Este acontecimento se deu durante a quarta Cruzada, a basílica foi saqueada e muitos de seus tesouros artísticos foram depredados. Este triste momento da História envolvendo a depredação de Santa Sofia foi orquestrado pelo Doge de Veneza, Enrico Dandolo, que fez com que muitas das relíquias que estavam em Santa Sofia fossem levadas para a Itália.

A basílica encontrava-se em um estado de total devastação. Além dos saques sofridos também já havia passado por dois terremotos, um em 869 e outro em 989, e também resistiu a um incêndio em 859.

Mosaico de Cristo Pantocrator no interior da Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Em 1261 houve a conquista de Santa Sofia por parte dos bizantinos. Ela permaneceu fechada até 1354 por conta de terremotos e de restaurações que foram necessárias.

Mosaico de Cristo Pantocrator que foi coberto (Istambul/Turquia)

2. Santa Sofia torna-se Mesquita

No ano de 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império turco Otomano sob o comando do sultão Maomé II, o conquistador. A intenção do sultão era tomar o domínio bizantino e converter a população ao islamismo.

Como, infelizmente, era costume naquela época, as conquistas envolviam muita pilhagem e saques, e foi o que aconteceu também com a igreja de Santa Sofia. Além disso, com a ordem para que ela fosse transformada em Mesquita, muitos mosaicos foram cobertos com gesso ou removidos.

Nesta transição de igreja para mesquita também foram retirados o altar, sinos e vasos. Das mudanças mais significativas, podemos destacar as imagens que foram cobertas e a implantação de oito enormes medalhões que exibem os nomes de Alá, e dos quatro primeiros califas Abu Bakr, Umar, Uthman e Ali e os netos de Maomé; Hassan e Hussein.

Detalhes do interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

3. Santa Sofia torna-se Museu

Em 1934, com a mudança estrutural da política, o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, decreta que Santa Sofia se tornaria um museu. Para tanto, alguns elementos foram preservados e outros passaram pelo processo de restauração para que fossem revelados, como é o caso dos mosaicos que ficaram séculos escondidos.

Turistas visitando Santa Sofia (Istambul/Turquia)
Turistas observando o mosaico bizantino no interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Alguns espaços originais foram restaurados e elementos das diferentes religiões forma respeitados. Um novo local dedicado às “Áreas Históricas de Istambul” também foi inserido.

Santa Sofia, em Istambul (Turquia)

4. Novamente Mesquita

Recentemente, no dia 10 de julho, o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, decretou que Santa Sofia passaria a ser novamente mesquita. A decisão, que muitos alegam ter sido feita como estratégica política com intuito de desviar as atenções de outras questões políticas, teve uma repercussão bastante negativa no mundo inteiro. Entre os muitos líderes religiosos que se expressaram, Papa Francisco demonstrou seu pesar no dia 12 de julho quando disse: “E o mar me leva longe com meu pensamento. Penso em Istambul, penso em Santa Sofia. Fico muito entristecido.”

Manifestação Religiosa Muçulmana (Istambul/Turquia)
O que Santa Sofia nos ensina

Santa Sofia tem 1.483 anos de existência. Imagine estar em um local com mais de mil anos de história! E toda essa história está literalmente marcada nas paredes de Santa Sofia. Ela foi motivo de disputa, revelando a ganância humana. Por suas paredes passaram muitos anos com guerras pelo poder, com derramamento de sangue e momentos tristes. Mas o mais importante é que Santa Sofia é abrigo, e sempre foi símbolo de acolhida para aqueles que pediam por de dias melhores.

Representação de Nossa Senhora em Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Santa Sofia é um lugar de oração e fé. Diferentes orações e diferentes religiões estiveram por esses quase 1.500 abrigadas sob o teto suntuoso de Santa Sofia. Mesmo depois de tantas destruições, tantas brigas, ela continua firme e monumental. Assim como deve ser a nossa fé diante das adversidades. Aprendemos que um lugar que já abrigou tantos pensamentos diferentes só pode ter muito a nos ensinar. Santa Sofia com toda a representação de sua sabedoria e com tantas diversidades dentro dela e em sua história, nos mostra que o homem ainda tem muito o que aprender.

Interior de Santa Sofia,Istambul (Turquia)
Veja Mais...

A cidade maravilhosa e cheia de encantos mil do Rio de Janeiro é um sonho para os turistas do mundo todo. Seja pelas belezas naturais que combinam com o clima da Cidade Maravilhosa, ou pelos inúmeros passeios, ninguém pode negar que a cidade do Rio de Janeiro é repleta de cartões-postais. O mais famoso deles, o Cristo Redentor, tem uma história muito curiosa. Afinal, você já se perguntou de onde veio a ideia de sua construção e como foi possível?

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro/Brasil)

DE QUEM FOI A IDEIA DO CRISTO REDENTOR?

Mas falar do Rio de Janeiro te faz lembrar do quê?

A antiga capital federal promove o maior carnaval do mundo, abriga o emblemático bondinho do Pão de Açúcar, o imponente Corcovado, além de ser berço de muitos artistas como Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis.

Cantadas em prosa e verso, as praias cariocas como Leblon, Ipanema e Copacabana são reconhecidas internacionalmente.

Os sabores do Rio levam seus turistas a um deleite gastronômico. São deliciosas comidas típicas como o Filé à moda Oswlad de Aranha e o tradicionalíssimo Bolinho de Feijoada.

Palco de filmes e novelas, o Rio de Janeiro oferece alguns dos principais passeios históricos do Brasil como o centenário Teatro Municipal, a histórica Rua do Ouvidor e os Arcos da Lapa, o monumento arquitetônico mais representativo do Rio Antigo.

Arcos da Lapa (Rio de Janeiro/Brasil)

Pode ser que alguma das suas lembranças relacionadas ao Rio não estejam entre os pontos turísticos citados, já que as possibilidades são muitas.

Mas tem uma imagem sem a qual o Rio não fica completo: a do Cristo Redentor.

Cristo Redentor, Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Acho bastante difícil que alguém que esteja lendo esse texto não conheça a imagem do Cristo. O monumento é famoso pelo mundo inteiro.

E fica a dúvida: Você sabe a história por trás de sua construção e idealização do Cristo Redentor?

Pois é disso que vamos falar! E para entendermos De quem foi a ideia do Cristo no topo do Corcovado, vamos saber mais sobre a cidade que tem a sorte de ter o Cristo olhando por ela.

Como era o Rio de Janeiro quando o Cristo foi construído?

Centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Quando a ideia do Cristo redentor começou a ser pensada, as coisas eram muito diferentes de hoje. Para começar, havia um contexto histórico bastante diverso.

UM TEMPO BEM DIFERENTE: O CONTEXTO HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

Estamos falando de uma época em que acabava de acontecer a proclamação da República, ou seja, no fim do século XIX. Neste período, as mudanças alcançaram também as instituições religiosas. Isso fez com que a Igreja católica perdesse o status de religião oficial do Brasil.

Imagine como era a vida em 1922 no Brasil. Se você está com um pouco de dificuldade, posso te dizer que foi neste ano em que se comemorou o centenário da independência do Brasil.

Era uma época em que os homens se vestiam de forma campeira para terem mais mobilidade nos cavalos e as mulheres fugiam do sol com seus chapéus e vestidos longos e mangas compridas.

Detalhe do centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Um cenário que para nós, parece de um filme mas foi deste contexto que nasceu uma ideia que parecia improvável.

O início de um sonho (im)possível

Foi neste contexto que um padre chamado Pierre-Marie Boss, da igreja do Colégio Imaculada Conceição, começou a desenvolver o sonho de ver ao topo do Corcovado um monumento religioso que pudesse mostrar e renovar a fé das pessoas. Com o tempo, a ideia foi se disseminado e foi aceita pelos membros da igreja católica.

Como poderia ser feito algo que parecia tão difícil (quase impossível como a construção do Cristo Redentor; um monumento com a altura de 38 m no topo de um morro a 709 metros acima do nível do mar) e como conseguiriam o dinheiro?

A ideia era muito cativante. E, ao mesmo, tempo parecia impossível.

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Quem ajudou a construir o Cristo Redentor?

O projeto do Cristo Redentor, antes mesmo de se saber que seria o Cristo, precisava de pessoas especializadas e além de entendimento também muita dedicação. E foi dessa prerrogativa que surgiu a possibilidade de se fazer um concurso para escolher o projeto que daria vida ao monumento.  

A ideia veio dos bispos da época, que receberam inúmeros projetos sobre a criação do monumento que reafirmaria a devoção católica dos brasileiros. E essa foi a resposta de “ Como seria feito”. Entretanto, ainda faltava algo muito importante: de onde viria o dinheiro?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que o dinheiro para a Construção veio como forma de presente.

O Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil?

Você pode já ter ouvido que o Cristo Redentor foi um presente dado ao Brasil pela França, assim como foi o caso da Estátua de Liberdade. Mas isso não é verdade.

Cristo Redentor atualmente (Rio de Janeiro/Brasil)

O que acontece é que muitas pessoas confundem a participação da França na construção do Cristo. O país teve uma parcela de importância, como você vai ver mais para frente, mas não tem nada a ver com presente. Depois da ideia de se criar um concurso, faltava agora escolher entre os muitos candidatos aquele que seria o vencedor.

QUEM GANHOU O CONCURSO

No ano de 1921 foi aberto oficialmente o concurso para a escolha do projeto e também houve um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas. O abaixo-assinado foi entregue ao presidente do Brasil e era um claro anseio de que a população participava ativamente do sonho que estava sendo projetado. Heitor da Silva Costa foi o ganhador do concurso.

O engenheiro sabia que tinha a sua frente um desafio, mas já intuía que estava criando algo fenomenal. Relatos contam que Heitor dizia que o Cristo seria um símbolo tão importante quanto a Torre Eiffel e a Estátua da liberdade! E ele estava certo!

As dimensões do Cristo

A dimensão da obra do Cristo Redentor era colossal e Heitor da Silva Costa não foi o único envolvido no projeto. A ideia de se construir um Cristo no topo do Corcovado com os recursos da época teve que contar com especialistas de diversas áreas.

Como foi o caso do escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot, dois profissionais de origem francesa. Dizem que é daí que vem a confusão com a participação da França na construção do projeto.

Construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a cabeça e as mãos do Cristo tiveram que ser esculpidas na França e foram trazidas de navio desmontadas e quando chegadas ao Rio foram montadas novamente. Um trabalho extremamente engenhoso.

Imagens da construção do Cristo / Fonte: www.visitriodejaneiro.city

Para que o Cristo fosse construído, durante cinco anos houve uma campanha de arrecadação de fundos, as doações vieram de todo o Brasil. Isso mostra que o sonho de manifestar a fé cristã do mais alto monte passou a ser um sonho coletivo. Todos estavam empenhados em ver o símbolo da fé cristã finalizado.

Momento de oração aos pés do Cristo Redentor / Fonte: Reprodução/TV Globo.

Além do apoio, muitas pessoas foram contrárias a construção do monumento. Os argumentos contrários foram diversos como os grandes gastos, o fato de ser um símbolo católico e outros tantos.

Hoje, sabemos que essas contrariedades foram se dissipando e que o Cristo Redentor é visitado por pessoas de diferentes credos e religiões. Quem inicialmente era contra, com o tempo aprendeu a admirar esse monumento que foi tão difícil de ser construído.

COMO FOI A CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

A obra de construção do Cristo Redentor estava em um cenário nada animador.  Havia a precariedade de equipamentos e recursos da época e fator climáticos nada amigáveis. O Rio de Janeiro é bastante conhecido pelo seu calor, agora imagine o calor insuportável do verão na obra ao topo do corcovado. Isso sem contar as fortes chuvas, os raios.

Imagens do processo de construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a obra foi fincada do meio da mata, isso quer dizer que os trabalhadores tiveram que lidar com uma infinidade de problemas e entre eles estavam as cobras venenosas.

Conta-se que era comum que se encontrassem cobras nos canteiros de obras e entre elas as cobras corais e jararacas. Em uma altura de 700 m e sem dispor de recursos de segurança como os de hoje, os operários ficavam quase como malabaristas para executarem seus serviços.

Cristo Redentor em processo de construção / Fonte:  S.H. Holland/ Acervo IMS

A PROTEÇÃO DA OBRA NÃO VINHA DE EQUIPAMENTOS

 Mesmo com tanta precariedade e as mais diversas dificuldades, nos seus anos de construção não houve mortes decorrentes de acidentes de trabalho. Para muitos, isso pode ser explicado pelo cautelo dos trabalhadores. Mas havia um pensamento diferente entre as pessoas da época.

Elas acreditavam que Jesus estava protegendo os operários. Afinal, eles passaram por temporais com raios e fortes ventos e se mantiveram firmes. Os documentos da época mostram que para os operários, aquele não era um trabalho qualquer! Eles estavam “ construindo o Cristo Redentor” e por isso sabiam que a proteção era divina.

Seu nome pode estar gravado no Cristo

Como já dissemos, a construção do Cristo Redentor envolveu não só os operários, mas também muitas pessoas dos mais diversos segmentos e também voluntários. E, entre eles, estavam senhoras que se reuniam para fazer o trabalho de ordenar as pedras sabão para que fossem coladas em tecido e depois levadas para serem fixadas ao Cristo.

Detalhe dos mosaicos do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Durante esse trabalho, criou-se o costume entre elas de escrever o nome de pessoas nas pedras como uma forma de oração, pedindo proteção para as pessoas.

Este imenso mosaico que recobre o Cristo está repleto de nomes de pessoas que pediram para que seus nomes fossem colocados no monumento. Se olharmos bem de perto podemos ver que a estátua é recoberta por pequenos triângulos que formam uma espécie de mosaico.

Detalhe dos mosaicos que formam o Cristo (Rio de Janeiro/Brasil)

Conta-se também que essas mulheres colocavam os nomes de forma aleatória, como os vinha a mente, sempre como uma forma de oração para que o Cristo pudesse abençoá-los.

Um momento histórico: a inauguração

Depois de nove anos dedicados a construção do Cristo Redentor, sua inauguração foi feita num dia muito especial. No dia 12 de outubro de 1931, a cidade do Rio de Janeiro estava em festa com a inauguração do monumento mais esperado até o momento.  Peregrinos de toda a parte foram visitar aquele que seria o monumento mais conhecido no Brasil. A escolha da inauguração no dia de Nossa Senhora não foi por acaso! Foi uma forma de homenageá-la.

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Tema de músicas, cenário de filmes, musa dos artistas, a cidade do Rio de Janeiro parece inspirar pela sua beleza única. Se ficou entusiasmado para conhecer a cidade maravilhosa e já quer ir se planejando, o blog Matraqueando vai te ajudar com isso!

Afinal foi diante do cenário inebriante da cidade do Rio no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, que o Cristo Redentor foi construído.

Nós sabemos que a cidade também é conhecida, infelizmente, pelos problemas sociais que envolvem alta criminalidade.

E, talvez por isso seja tão significativo que o Rio tenha um Cristo de braços abertos e com o rosto levemente inclinado para baixo. Ele está em um ponto da cidade em que se consegue uma vista quase completa da cidade.

Cristo Redentor visto do alto do Corcovado repleto de visitantes / Fonte: rcview

Essa pode ser a grande mensagem que temos ao olhar para o Cristo Redentor, nós vemos que ele também olha por nós! Mesmo com todos as adversidades, Ele está ali e está de braços abertos para nos acolher como o símbolo mais precioso de acolhida de Pai.

Veja Mais...

Viajar traz muitos benefícios. Você já deve ter experimentado essa sensação, não é?! E será que viajar é tudo o que você precisa nesse momento ? Esse texto vai trazer a resposta para essa questão e ainda vai te mostrar que viajar pode ser muito mais do que um passeio. Você vai descobrir que viajar pode se revelar como uma atividade terapêutica e extremamente importante para sua vida.

Viajar traz muitos benefícios!

Existe uma máxima que diz que viajar é uma das melhores coisas da vida!
Você certamente já ouviu algo do tipo, não é?! Muitas pessoas partilham um amor fervoroso por viagens. Elas não medem esforços; economizam dinheiro, estudam sobre o lugar, fazem cofrinhos, às vezes chegam a aprender um pouco da outra língua e até mesmo a abrir mão de outras compras para priorizarem a realização de uma viagem.


Mas de onde vem toda essa vontade de viajar?

Viajar envolve sempre o novo.

E tudo o que é novo no início pode nos causar um pouco de medo, mas depois nos injeta ânimo. Numa viagem contamos com o friozinho na barriga do inesperado, e essa incerteza pode nos levar a pensar de forma diferente da que estamos acostumados.

Afinal, sair da nossa famosa zona de conforto já é o início de uma transformação. Dessa transformação é que provavelmente surgiu aquela famosa frase:


Você nunca volta o mesmo de uma viagem


Tudo bem se você já foi várias vezes para aquela cidade do interior com a sua família, mas cada vez é diferente, não é?! Se as viagens comuns já envolvem muito das nossas emoções, imagine quando saímos dos lugares já familiares para experiências que se transformam em turbilhões de expectativas. Você já se pegou pensando em como será andar de balão na Turquia? E será que todas as casas de Santorini são brancas? E o Egito? Será que lá encontramos feijão no almoço?


Viajar traz satisfação garantida?


Uma dúvida frequente em viagens é: Será que eu vou gostar? Você provavelmente já deve ter se feito essa pergunta em algum momento enquanto planejava sua viagem!

E o mais incrível dessa dúvida é que a resposta pode ser “não”. Pode ser que você não goste da comida do Egito porque não vai encontrar feijão e pode ser que fique com medo do tamanho do balão na Turquia e desista do passeio na hora.

Passeio de balões (Capadócia/Turquia)

É provável que você sinta um mal-estar ou uma inquietude após visita à Auschwitz. Mas nada disso vai diminuir a riqueza de sua experiência, porque viajar envolve, repensarmos nossos gostos, redimensionar nossos limites, nos conciliarmos com nossos medos e, principalmente, de nos entregarmos à experiência.

Campo de concentração de Auschwitz (Alemanha)


Viajar é o melhor remédio


Você já ouviu algum médico prescrever uma viagem como “remédio? Embora possa parecer estranho, em verdade isso é mais comum do que imaginamos. Afinal, nossas emoções comandam grande parte da nossa saúde e sair de casa, viajar para conhecer novos lugares pode ajudar muito.

Foi o que comprovou a pesquisa feita pela U.S Travel Association, a pesquisa revelou que viajar pode trazer muitos benefícios para a saúde e ainda ajuda a prevenir doenças do cérebro como Alzheimer.

Além disso, o estudo demonstrou que viajar pode mudar a percepção de vida das pessoas, que apontam uma melhora de 86% de satisfação em relação à vida. Uma viagem ainda pode fazer com que você:


- Esqueça o trabalho cansativo;
- Tire um tempo livre dedicado só a você;
- Melhore sua imunidade;
- Desfoque de problemas;
- Aprenda mais sobre uma cultura;
- Tenha benefícios físicos e mentais, como o alívio do estresse;
- Faça da viagem uma forma de agradecimento;



Os motivos são inúmeros e bastante particulares, aposto que você também teria seus próprios motivos para começar a planejar a viagem dos seus sonhos, não é?!


Viajar é: Planejar e sentir os benefícios


Especialistas apontam que o simples fato de planejar uma viagem melhora o nosso ânimo. E isso porque começamos a colocar nossas energias em algo que sabemos que haverá benefício e será muito vantajoso.

Se você não tem experiência em planejar viagens, ou quer se sentir seguro e livre dos passos burocrático, então a contratação de uma operadora de viagem é a melhor solução e ainda vai te trazer muitos benefícios.

Ela pode te ajudar a escolher desde a melhor passagem aérea, o melhor hotel ou até mesmo cuidar de todo o processo para você, fazendo com que você fique só com o lado bom: aproveitar sua viagem sem se preocupar. Quer saber os benefícios de se contratar uma operadora? Então, aproveite esse post.

Viva a experiência completa de uma viagem

Viver uma experiência de viagem envolve muito mais do que a calma de dias tranquilos num resort, envolve momentos ímpares, sabores e cores que nós nem imaginávamos que existiam. Voltamos então a aprender, mas não dá forma tradicional.

Vista panorâmica da Cidade do México (México)
Comércio típico (México)

Apreendemos com todos os sentidos, abandonamos o pensamento lógico e linear para podermos experimentar sensações como: a de ver que o mar morto pode ser de um azul turquesa e não preto, para nos impressionarmos com colorido do México marcado em suas lojas e casas, ou com as cores do Marrocos vivas nos tingimentos dos tecidos.

Curtume Chouara Tannerie (Fèz/Marrocos)


Talvez você tenha sonhado em conhecer Paris e quando chegou lá sentiu que o cheiro das ruas não tem nada a ver com os famosos perfumes que eles vendem. Mas ainda temos bons cheiros de Portugal para nos consolar! Se você gosta de vinhos, pode fechar os olhos e imaginar, ou lembrar, do cheiro único de uma cave de Lisboa. E pensando em Portugal, que cheiro tem um pastelzinho de Belém?

Pastelzinho de Belém (Lisboa/Portugal)


O que os sabores de outros lugares podem nos trazer ?

Comidas típicas

As comidas nos remetem a lembranças singulares. A culinária é, sem dúvidas, um dos benefícios mais marcantes quando começamos a viajar. Quem já não provou um prato inesquecível em viagem? Pode ser o croissant da França, ou o sorvete de pistache da Itália.

Croissant típico da França
Sorvete de pistache típico da Itália

Não, não vamos falar das delícias da Itália, pois essas dariam um post inteiro com adjetivos dos mais saborosos. Nem todas as lembranças de comidas de viagens precisam ser boas. Talvez você não goste de passear pelas feiras livres da Tailândia sentindo a mistura dos cheiros fortes dos animais e nem de se deparar com o seu futuro almoço ainda vivo.

Comidas típicas da Tailândia

O strogonoff que você come na Rússia pode não ser igual àquele que você come no domingo com batata palha, tente não se decepcionar! Mas são nessas experiências que todos os nossos sentidos são ativados e isso nos prova que estamos inteiros e entregues àquele momento, vivendo intensamente.

E se nos dias atuais dificilmente alguém consegue estar 100% presente em um lugar, já que estamos sempre ocupados com postagens, ou fotos, ou pensando em outras coisas, numa viagem que envolve tantas experiências isso acontece, estamos vivendo o momento presente.

Se você já esteve na Polônia e comprou um enfeite de sal, você sabe que ele não vai durar muito, assim como a sua visita, e neste caso a sua vontade de aproveitar cada segundo vai ser ainda maior .

Imagem da Sagrada Família esculpida em sal (Polônia)


Suas lembranças não caberão numa mala

E eis a unicidade dessas experiências, não precisamos do celular para nos lembrarmos dos momentos das viagens [que parecem tão breves], porque afinal eles perduram em lembranças.

Peregrinos SacraTour em momento de oração


Por mais presentes e ímãs de geladeira que você possa trazer de um lugar, o que você mais vai gostar de guardar é aquilo que não vai caber na sua mala. Os Benefícios de se viajar são difíceis de explicar para quem não foi: suas emoções.


Dificilmente nós conseguimos mensurar e fazer com que entendam as experiências e os benefícios de se viajar. E pode ser um pouco frustrante tentar explicar como era lindo aquele lugar que na foto parece um borrão.

Outro clichê de viagens que deve ter surgido daí: “ Só indo pra saber”, mas isso é porque toda essa entrega marca nossa memória. Como me disse uma senhora que foi à Jerusalém “ Eu ainda não voltei de lá, quando fecho os olhos sinto tudo de novo nos mínimos detalhes.” Essa é a prova mais marcante que uma viagem pode deixar; boas memórias.

Se você busca viver novas e marcantes emoções, a resposta para a nossa pergunta inicial é "sim". Viajar é mesmo o que todos nós precisamos. Afinal, de uma forma ou de outra, nós sabemos que viajar é um jeito claro de encontrar a felicidade.

Veja Mais...

Tem lugar que mexe fundo com a gente. Você já fez uma viagem e se sentiu diferente quando voltou? É desse tipo de lugar que vamos tratar neste texto. Vamos te levar a lugares que guardam um encanto muito especial e acabam mudando algo em nós. Mas porque será que esses lugares são capazes de mexer com a gente?

 Vamos responder essa questão depois de passarmos por esses 13 lugares extraordinários. E deixamos por último o lugar que temos certeza que vai mudar sua forma de ver o mundo. Mas vamos começar por:

1- Pamukkale, Turquia

O belíssimo Castelo de Algodão (Pamukkale/Turquia)

O primeiro local escolhido é também conhecido como Castelo de Algodão.

Este lugar vai mexer com todos os seus sentidos! O cenário é surreal e envolve cores e texturas totalmente atípicas no nosso dia a dia. Ele vai fazer você questionar de onde vem tanta beleza!

Vista do alto das piscinas (Pamukkale/Turquia)

E de onde vem tanta beleza mesmo? Ela vem das piscinas naturais espalhadas por vários níveis diferentes como se fossem degraus.

Detalhes dos degraus de Pamukkale (Pamukkale/Turquia)

Se você atentar bem o seu olhar vai perceber que de longe as piscinas parecem mesmo nuvens ou algodão, mas de perto podemos ver os fios de água com temperatura de 35ºC caindo desde o topo e sedimentando a formação de calcário. Ou seja, o que parece nuvem ou algodão, na verdade é calcário.

Castelo de Algodão (Pamukkale/Turquia)

E que tal um banho nessas águas repletas de minerais de Pamukkale?! Você iria, ou prefere algo mais sóbrio como:

2- Petra, Jordânia

Um dos monumentos mais famosos de Petra (Jordânia)

Petra é uma das sete maravilhas do mundo moderno. A fabulosa cidade de pedra além de fabulosa guarda muitos mistérios.

Detalhe das lindas formações rochosas de Petra (Jordânia)

A cidade foi construída em 312 a.C. e tinha uma enorme importância por ser rota dos maiores comércios da época. Por lá, passava os comércios de seda, incenso e especiarias com ligações por todas as partes como Egito, Roma e índia.

Petra, na Jordânia

Os monumentos encontrados em Petra inebriam os turistas com suas belezas únicas. Porém a beleza não é o único atrativo, os monumentos fazem parte de vários mistérios de construção envolvendo a fabulosa cidade rosa.

Petra, na Jordânia

Petra passou por uma derrocada de muitos anos, isso quer dizer, nesse tempo só os beduínos sabiam sua localização. Foi no ano de 1812 que o explorador Johan Ludwig Burckhardt conseguiu encontrar novamente a localização da cidade.

Até os dias de hoje especialistas acreditam que ainda há tesouros escondidos em Petra.

3- Cracóvia, Polônia

Vista da cidade de Cracóvia (Polônia)

Eis uma cidade que vai te surpreender! Cracóvia é uma cidade localizada no sul da Polônia e é repleta de história. Cheia de charme e elegância, a cidade ficou conhecida pelo seu centro com traços medievais e pelo bairro judeu.

Ponto turístico da cidade (Cracóvia/Polônia)

Sua incrível variedade de igrejas faz com que o turista tenha uma aula de arquitetura e história do cristianismo, indo do gótico ao barroco em poucos quarteirões.

Cracóvia, na Polônia

Os pontos turísticos são muitos. A Praça do Mercado é um deles, além da beleza ela é considerada uma das mais amplas da Europa. Cracóvia também possui uma grande diversidade de igrejas, que além do enorme simbolismo arquitetônico, também ajudam a contar a história do cristianismo.

Cracóvia, na Polônia

Um exemplo é a basílica de Santa Maria. Ela é uma das atrações mais visitadas, seu estilo gótico polonês do século XIV é um verdadeiro deleite aos olhos dos turistas.

Cracóvia, na Polônia

Além disso, a diversidade e a cultura vão fazer você se apaixonar por essa cidade que tem o Papa João Paulo II como seu arcebispo. 

4- Gizé, Egito

As famosas pirâmides de Gizé (Cairo/Egito)

A imagens que nós temos no nosso imaginário sobre o Egito já garantem uma experiência extraordinária. Afinal, conhecer de pertinho os maiores monumentos da história mundial é de tirar o fôlego de qualquer um.

Vista da imponente pirâmide do Egito (Cairo/Egito)

As possibilidades de visita são muitas, mas você não pode escapar da visita ao Cairo que reúne uma gama de passeios diversos aos turistas, como é o caso do Museu Egípcio.

O Museu Egípcio (Cairo/Egito)

Outra visita que têm que estar na sua lista é a cidade vizinha ao Cairo: Gizé. É nesta cidade que você vai encontrar Quéops, Quéfren, Miquerinos, as pirâmides mais famosas do mundo e ainda vai poder tirar uma foto com a enigmática esfinge.

5- Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, México

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (México)

Nós nos lembramos do México pelas suas cores fortes e sabores irresistíveis.

Comércio típico (México)

Mas você sabia que indo ao México você vai encontrar também um dos polos religiosos mais visitados do mundo?!

Isso mesmo, uma das características mais forte dos mexicanos é a religiosidade. Você certamente vai ver isso mais de perto indo à Cidade do México.

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe (México)

Lá, você vai encontrar o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

Ele é o segundo templo católico mais visitado no mundo. Dessa forma, encontramos em suas várias igrejas e capelas, o Santuário a devoção fervorosa à Nossa Senhora de Guadalupe.

6- Santorini, Grécia

Santorini, na Grécia

Se você ainda não foi a Santorini, mesmo assim você conhece esse lugar! Isso porque as fotos desta ilha enigmática percorrem os quatro cantos do mundo. Além da beleza natural, Santorini reúne um incrível casamento entre natureza e arquitetura.

Vista panorâmica de Santorini (Grécia)

Afinal, quem não gostaria de estar entre a linda paisagem das casas que se confundem com o mar?!

O fantástico pôr do sol em Santorini (Grécia)

Durante seu passeio a Santorini não se esqueça de dedicar um tempo para apreciar alguns acontecimentos fantásticos como, por exemplo, pôr do sol.

Isso porque a ilha tem a fama de ter o mais lindo pôr do sol do mundo!

7- Monte Saint-Michel, França

Monte Saint-Michel, na França

Que a França reúne muitos encantos, não é novidade para ninguém. Mas eu desafio você a pensar em algo tão fabuloso quanto um mosteiro construído numa ilha em homenagem a São Miguel Arcanjo. Pois essa é a história do Monte Saint-Michel!

Monte Saint-Michel, na França

Lá você vai encontrar uma região murada que contém um vilarejo com características medievais, o mosteiro e uma abadia certamente surpreendente .

Detalhes do Mosteiro no Monte Saint-Michel (França)

Foi no ano de 708 que o bispo de Avranches construiu a capela no alto do rochedo a pedido de São Miguel Arcanjo. Desde então, a ilha passou a receber peregrinos do mundo todo.

Monte Saint-Michel, na França

Ir ao Monte Saint-Michel também envolve uma grande aventura com a natureza. O acesso tem que ser sincronizado com as variantes da maré, mas todo o esforço vale a pena! São cenários dignos de filmes que vão fazer com que você se sinta em outra época!

8- Vaticano, Roma

Basílica de São Pedro (Vaticano/Itália)

“É igual ir a Roma e não ver o Papa” essa famosa frase se aplica também se você for à Itália e não for ao Vaticano.

Vaticano, na Itália

Ao Norte de Roma, você vai encontrar o menor país do mundo, o Vaticano. Além de ser a residência papal, o país é a sede da Igreja Católica. Ou seja, sua enorme importância reside no fato de ser desse pequeno país todo o núcleo do catolicismo.

A Pietà, do artista Michelangelo (Vaticano/Itália)

Mas se você acha que o Vaticano é um local que emociona somente aos católicos...você está enganado! O Vaticano reúne museus com as maiores relevâncias do mundo.

Museus do Vaticano (Itália)

Neles você pode encontrar obras de vários períodos históricos, ou seja, desde a egípcia até o Renascimento.

Nos museus do Vaticano você vai encontrar, por exemplo, obras de autores renomados pelo tempo.

Capela Sistina (Vaticano/Itália)

Em suma, você terá um passeio surpreendente, e ainda vai poder vislumbrar o teto mais famoso do mundo; o da Capela Sistina.

9- Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, França

Santuário de Lourdes (França)

É claro que entre nossa lista estão os Santuários Marianos.  O Santuário de Nossa Senhora Lourdes fica no sudoeste da França, na cidade de Lourdes.

A visita ao santuário vai te levar a conhecer toda a história das aparições de Nossa Senhora e também museus que remontam os acontecimentos da época e histórias de vidas como a de Santa Bernadete.

O Moinho de Boly, casa de Santa Bernadette Soubirous (Lourdes/França)

Além disso, nos 51 hectares do santuário, interligados pela natureza local, o peregrino terá a oportunidade de participar da famosa procissão das velas e ter contato com a milagrosa água de Lourdes.

Vista panorâmica do Santuário de Lourdes e cidade (França)

Todo o santuário oferece, acima de tudo, um momento de oração e testemunho cristão.

A Procissão de Velas no Santuário de Lourdes, que reúne fiéis de todo o mundo (Lourdes/França)

10- Pirâmides de Teotihuacán, México

As incríveis pirâmides de Teotihuacán (México)

Se você gosta de mistério, esse certamente o lugar para você. As incríveis pirâmides de Teotihuacán são parte de uma região que abriga atrações das mais interessantes do México para os turistas.

Turistas visitando as pirâmides de Teotihuacán (México)

Afinal, todo o mistério envolve a civilização que vivia na região e onde podemos encontrar relíquias preciosas. Algumas pesquisas apontam que Teotihuacán já chegou a ter mais de 100 mil habitantes e esse período marcou seu auge, isso tudo entre os séculos III e V.

Teotihuacán, as relíquias da cidade que foi considerada a maior da América Latina (México)

A cidade foi a maior da América e tinha grande relevância na região. Mas algumas perguntas estão sem resposta até o dia de hoje. Não sabemos ainda quem eram os habitantes de Teotihuacán e o motivo do fim da cidade. Mas o importante mesmo é aproveitar esse visual de cinema!

11- Sagrada Família, Espanha

A Sagrada Família (Barcelona/Espanha)

A Espanha tem um monumento suntuoso dedicado à Sagrada Família. O Templo Expiatório da Sagrada Família foi idealizado para servir como homenagem à Sagrada Família. Com uma beleza suntuosa, a Sagrada família, como é comumente conhecida é considerada a obra-prima de Antoni Gaudí.

Os detalhes impressionantes da Sagrada Família (Barcelona/Espanha)

Sua estrutura foi pensada para acolher três grandes fachadas; a da Natividade, da Paixão e a Fachada da Glória.

Detalhes da fachada que contam a história da Sagrada Família: Jesus, Maria e José (Barcelona/Espanha)

Extremamente rica em detalhes, a Sagrada Família emociona os peregrinos do mundo inteiro e isso mesmo não estando totalmente acabada.

Obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí, a Sagrada Família, em Barcelona (Espanha)

Além de ser o monumento mais visitado da Espanha, a Sagrada Família também é conhecida, acima de tudo, por emocionar peregrinos do mundo todo.

12- Mar Morto, Oriente Médio

Vista do pôr do sol no Mar Morto (Oriente Médio)

Não se engane com o nome! O Mar Morto vai ser umas das experiências mais vivas que você terá em sua vida. Isso porque um banho nas águas do mar morto vai te proporcionar uma experiência ímpar.

O Mar Morto é cheio de vida! (Oriente Médio)

Além dos benefícios medicinais comprovados, as águas com maior concentração de sal do mundo vão fazer com que você não afunde.

Peregrina SacraTour tendo a experiê4ncia de boiar nas águas do Mar Morto (Oriente Médio)

Pode parecer que não, mas brincar nas águas do Mar Morto vai fazer você rejuvenescer em todos os sentidos!

13- Via Dolorosa, Israel

Os caminhos da Via Dolorosa, em Israel

Não existe lugar no mundo com mais história do que Jerusalém. Andar pelas ruas da cidade é percorrer de perto a história da humanidade. Desta forma, uma das caminhadas mais incríveis que uma pessoa pode fazer é pela Via Dolorosa.

A Via Dolorosa (Israel)

Deixamos este local por último por todo o seu simbolismo. A caminhada que empreendemos pela Via Sacra envolve muito de nós mesmos. Imagine andar pelo caminho que Jesus percorreu.  Qual seria a sua emoção?

A Via Dolorosa, um percurso que envolve fé e emoção (Israel)

A Via Dolorosa vai te levar por uma experiência única e de muita emoção e entrega. A cada estação os peregrinos refletem os momentos vividos por Jesus Cristo em sua caminhada.

Detalhes nas paredes que indicam as estações da Via Dolorosa (Israel)

Essa será uma caminha que vai demandar muita introspeção e recolhimento. Se você quer acompanhar as 14 estações da Via Sacra, aproveite e veja esse post.

Lugares que mudarão sua vida

Passamos por 13 lugares que vão mexer com a sua imaginação, seus sentimentos, suas emoções e até mesmo com a sua . São lugares que trazem um arrebatamento, que nos fazem refletir e começar a ver que algo mudou.

Pode ser pela emoção de ver as pirâmides do Egito de perto, por realizar o sonho de infância de conhecer Petra, ou por poder fazer sua oração aos pés da imagem da Virgem em Lourdes, mas o certo é que cada pessoa vai viver sua experiência de forma particular, no entanto, com certeza, todos que passarem por esses locais vão voltar para casa modificados.

E, se você ficou com vontade de conhecer um dos 13 destinos, saiba que eles fazem parte dos nossos roteiros. Entre agora mesmo em contato com nossos agentes e saiba mais.

Veja Mais...

Reinvenção, aprendizagem e muita fé para manter o turismo. Veja como nossa agência, especializada em turismo religioso internacional, conseguiu se manter durante a pandemia e ainda obteve muita aprendizagem (muita mesmo) !

Um momento de união

Tem coisas que a gente não gosta nem de lembrar. Essa é uma frase que cabe bem para quem viveu a pandemia provocada pelo COVID-19. E, nós sabemos que ficar perto de quem amamos - família, amigos- foi fundamental.

A união foi um fator determinante. Na SacraTour não foi diferente!

E, agora que a vida vem se reestabelecendo, graças a Deus, é importante que todos saibam como a SacraTour conseguiu driblar uma crise que levou mais de 35 mil agências do mesmo setor a fecharem as portas. Tem coisas que realmente nem gostamos de lembrar, mas algumas gostamos de recordar como superamos bravamente.

Um panorama assustador para o turismo

A incerteza foi companheira constante durante o período pandêmico. As dores e perdas foram muitas e no ambiente coorporativo o assombro foi grande.

O número desenfreado de vítimas e o fechamento de fronteiras acabou por privar a população de uma de suas paixões: viajar. Para quem trabalha com turismo a desolação também foi bem grande. O mundo verdadeiramente parou. A nossa liberdade de ir e vir foi temporariamente cessada. Tudo parecia bastante assustador. E foi.

O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia?

É inegável que toda a humanidade se viu assolada pela pandemia. No entanto, é também notável que nem todos os setores sofreram com a mesma intensidade. O turismo, por exemplo, viu-se diante de um acontecimento único e bastante desafiador. Afinal, quão difícil é a sobrevivência de um setor que se viu totalmente apartado de suas atividades.

Muitas pesquisas apontaram para os impactos da pandemia no ramo do turismo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o setor foi o mais afetado pela pandemia em 2020.

Os dados mostram que o turismo brasileiro perdeu 35,5 mil estabelecimentos naquele ano. O que representa um dado negativo próximo a uma perda de 13.9% em relação aos estabelecimentos com vínculo empregatício na mesma atividade em 2019.

Além disso, a pesquisa também aponta que os gastos de turistas estrangeiros no país caíram pela metade no primeiro ano da pandemia e chegou, surpreendentemente, a atingir o menor patamar em 17 anos.

Diante deste cenário nada animador, ficou uma pergunta latente:

O que fazer?

Essa questão assolou o pensamento de milhares de pessoas. Enquanto, outros setores investiam em novos meios de distribuição de serviços e novos canais de vendas, o turismo ainda tinha a barreira de não conseguir efetivar de forma completa seus serviços.

De forma geral, a solução, em muitos casos, foi a migração para outros setores. Um dos exemplos, foi o caso da empresa Identity Travel Experiences especializada em viagens para o continente africano. A agência teve que driblar a crise pandêmica com novos serviços. No caso, ela passou a investir no ramo digital e passou a oferecer experiências de viagens em realidade aumentada.

O setor que mais se digitalizou

Você provavelmente deve ter dedicado mais tempo da sua vida ao mundo digital durante a pandemia, não é mesmo?! Pois saiba que você não foi o único. Muitas empresas e corporações tiveram que redobrar suas atenções ao universo informatizado.

Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme os dados produzidos na 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, o ramo do turismo foi o que mais se digitalizou durante a pandemia do Covid-19.

Inovação como solução

A inovação foi um fator decisivo. Como já dissemos, muitos setores também tiveram seus limites testados e foram obrigados a repensar o modo como lidavam com seu público. No caso da SacraTour, a inovação veio por meio de uma inovação em nossos canais de comunicação, e sobre isso vamos falar mais adiante, porque antes da inovação, tivemos que nos lembrar de um fato importante:

Quem não se comunica, se trumbica

Um dos maiores comunicadores da TV, possuía um bordão que ficou bem famoso: Quem não se comunica, se trumbica. Passados os anos, a frase de Chacrinha continua carregada de sentindo. Principalmente, quando tivemos que ficar em casa, sem aquele velho e bom bate-bate com os amigos.

Na SacraTour, as necessidades que sentimos de conversarmos e nos sentirmos mais próximos de nossos peregrinos também foi grande. Ficar distante das nossas peregrinações e dos lugares que amamos visitar também foi muito difícil. Mas não ficamos só lamentando. Seguimos o conselho de Abelardo Barbosa e fomos em busca da comunicação para não nos trumbicamos!

Planejamentos intensos, conteúdos de qualidade

Se você já peregrinou com a SacraTour, então você sabe que qualidade é um valor que nos acompanha. Por isso, toda a nossa comunicação durante o período de isolamento foi muito planejada para que o peregrino tivesse as melhores experiências em sua casa. Foi pensando nisso que criamos algo que nenhuma outra empresa de turismo realizou. Trabalhamos intensamente em um projeto totalmente inovador. Tudo advindo de uma questão:

Como podemos deixar nossos peregrinos mais próximos da experiência de peregrinar?

Foi desta inquietação que surgiu o projeto:

Peregrinando de Casa

Se ficar em casa era um imperativo, nós levamos a peregrinação até o peregrino. Mas como? Você deve estar pensando, não é?

É...a tarefa não foi nada fácil, mas o Peregrinando de Casa foi um projeto que envolveu muita dedicação. Além de diversas áreas de conhecimentos, profissionais dos mais diversos ramos e, é claro, a equipe SacraTour sempre muito empenhada em realizar o melhor serviço.

O projeto envolveu convidados dos quatro cantos do planeta. Nossos guias, parceiros e amigos de diversos países como Israel, Itália, França, Portugal, México, Jordânia, entre muitos outros, estiveram presentes nas muitas etapas pelas quais o Peregrinando de Casa passou.

Além de convidados internacionais, contamos como auxílio indispensável de pessoas muito indispensáveis para nós; nossos peregrinos.

No próximo texto você vai saber como inovamos no ramo da comunicação do turismo e como os nossos peregrinos nos ajudaram a contar uma história de sucesso.

Veja Mais...

No último texto tratamos sobre as grandes mudanças advindas do momento da pandemia no ramo do turismo.

Hoje, o nosso texto vai falar do trabalho que realizamos durante a pandemia. Você vai saber o que fizemos para que os nossos peregrinos tivessem a melhor experiência possível, mesmo em casa.

Uma necessidade constante em nosso ramo é o aperfeiçoamento. Isso quer dizer que, melhorar é sempre uma busca de nossa equipe, pois acreditamos que estamos sempre em constante evolução.

E, foi pensando nisso, que usamos o tempo da crise para revisarmos nosso atendimento e, acima de tudo, buscamos estudar quais seriam as melhores soluções e maneiras de estarmos mais próximos de nosso público. Chegamos a seguinte questão:

O que desperta interesse?

Qual a sua curiosidade sobre seu futuro destino? Quais as perguntas que você não encontra respostas? Foi a partir desses tipos de questionamentos que pensamos em nos comunicarmos com nossos peregrinos de uma maneira eficientes e que pudesse levar informações de extrema qualidade. Em outras palavras, pensamos em inovação. Queríamos responder as dúvidas sobre viagens e destinos de uma maneira como nenhuma outra agência tinha feito. E foi dessa vontade que nasceu o projeto Peregrinando de Casa.

Peregrinar pelo mundo envolve muito estudo, dedicação e um profundo conhecimento de cada local visitado. Afinal, não se pode oferecer um serviço de qualidade sem que se conheça o que se está oferecendo, não é mesmo?

Todo esse nosso conhecimento foi usado para fazer nascer o Peregrinando de Casa. O projeto envolveu esforços de toda a nossa equipe aqui no Brasil e, os nossos colaboradores em peregrinações de todo o mundo.

Além disso, o projeto chamou a atenção de muitos amigos e pessoas que nem conhecíamos (aquele amigo do amigo do meu primo, sabe?!) essas pessoas e demonstraram interesse em participar do nosso projeto. Cada um pode colaborar com o conhecimento em sua área e isso trouxe mais aconchego ao nosso projeto.

Pronto, agora o nosso projeto não estava mais restrito a uma cidade, ou país! Ele tinha ganhado o mundo. Mas você deve estar pensando....

O que é Peregrinando de Casa?

Um projeto que envolveu todas as nossas mídias! Ou seja, instagram, facebook, youtube, nosso blog, enfim.... nós vestimos verdadeiramente essa ideia. E a ideia foi criar conteúdo dos mais diversos formatos e com os mais diferentes meios para que os nossos peregrinos pudessem, no conforto de suas casas, vivenciar o que há de melhor para ser explorado em cada destino.

Todos os destinos que abordamos na série Peregrinando de Casa - SacraTour

Todas as dúvidas e curiosidades foram exploradas para que esse tempo de crise pudesse ser o mais proveitoso possível. Logo, quem participou do Peregrinando de Casa pode vivenciar o que havia de mais especial em cada destino de viagem.

Durante um período nos dedicávamos exclusivamente a um destino, quando falávamos da Terra Santa, por exemplo, trazíamos toda a informação que podíamos sobre o tema, eram lives com os guias locais, culinárias com pratos típicos, vídeos e textos informativos sobre cada região e, é claro, muitos momentos de oração.

O conteúdo foi riquíssimo e repleto de muita informação. Por quase dois anos nos dedicamos intensamente para divulgar tudo que havia de melhor sobre o turismo nos locais por onde peregrinamos. É claro que o conteúdo é muito extenso, mas separamos alguns tópicos para você entender melhor como ultrapassamos e nos reinventamos naquele momento. Para começar, vamos falar de um assunto que dá água na boca:

Lives culinárias com convidados internacionais

Logo do quadro - Master Chefe SacraTour - Peregrinando de Casa

Cada novo lugar que visitamos nos presentei com novos sabores! Pense em prato inesquecível que você provou em uma viagem! A culinária realmente mexe com nossa memória e deixa tudo mais fascinante, não é?

Foi por isso que para cada novo país que divulgamos no Peregrinando de Casa, também fazíamos lives com pratos típicos. As lives culinárias eram muito divertidas para quem assistia e para quem fazia! Afinal, tudo era novo!

Não havíamos feito os pratos antes então era um se vira nos trinta o tempo todo. E, no fim de cada live ainda nos reuníamos para saborear os pratos feitos ao vivo e confraternizar.

Jornal do peregrino

E não é que ficamos boas em transmissão ao vivo e na culinária! Outro ponto em que também nos desenvolvemos foi na produção do nosso jornal. Sim! Nós criamos um jornal para os nossos peregrinos!

O jornal trazia um resumo de tudo o que havia sido feito naquela semana. Por exemplo, se a semana tivesse sido dedicada ä Franca, o jornal do peregrino ficava repleto de reportagens feitas na Franca, entrevistas com nossos peregrinos e todo o resumo de conteúdo da semana.

Com o Jornal do Peregrino passamos a dar mais valor ao trabalho do William Bonner (risos) porque dá um trabalho, viu!!

Mês mariano

Maratona de Oração do Mês Mariano - SacraTour em sintonia com o Papa (2021)

Todo o esforço de levarmos conteúdo de excelência ao nosso público foi alinhado a momentos de demonstração de fé. Nossa equipe se reunia por vídeo todos os dias para rezar o terço.

Aquele momento de oração era tão especial para nós que decidimos integrar nossos peregrinos durante o mês de maio. Na verdade, o pedido de oração conjunta durante o mês de maio veio do Santo Papa Francisco e nós, nos unimos ao Vaticano para rezarmos o terço. 

O mês de maio, totalmente dedicado a Maria, foi também o momento de nos fortalecermos em oração conjunta.  A cada dia nosso terço era integrado por peregrinos de uma comunidade e pelo Padre que tinha ligação com aquele grupo. Transmitido ao vivo, nosso terço contava todos os dias com pessoas diferentes de todo o canto do mundo para rezar em homenagem a Maria. Imagine a emoção!

Conhecendo e reconhecendo

Logo do quadro - Conhecendo e Reconhecendo - Peregrinando de Casa

Já é costume em nossas peregrinações a preparação histórica e cultural para o destino. O que isso significa? Isso quer dizer que sempre preparamos para os nossos peregrinos reuniões com especialistas no destino para que assim os peregrinos possam chegar ao local cientes da importância histórica e cultural do local.

Isso faz com haja maior significado no período que estamos passando. Você já imaginou visitar um local sem saber nada sobre aquele lugar. Complicado, né?!

Embora os guias acompanhem os peregrinos, nós gostamos de ofertar uma preparação antecedente. Desta ideia, que já é comum às peregrinações, nasceram as lives conhecendo e reconhecendo.

Imagine lives com muita informação com pessoas que vivem no local de onde estavam falando. Elas nos contaram sobre a cultura, particularidades e deram dicas preciosas para os peregrinos da SacraTour.

Lives sobre arte, cultura e arquitetura

Logo do quadro - Igrejas Italianas (diferenças arquitetônicas) - Peregrinando de Casa - Itália

Quem pôde assistir as lives sobre arte, cultura e arquitetura do Peregrinando de Casa viu que a qualidade foi sem igual! Informações das mais completas sobre cada lugar! Teve live sobre a arquitetura das igrejas na Itália, curiosidades sobre a língua francesa, as diferenças religiosas na Terra Santa, além de muita História e literatura, tudo de acordo com o lugar pelo qual estávamos peregrinando!

Testemunhos de fé

Logo do quadro - Testemunho de Fé - Peregrinando de Casa

O relato sobre momentos de intensa fé já é comum em nossas peregrinações. Muitas pessoas vivenciaram a busca de por alguma graça ou até mesmo vão aos locais sagrados em forma de agradecimento por pedidos atendidos.

Sabendo disso, nós pedimos aos nossos peregrinos que compartilhassem suas vivências. O resultado foi surpreendente, quem pode assistir participou de muita comoção!

Minuto de oração

Logo do quadro - Minuto de Oração - Peregrinando de Casa

Rezar. Pedir. Esperar. Esses foram exercícios que desenvolvemos ao longo da pandemia. O que nos manteve firmes foi a nossa fé. Por isso, compartilhamos momentos de fé com todos os peregrinos. Acompanhados pelos padres convidados, vivenciamos muita fé e fortes emoções.

Qual é a música?

Logo do quadro - Qual é a Música - Peregrinando de Casa

Você consegue imaginar a emoção de se ouvir a Ave Maria no Santuário de Fátima em Portugal? A música realmente fala alto em nossos corações, não é mesmo? Foi por isso que o nosso projeto durante a pandemia também contou com o auxílio da música para alegrar e acalmar nossos corações.

Embora não pudéssemos estar nos locais fisicamente, contamos com a tecnologia de vídeos e imagens que nos colocavam em sintonias com as belíssimas músicas cantadas.

O Peregrinando de Casa serviu como um grande aprendizado para todos que participaram. E muito além dos destinos, nós aprendemos a nos reinventar, a nos fortalecermos.

Aprendemos e nos desenvolvemos nas mais diversas áreas. Muitas das coisas que não imaginávamos que fosse fácil, como gerir mídias sociais com grande alcance como as nossas, nós conseguimos. Em suma, o nosso maior aprendizado veio do compartilhamento, mas não o compartilhamento de dados, nem nada digital. Nós evoluímos ao partilhamos conhecimentos e, principalmente, emoções.

Veja Mais...

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.
Comece a planejar sua peregrinação por aqui!

Queremos partilhar com você a história da SacraTour algo muito especial para nós! Por isso vamos te contar a nossa história. Dizem que nos tornamos mais íntimos das pessoas quando partilhamos os nossos momentos especiais. E hoje, é essa a nossa intenção! Venha saber um pouquinho mais de como nasceu a nossa agência.

Larissa e Melissa Calsavara (Diretoras da SacraTour)

Queremos que você saiba como a nossa agência nasceu, mas não quero falar só de questões práticas envolvendo o surgimento de uma empresa, quero que você saiba como a ideia nasceu em nossos corações e como ela foi tomando forma dentro e fora de nós.

Por isso, eu vou te contar como tudo aconteceu como se você fosse meu amigo próximo e estivesse aqui ao meu lado! Preparado? Então vamos lá!

Tudo começa com uma questão

Sabe quando acontece algo muito inesperado na sua vida e muda todos os seus planos? Coisas que você nunca imaginava que iria fazer ou ser... pois é, a história da SacraTour começa exatamente assim. Para eu te falar de como a agência nasceu, primeiro eu tenho que te contar como o meu desejo de ter essa agência ganhou espaço em minha vida.

Eu, Larissa, e minha família sempre fomos muito religiosos e isso me levou a ser bastante ativa em minha paróquia. No entanto, eu não me limitava somente aos trabalhos da minha paróquia, eu também tinha um bom conhecimento do que se passava na minha cidade, eu sou de Londrina-PR, você conhece?

Cidade de Londrina, no Paraná (Foto: Blog Engenho das Letras)

Foi desse meu interesse em ajudar e estar presente na minha paróquia que, em um dia especial, eu recebi a notícia de que haveria um grupo dali saindo para a Terra Santa. E alguém me perguntou:

Por que você não vai também?

Uma pergunta que me inquietou, eu vou ser bem sincera, eu não tinha muita vontade de viajar. Aliás, diferente do que muita gente anseia e deseja para a vida, eu estava bem no meu canto.

Minhas irmãs (eu tenho duas, mas depois elas entram nessa história) gostavam muito de viajar, mas em mim, realmente, não despertava a muita vontade.

Por outro lado, conhecer os lugares por onde Jesus passou com as pessoas que eram do meu convívio religioso..... é isso começou a me parecer muito animador. E como uma pequena semente essa ideia foi crescendo em mim. Até ganhar proporções de um entusiasmo e eu dizer; sim, ok! Eu vou!

Larissa Calsavara guiando um grupo de peregrinos da SacraTour na Terra Santa, 2015 (Jerusalém/Israel)

A primeira peregrinação

Antes de chegarmos a Terra Santa, tenho que te contar que naquela época eu tinha uma escola. Eu sou por formação prof. de matemática e ensinar e lidar com pessoas sempre foi algo que me encantou muito. Em outras palavras, isso quer dizer também que eu não estava procurando por trabalho.

Agora é hora de irmos! Muito bem, fomos à Terra Santa e ainda assessorados por uma agência de turismo. Essa viagem tem a ver com algo meu muito particular (lembra que eu disse que iria te tratar como um amigo, né?!), pois vou te contar:

Tem a ver com um hábito que eu tenho ou mania...não sei ao certo, de tentar solucionar o problema das pessoas. Ou seja, eu gosto de ajudar. Verdadeiramente. Acontece que isso foi visto pelo dono da agência que nos acompanhava.

Ele gostou muito do meu jeito e quis de toda a forma me contratar para que eu acompanhasse os grupos em viagens. Mas as coisas não eram tão simples.

O dono da agencia, que estava me oferecendo trabalho, queria que eu me mudasse para São Paulo. Ou seja, uma distância de mais ou menos seis horas de onde eu morava. E ainda tinha outra questão! Eu geria uma escola em Londrina, que precisava muito de mim, e ainda tinha toda a minha família lá. Eu estava sendo pressionada a mudar para São Paulo e ao mesmo ficava em dúvida sobre deixar minha cidade natal. Não sabia ao certo o que fazer. Mas, o que aconteceu foi que...

A mudança veio

Ela veio, porém de maneira diferente. Aquela viagem mudou comigo e com a minha vida. Parece clichê, e talvez seja, mas quem já foi à Terra Santa sabe que não tem como voltar de lá da mesma forma que se foi.

Pedra da Unção, no interior do Santo Sepulcro (Jerusalém/Israel)

A viagem é bastante cansativa, mas vez que você pensa em reclamar por qualquer motivo, você é presenteado com momentos de pura fé. Você faz amigos e sente a emoção de cada um que está lá, passa a saber a história de seu colega de ônibus e a admiração e compaixão aumentam a cada dia. Eu não poderia mais ser a mesma depois dessa viagem. Mas não queria me mudar para São Paulo.

Peregrinação com Padre Fábio de Melo

Então, eu combinei com a agência de São Paulo que eu iria assessorar as viagens saídas de Londrina e acompanhar os grupos. Minha primeira viagem depois dessa decisão foi com Pe. Fábio de Melo. Posso dizer que toda peregrinação e especial e essa foi repleta de aprendizagens e renovações.

O trabalho que eu estava descobrindo me encantava a cada segundo. Dizem que as melhores coisas da vida são difíceis de serem explicadas em palavras, e é exatamente essa dificuldade que eu tenho ao traduzir o que eu sinto quando vejo a emoção de alguém diante do Santo Sepulcro, ou ainda navegando pelo mar da Galileia.

Voltamos ao Brasil, e até aí estava tudo bem na minha vida. Eu estava acompanhando os grupos e estava conseguindo dar continuidade aos trabalhos da minha escola. Mas eu tive que tomar uma decisão muito séria.

Grandes decisões

Grande passos requerem grandes decisões, não é?! Eu percebi que algumas atitudes da agência de São Paulo não eram corretas. Decidi sair. Eu sempre aprendi que meu nome era algo que eu deveria zelar, ou seja, eu não queria meu nome ligado a algo que eu não acreditasse ou estivesse distante dos meus valores.

Saí da agência e continuei minha vida como diretora de escola. Mas quando o nosso caminho está traçado.... naquela mesma semana em que eu saí da agência, recebi o convite para ir a uma feira de turismo em São Paulo.

E fui. Lá conversei com pessoas que me incentivaram a continuar, fiz contato com receptores de vários países e sai de lá com uma decisão tomada: as coisas seriam do meu jeito, ou não seriam.

Stand da SacraTour na ExpoCatólica 2019 (São Paulo/Brasil)

Os planos de Deus e SacraTour

Em Londrina, avisei minha família da decisão de continuar, agora por conta própria. Eu queria dar vida o meu novo sonho de ter minha própria agência calcada nos meus valores. Daquela conversa nasceu a SacraTour.

Não por acaso, isso aconteceu depois de muito oração e muita conversa com minha família, porque os meus valores são fincados na fé e na lealdade.

Durante alguns anos tudo na agência teve o meu jeito e a minha cara. Mas eu sentia que faltava alguma coisa para tudo ficar completo.

A agência cresce a cada dia

Descobri que não era uma coisa, era alguém. E esse alguém era a minha irmã mais nova. Ela tinha acabado de sair de um emprego e eu fiz um proposta para que ela fosse trabalhar comigo.

Melissa e Larissa Calsavara, irmãs e diretoras da SacraTour no Monte das Oliveiras (Jerusalém/Israel)

E ela, como eu já imaginava, me disse um sonoro “Não!”. E disse mais de uma vez.  Mas eu não desisti, e foi então que ela me fez uma proposta “ Eu não quero trabalhar para você, eu quero trabalhar com você!” Minha irmã seria minha sócia? Inesperado, mas as boas coisas parecem ser inesperadas, né?! Então, eu não titubeei e disse “ Ok”!

Um negócio de família, em família

Melissa é a minha irmã mais nova e minha sócia, mas o nosso trabalho está sempre envolto por toda a nossa família. Eles estão com a gente desde o planejamento de cada peregrinação até na reza de agradecimento quando chegamos felizes e revigorados.

Melissa Calsavara, diretora da SacraTour, na Igreja Dominus Flevit, Monte das Oliveiras (Jerusalém/Israel)

A agência foi crescendo, nós fomos contratando mais pessoas para nos auxiliar. E, hoje, trabalhamos, em nossa sede em Londrina, com muita dedicação, amor e fé pelo nosso trabalho.

A SacraTour pelo mundo

E assim, nós nos especializamos em oferecer o que há de melhor numa peregrinação. Nenhuma agência se dedica a pensar em todos os detalhes. Mas nós pensamos. Peregrinar com a SacraTour é único e eu posso provar!

Além dos milhares de testemunhos, convido você a olhar os textos do nosso blog e as nossas redes sociais, você vai perceber que estamos preocupados com o todo da sua sua experiência! Você vai ver que estaremos com você já nos primeiros momentos, bem antes da sua peregrinação iniciar, preparando tudo para que a sua experiência seja incrível.

Foi muito bom compartilhar nossa história com você ! E agora que você já sabe sobre a nossa história, que tal me contar qual é o seu próximo destino dos sonhos?! Escreve aqui!

Veja Mais...

Não tão famosa como roteiro turístico, a Romênia e a Bulgária podem, numa primeira impressão, parecer um pouco distante e desconhecidos. Porém, este texto vai te mostrar porque vale tanto a pena visitar estes países. E, além disso vamos te mostrar alguns locais que vivem no seu imaginário e você nem se lembrava!

Vamos começar falando sobre a Romênia!

Este país do Leste Europeu vem cada dia mais ganhando o interesse dos turistas, isso porque a Roménia abriga século e século de muita história recheados por uma cultura extremamente vasta com paisagens de encher os olhos, o que vem fazendo com que turistas do mundo inteiro queiram conhecer esse local. Mas fica a pergunta:

Vale a pena ir a Romênia?

O majestoso Castelo de Peles, verdadeira atração da Romênia!

A reposta é sim!

A Romênia que fica localizado no Leste Europeu é considerada grande para os padrões da região. Com aproximadamente 238.391 quilômetros quadrados, faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária e possui um clima temperado-continental.

Mas o que será que existe de especial na Romênia?

O povo acolhedor da Romênia

Quem gosta de viajar, sabe que a população local pode fazer toda a diferença (tanto para o lado positivo quanto para o negativo). Afinal, nada mais agradável do que visitar um novo destino permeado por pessoas simpáticas e acolhedoras, não é mesmo?

E é isso que acontece na Romênia. O país tem fama de acolher bem seus visitantes e isso acontece, principalmente, nas cidades menores. Quando sabem que estão diante de um estrangeiro, os romenos o tratam com muita hospitalidade e gentileza. O que mostrar que os estrangeiros são muito bem-vindos. 

Ademias, existem pontos turísticos imperdíveis em todas a Romênia. E o último deles com certeza você já ouviu falar.

Igrejas únicas

Entre as belezas da Romênia, você vai encontrar as igrejas de madeira. Elas são típicas da região de Maramures e as mais antigas (existem mais de cem!) foram construídas nos séculos XVII e XIX.

Igreja Boyana, em Sofia (Bulgária)

O que chama a atenção é forma como elas foram construídas; em forma de arca. As igrejas são ortodoxas e também greco-católicas.

Bucareste

A capital do país com cerca de 1,9 milhões de habitantes, a cidade é conhecida como a capital cultural da Romênia com seus atrativos de músicas, cinemas, entre outros.

A cidade encanta os turistas bela beleza dos monumentos. Entre eles, está o Parlamento Romeno que é o maior parlamento do mundo e também o mais pesado. Ele conta com 84 metros de altura, 12 andares, e mais de mil divisões espalhadas por 365.000m² de área!

Palácio do Parlamento, na Romênia

E esses números impressionantes parecem bem pequenos diante da beleza interior desse verdadeiro palácio!

Timisoara

Outro local que vai te encantar é Timisoara. A cidade histórica com seus 350.000 habitantes ganhou fama quando foi eleita como centro cultural da Europa.

Timisoara, na Romênia

Timisoara possui grandes atrativos quando o assunto é momento religioso. Isso porque a cidade tem como suas principais atracões os edifícios religiosos e o Castelo Huniade, também conhecido como Castelo Corvin ou Hunedoara.

Os mosteiros de Bucovina

Você nunca viu nada igual aos mosteiros de Bucovina. A região que fica ao nordeste da Romenia possui igrejas e mosteiros que foram pintados com lindíssimos afrescos em seus interiores e também nas paredes exteriores. Alguns dos mosteiros são Patrimônios Mundial da UNESCO. 

Mosteiro de Bucovina (Romênia)

As igrejas mais antigas foram construídas no século XV para o enterro de nobres e príncipes. Quem visita esses locais pode se deparar com pinturas que mostram episódios bíblicos que por muito tempo serviram como explicação didática para promover a religião.

Transilvânia 

Deixamos por último um local bem especial e que, como já dissemos, você já deve ter ouvido falar; a Transilvânia! Lá fica o famosa Castelo do Drácula. Isso mesmo, esse local não está só nos livros e filmes, ele existe realmente!

 O Castelo do Drácula, na verdade se chama Castelo Bran. Ele deu origem a história de Bram Stoker quando escreveu o famoso romance Drácula. A história conta que o castelo pertenceu ao Conde Vlad Tepes também conhecido como Vlad Dracul. Conta a lenda que ele era um torturador na época que ganhou fama e muitas histórias ao longo dos séculos.

Castelo de Bran, conhecido como Castelo do Drácula (Romênia)

O Castelo é um monumento nacional e Marco histórico da Romênia.  Atualmente, o visitante encontra museu aberto ao público com pecas mobiliários. Além disso, ao fundo da colina onde encontra-se o castelo, há um museu ao ar livre que exibe cabanas, celeiros, entre outros elementos tradicionais da Romênia.

Bulgária

A Bulgária é outro país que vai fazer você se apaixonar.  A capital e maior cidade é Sófia; outras grandes cidades são Plovdiv, Varna e Burgas. Com um território de 110 994 km², a Bulgária é o 16º maior país da Europa.

Plovdiv

A história de Plovdiv remonta há 6000 anos atrás, muito antes de Atenas ou Roma, o que a torna uma das cidades europeias que continuamente habitadas durante mais tempo. Interessante, não, é?!

Plovdiv (Bulgária)

Ainda pode-se encontrar numerosos restos romanas na cidade

Sofia

Aqui no Brasil, muitas pessoas podem desconhecer a capital da Bulgária. Mas ela é outro tipo de lugar que merece muito ser conhecida, pois é uma cidade é incrível.

 Em Sofia o visitante poderá contemplar estruturas arquitetônicas que lembram um passado rico do local! São diversos museus, monumentos e também as belíssimas catedrais. A Bulgária também é repleta de maravilhas da gastronômicas e sua capital não fica atras! metrópole.

Sofia (Bulgária)

Lembra que falamos como o povo romeno é acolhedor com os turistas? Pois é, essa é outra semelhança entre os países. A população é muito carismática e tem fama de trata muito bem seus turistas!

Em Sofia você pode visitar pontos turísticos como a Montanha Vitosha, a Praça Nezavisimost, a mesquita Banya Bash, o Palácio de Vrana, entre tantos outros.

Mosteiros

Depois de passarmos pelos belíssimos mosteiros da Romênia, com suas pinturas seculares repletas de ensinamentos, chegou a hora de visitarmos os preciosos mosteiros da Bulgária.

Afinal, dizem que para se conhecer realmente a Bulgária deve-se, ao menos conhecer um desses verdadeiros tesouros.

Entre os mais de 120 mosteiros do país, o Mosteiro de São João de Rita se destaca por ser mais famoso da Igreja Ortodoxa no país. Além de ser uma das atrações turísticas mais importantes, também é o maior tesouro cultural, histórico e arquitetônico da Bulgária. 

Segredos da Bulgária

Além de todo o vasto repertório de pontos turístico que esperam pelo turista, a Bulgária ainda guarda alguns segredos para os visitantes. Um deles está em seu litoral! Nem todo mundo associa a Bulgária a belas praias, não é mesmo?

Mas pelo fato de o país ser banhado pelo Mar Negro e possuir 400 quilômetros de litoral, cada dia mais os turistas procuram suas praias e os diversos resorts que vem crescendo pelas regiões.

Outra particularidade da Bulgária é a culinária. Se você é um apaixonado pela boa comida, esse é o seu lugar! A culinária búlgara lembra muito a turca. Então, você vai encontrar muitos kebabs, queijos, iogurtes e doces repletos de massas folhadas e frutas secas. Humm....já deu até água na boca.

Viu quantas maravilhas você pode conhecer pela Romênia e Bulgária?! Esses dois destinos são tão inesperados quanto surpreendentes. Quem já foi garante que sair dos roteiros mais óbvios só traz benefícios. Então, que tal se preparar para conhecer esses dois destinos que vão te enriquecer histórias seculares e tesouros culturais?!

Veja Mais...

A belíssima cidade de Guimarães também é considerada berço da nacionalidade portuguesa. Nesta cidade, patrimônio cultural da humanidade da Unesco desde 2001, sucederam-se os acontecimentos mais marcantes da independência portuguesa (com relação ao reino de Castela e Leão, atual Espanha).

Guimarães situa-se na região do Baixo Minho, onde a natureza cobre os montes com extensos pinheirais e os vales com altos vinhedos, o que lhe confere característica única no conjunto do território português. A cidade, que remonta ao séc. XII, oferece ao visitante belíssimos exemplos de arquitetura medieval, bem como o magnífico centro histórico.

Desde 1987, Guimarães e Londrina são cidades coirmãs estabelecendo importantes intercâmbios culturais, de ensino e gestão, ou seja, convênios de amizade e cooperação entre os municípios. Para celebrar essas ligações culturais e históricas, na cidade de Guimarães foi construída uma praça, denominada “Praça Londrina”, como uma homenagem à cidade, e nas imediações do Lago Igapó, em Londrina, há uma praça que homenageia a cidade portuguesa de Guimarães.

Londrina e Guimarães, as cidades-irmãs

Entrando na história

Cidade de Londrina, no Paraná (Brasil)

Passeando pelas pequenas ruas cercadas por casas dos anos de 1300, o peregrino é praticamente convidado a mergulhar na atmosfera desta cidade, que mais do que qualquer outra teve um papel fundamental na história de Portugal. Os habitantes da cidade são orgulhosos de seu passado, e não é por acaso que você encontrará símbolos e referências ao exército dos cruzados praticamente em todos os lugares.

Depois de explorar a parte mais ocidental do centro histórico, vá para o característico Largo da Oliveira, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. A principal atração da praça é a galeria gótica que fica bem em frente à igreja. Do Largo da Oliveira, a ligeira subida se começa a chegar à parte mais alta da cidade onde estão localizados o castelo e o Palácio dos Duques de Bragança.

Castelo de Guimarães

Cidade de Guimarães, em Portugal

O castelo de Guimarães, que remonta ao século XI é um local interessante para visitar, bem como o Palácio dos Duques de Bragança é um lugar que não se pode perder. O edifício foi construído em 1400 no estilo de casas senhoriais francesas e restaurado no século passado. Embora seja uma estrutura muito austera, oferece uma coleção muito rica de tapeçarias finas e porcelana chinesa. Para constar, devemos ressaltar que muitos objetos, como algumas tapeçarias e móveis, apesar de serem fabricados em Portugal e representarem fatos importantes na história da nação, são na verdade cópias. Os originais estão em posse da Espanha.

Cidade de Guimarães, em Portugal

A área de couros

Do outro lado da estrada do Largo do Toural, onde se encontra a famosa inscrição, “Aqui nasceu Portugal” que faz referência ao fato de a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128), que destronou D. Teresa e ergueu D. Afonso Henriques como 1º rei de Portugal ter tido lugar nesta cidade, e não ao fato de, como muita gente pensa, D. Afonso Henriques ter nascido aqui.

Passando pelo Jardim Público da Alameda e contornando a avenida que exibe os brilhantes azulejos da Capela de São Francisco, entra-se no que imediatamente aparece como o antigo coração de Guimarães. Uma pequena jóia que talvez nem todos saibam: a praça dos antigos curtumes (zona de Couros). No bairro, tudo parece ter parado no tempo, quase um salto no passado. Se pode proceder aleatoriamente entre os becos e as casas estreitas e respirar a atmosfera autêntica de um bairro "cotidiano", que permanece estranho ao ritmo de bares, turistas e restaurantes.

Cidade de Guimarães, em Portugal
Igreja de Nossa Senhora da Consolação

Anunciada por um longo corredor verde cheio de flores que leva diretamente à sua entrada, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Guimarães é justamente um dos mais belos edifícios religiosos em Portugal. Sua aparência exterior é extraordinariamente desarmante. E, apesar de estar imerso no frenesi de uma das principais ruas da cidade, com carros circulando na avenida a alguns metros de distância, parece claro que nada pode privá-lo de seu esplendor.

O Parque e o Santuário de Penha

Do centro de Guimarães, se pode pegar o teleférico (que por si só é uma experiência, principalmente para quem é sensível às alturas) e subir ao Parque da Penha, onde se pode encontrar o jardim e o grande Santuário da Penha. A experiência, no entanto, está no parque que a rodeia.

Parece que os habitantes de Guimarães gostam de frequentá-lo durante o horário de descanso e nas tardes de domingo levando toda a família para uma espécie de piquenique com boa comida, vinho e até algum violão, pelo menos até que alguém decida cochilar na sombra ou tomar um café em um dos restaurantes ou bares por lá, que obviamente não prestam atenção aos horários de fechamento. Peregrinando com a Sacratour você pode ter a oportunidade de conhecer o berço da nacionalidade portuguesa, a belíssima cidade de Guimarães.

Cidade de Londrina, no Paraná (Brasil)
Veja Mais...

Estamos Peregrinando de Casa pela Turquia! Um país rico em história e cultura e cheio de curiosidades. Uma curiosidade geográfica é que a Turquia e dividida tanto pelo continente Europeu como pelo Asiático! Mas a localização é apena um dos muitos atrativos deste país.

Como sempre, o nosso maior interesse é na experiência religiosa, e na Turquia ela é muito grande!

Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Na cidade de Istambul encontramos muitas uma das principais atrações turística a Hagia Sophia. Ultimamente ela foi manchete dos noticiários do mundo todo. Além de ser um santuário para o povo cristão, ela também guarda muita história. Mas muita mesmo! Vamos saber quais são suas 4 principais transformações e um pouco da sua história:

O diferencial

Se hoje em dia a imponência da construção já nos encanta, imagine na época que foi construída, no ano de 537! A arquitetura da basílica foi uma inovação para época e até hoje é referência na arquitetura.

Aya Sofia, Constantinopla - Chevalier Gaspare Fossat

A cúpula principal possui 56 metros de altura e foi feita de forma muito inovadora.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Com a colocação de quatro pilares de forma estratégica tem-se a sensação de que a cúpula está pairando no alto da igreja.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Santa Sofia serviu como modelo de construção para muitas outras mesquitas e catedrais como, por exemplo, a famosa Mesquita Azul.

Santa Sofia / Mesquita Azul (Istambul/Turquia)

Essa construção que ainda serve como padrão arquitetônico também conseguiu suportar muitas mudanças, saques e intempéries de toda a natureza já que sua solidez parece estar além das estruturas feitas pelo homem. A importância de Santa Sofia tanto para cristãos como para muçulmanos vem mostrar que um só lugar pode abrigar muita fé e resistir a muitos desafios.

Interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Origem

Hagia Sophia é o nome grego que significa Sagrada Sabedoria, o nome foi dado no ano de sua finalização, em 537. Por muito tempo nós a conhecemos como a igreja, ou basílica de Santa Sofia. Dada as muitas modificações de nomenclatura, muitos preferiram o uso mais informal de Santa Sofia. Ela foi construída pelo imperador bizantino Justiniano que ficou conhecido pelos seus grandes feitos públicos. Santa Sofia foi feita para ser a catedral de Constantinopla e quando o Imperador Justiniano viu o fim da construção ele disse “Salomão, eu superei você!” A frase de Justiniano marca a imponência e beleza de Santa Sofia que por um milênio foi a maior igreja da cristandade.

Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Para entendermos todas as transformações até os dias de hoje, escolhemos 4 grandes transformações de Santa Sofia:

1. Catedral da Igreja Católica romana

No ano de 1204 a cidade de Constantinopla foi tomada pelos cruzados latinos que conseguiram derrubar o império bizantino da época. Santa Sofia passou a ser a Catedral Católica romana do oriente. Este acontecimento se deu durante a quarta Cruzada, a basílica foi saqueada e muitos de seus tesouros artísticos foram depredados. Este triste momento da História envolvendo a depredação de Santa Sofia foi orquestrado pelo Doge de Veneza, Enrico Dandolo, que fez com que muitas das relíquias que estavam em Santa Sofia fossem levadas para a Itália.

A basílica encontrava-se em um estado de total devastação. Além dos saques sofridos também já havia passado por dois terremotos, um em 869 e outro em 989, e também resistiu a um incêndio em 859.

Mosaico de Cristo Pantocrator no interior da Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Em 1261 houve a conquista de Santa Sofia por parte dos bizantinos. Ela permaneceu fechada até 1354 por conta de terremotos e de restaurações que foram necessárias.

Mosaico de Cristo Pantocrator que foi coberto (Istambul/Turquia)

2. Santa Sofia torna-se Mesquita

No ano de 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império turco Otomano sob o comando do sultão Maomé II, o conquistador. A intenção do sultão era tomar o domínio bizantino e converter a população ao islamismo.

Como, infelizmente, era costume naquela época, as conquistas envolviam muita pilhagem e saques, e foi o que aconteceu também com a igreja de Santa Sofia. Além disso, com a ordem para que ela fosse transformada em Mesquita, muitos mosaicos foram cobertos com gesso ou removidos.

Nesta transição de igreja para mesquita também foram retirados o altar, sinos e vasos. Das mudanças mais significativas, podemos destacar as imagens que foram cobertas e a implantação de oito enormes medalhões que exibem os nomes de Alá, e dos quatro primeiros califas Abu Bakr, Umar, Uthman e Ali e os netos de Maomé; Hassan e Hussein.

Detalhes do interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

3. Santa Sofia torna-se Museu

Em 1934, com a mudança estrutural da política, o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, decreta que Santa Sofia se tornaria um museu. Para tanto, alguns elementos foram preservados e outros passaram pelo processo de restauração para que fossem revelados, como é o caso dos mosaicos que ficaram séculos escondidos.

Turistas visitando Santa Sofia (Istambul/Turquia)
Turistas observando o mosaico bizantino no interior de Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Alguns espaços originais foram restaurados e elementos das diferentes religiões forma respeitados. Um novo local dedicado às “Áreas Históricas de Istambul” também foi inserido.

Santa Sofia, em Istambul (Turquia)

4. Novamente Mesquita

Recentemente, no dia 10 de julho, o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, decretou que Santa Sofia passaria a ser novamente mesquita. A decisão, que muitos alegam ter sido feita como estratégica política com intuito de desviar as atenções de outras questões políticas, teve uma repercussão bastante negativa no mundo inteiro. Entre os muitos líderes religiosos que se expressaram, Papa Francisco demonstrou seu pesar no dia 12 de julho quando disse: “E o mar me leva longe com meu pensamento. Penso em Istambul, penso em Santa Sofia. Fico muito entristecido.”

Manifestação Religiosa Muçulmana (Istambul/Turquia)
O que Santa Sofia nos ensina

Santa Sofia tem 1.483 anos de existência. Imagine estar em um local com mais de mil anos de história! E toda essa história está literalmente marcada nas paredes de Santa Sofia. Ela foi motivo de disputa, revelando a ganância humana. Por suas paredes passaram muitos anos com guerras pelo poder, com derramamento de sangue e momentos tristes. Mas o mais importante é que Santa Sofia é abrigo, e sempre foi símbolo de acolhida para aqueles que pediam por de dias melhores.

Representação de Nossa Senhora em Santa Sofia (Istambul/Turquia)

Santa Sofia é um lugar de oração e fé. Diferentes orações e diferentes religiões estiveram por esses quase 1.500 abrigadas sob o teto suntuoso de Santa Sofia. Mesmo depois de tantas destruições, tantas brigas, ela continua firme e monumental. Assim como deve ser a nossa fé diante das adversidades. Aprendemos que um lugar que já abrigou tantos pensamentos diferentes só pode ter muito a nos ensinar. Santa Sofia com toda a representação de sua sabedoria e com tantas diversidades dentro dela e em sua história, nos mostra que o homem ainda tem muito o que aprender.

Interior de Santa Sofia,Istambul (Turquia)
Veja Mais...

A cidade maravilhosa e cheia de encantos mil do Rio de Janeiro é um sonho para os turistas do mundo todo. Seja pelas belezas naturais que combinam com o clima da Cidade Maravilhosa, ou pelos inúmeros passeios, ninguém pode negar que a cidade do Rio de Janeiro é repleta de cartões-postais. O mais famoso deles, o Cristo Redentor, tem uma história muito curiosa. Afinal, você já se perguntou de onde veio a ideia de sua construção e como foi possível?

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro/Brasil)

DE QUEM FOI A IDEIA DO CRISTO REDENTOR?

Mas falar do Rio de Janeiro te faz lembrar do quê?

A antiga capital federal promove o maior carnaval do mundo, abriga o emblemático bondinho do Pão de Açúcar, o imponente Corcovado, além de ser berço de muitos artistas como Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis.

Cantadas em prosa e verso, as praias cariocas como Leblon, Ipanema e Copacabana são reconhecidas internacionalmente.

Os sabores do Rio levam seus turistas a um deleite gastronômico. São deliciosas comidas típicas como o Filé à moda Oswlad de Aranha e o tradicionalíssimo Bolinho de Feijoada.

Palco de filmes e novelas, o Rio de Janeiro oferece alguns dos principais passeios históricos do Brasil como o centenário Teatro Municipal, a histórica Rua do Ouvidor e os Arcos da Lapa, o monumento arquitetônico mais representativo do Rio Antigo.

Arcos da Lapa (Rio de Janeiro/Brasil)

Pode ser que alguma das suas lembranças relacionadas ao Rio não estejam entre os pontos turísticos citados, já que as possibilidades são muitas.

Mas tem uma imagem sem a qual o Rio não fica completo: a do Cristo Redentor.

Cristo Redentor, Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Acho bastante difícil que alguém que esteja lendo esse texto não conheça a imagem do Cristo. O monumento é famoso pelo mundo inteiro.

E fica a dúvida: Você sabe a história por trás de sua construção e idealização do Cristo Redentor?

Pois é disso que vamos falar! E para entendermos De quem foi a ideia do Cristo no topo do Corcovado, vamos saber mais sobre a cidade que tem a sorte de ter o Cristo olhando por ela.

Como era o Rio de Janeiro quando o Cristo foi construído?

Centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Quando a ideia do Cristo redentor começou a ser pensada, as coisas eram muito diferentes de hoje. Para começar, havia um contexto histórico bastante diverso.

UM TEMPO BEM DIFERENTE: O CONTEXTO HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

Estamos falando de uma época em que acabava de acontecer a proclamação da República, ou seja, no fim do século XIX. Neste período, as mudanças alcançaram também as instituições religiosas. Isso fez com que a Igreja católica perdesse o status de religião oficial do Brasil.

Imagine como era a vida em 1922 no Brasil. Se você está com um pouco de dificuldade, posso te dizer que foi neste ano em que se comemorou o centenário da independência do Brasil.

Era uma época em que os homens se vestiam de forma campeira para terem mais mobilidade nos cavalos e as mulheres fugiam do sol com seus chapéus e vestidos longos e mangas compridas.

Detalhe do centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Um cenário que para nós, parece de um filme mas foi deste contexto que nasceu uma ideia que parecia improvável.

O início de um sonho (im)possível

Foi neste contexto que um padre chamado Pierre-Marie Boss, da igreja do Colégio Imaculada Conceição, começou a desenvolver o sonho de ver ao topo do Corcovado um monumento religioso que pudesse mostrar e renovar a fé das pessoas. Com o tempo, a ideia foi se disseminado e foi aceita pelos membros da igreja católica.

Como poderia ser feito algo que parecia tão difícil (quase impossível como a construção do Cristo Redentor; um monumento com a altura de 38 m no topo de um morro a 709 metros acima do nível do mar) e como conseguiriam o dinheiro?

A ideia era muito cativante. E, ao mesmo, tempo parecia impossível.

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Quem ajudou a construir o Cristo Redentor?

O projeto do Cristo Redentor, antes mesmo de se saber que seria o Cristo, precisava de pessoas especializadas e além de entendimento também muita dedicação. E foi dessa prerrogativa que surgiu a possibilidade de se fazer um concurso para escolher o projeto que daria vida ao monumento.  

A ideia veio dos bispos da época, que receberam inúmeros projetos sobre a criação do monumento que reafirmaria a devoção católica dos brasileiros. E essa foi a resposta de “ Como seria feito”. Entretanto, ainda faltava algo muito importante: de onde viria o dinheiro?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que o dinheiro para a Construção veio como forma de presente.

O Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil?

Você pode já ter ouvido que o Cristo Redentor foi um presente dado ao Brasil pela França, assim como foi o caso da Estátua de Liberdade. Mas isso não é verdade.

Cristo Redentor atualmente (Rio de Janeiro/Brasil)

O que acontece é que muitas pessoas confundem a participação da França na construção do Cristo. O país teve uma parcela de importância, como você vai ver mais para frente, mas não tem nada a ver com presente. Depois da ideia de se criar um concurso, faltava agora escolher entre os muitos candidatos aquele que seria o vencedor.

QUEM GANHOU O CONCURSO

No ano de 1921 foi aberto oficialmente o concurso para a escolha do projeto e também houve um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas. O abaixo-assinado foi entregue ao presidente do Brasil e era um claro anseio de que a população participava ativamente do sonho que estava sendo projetado. Heitor da Silva Costa foi o ganhador do concurso.

O engenheiro sabia que tinha a sua frente um desafio, mas já intuía que estava criando algo fenomenal. Relatos contam que Heitor dizia que o Cristo seria um símbolo tão importante quanto a Torre Eiffel e a Estátua da liberdade! E ele estava certo!

As dimensões do Cristo

A dimensão da obra do Cristo Redentor era colossal e Heitor da Silva Costa não foi o único envolvido no projeto. A ideia de se construir um Cristo no topo do Corcovado com os recursos da época teve que contar com especialistas de diversas áreas.

Como foi o caso do escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot, dois profissionais de origem francesa. Dizem que é daí que vem a confusão com a participação da França na construção do projeto.

Construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a cabeça e as mãos do Cristo tiveram que ser esculpidas na França e foram trazidas de navio desmontadas e quando chegadas ao Rio foram montadas novamente. Um trabalho extremamente engenhoso.

Imagens da construção do Cristo / Fonte: www.visitriodejaneiro.city

Para que o Cristo fosse construído, durante cinco anos houve uma campanha de arrecadação de fundos, as doações vieram de todo o Brasil. Isso mostra que o sonho de manifestar a fé cristã do mais alto monte passou a ser um sonho coletivo. Todos estavam empenhados em ver o símbolo da fé cristã finalizado.

Momento de oração aos pés do Cristo Redentor / Fonte: Reprodução/TV Globo.

Além do apoio, muitas pessoas foram contrárias a construção do monumento. Os argumentos contrários foram diversos como os grandes gastos, o fato de ser um símbolo católico e outros tantos.

Hoje, sabemos que essas contrariedades foram se dissipando e que o Cristo Redentor é visitado por pessoas de diferentes credos e religiões. Quem inicialmente era contra, com o tempo aprendeu a admirar esse monumento que foi tão difícil de ser construído.

COMO FOI A CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

A obra de construção do Cristo Redentor estava em um cenário nada animador.  Havia a precariedade de equipamentos e recursos da época e fator climáticos nada amigáveis. O Rio de Janeiro é bastante conhecido pelo seu calor, agora imagine o calor insuportável do verão na obra ao topo do corcovado. Isso sem contar as fortes chuvas, os raios.

Imagens do processo de construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a obra foi fincada do meio da mata, isso quer dizer que os trabalhadores tiveram que lidar com uma infinidade de problemas e entre eles estavam as cobras venenosas.

Conta-se que era comum que se encontrassem cobras nos canteiros de obras e entre elas as cobras corais e jararacas. Em uma altura de 700 m e sem dispor de recursos de segurança como os de hoje, os operários ficavam quase como malabaristas para executarem seus serviços.

Cristo Redentor em processo de construção / Fonte:  S.H. Holland/ Acervo IMS

A PROTEÇÃO DA OBRA NÃO VINHA DE EQUIPAMENTOS

 Mesmo com tanta precariedade e as mais diversas dificuldades, nos seus anos de construção não houve mortes decorrentes de acidentes de trabalho. Para muitos, isso pode ser explicado pelo cautelo dos trabalhadores. Mas havia um pensamento diferente entre as pessoas da época.

Elas acreditavam que Jesus estava protegendo os operários. Afinal, eles passaram por temporais com raios e fortes ventos e se mantiveram firmes. Os documentos da época mostram que para os operários, aquele não era um trabalho qualquer! Eles estavam “ construindo o Cristo Redentor” e por isso sabiam que a proteção era divina.

Seu nome pode estar gravado no Cristo

Como já dissemos, a construção do Cristo Redentor envolveu não só os operários, mas também muitas pessoas dos mais diversos segmentos e também voluntários. E, entre eles, estavam senhoras que se reuniam para fazer o trabalho de ordenar as pedras sabão para que fossem coladas em tecido e depois levadas para serem fixadas ao Cristo.

Detalhe dos mosaicos do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Durante esse trabalho, criou-se o costume entre elas de escrever o nome de pessoas nas pedras como uma forma de oração, pedindo proteção para as pessoas.

Este imenso mosaico que recobre o Cristo está repleto de nomes de pessoas que pediram para que seus nomes fossem colocados no monumento. Se olharmos bem de perto podemos ver que a estátua é recoberta por pequenos triângulos que formam uma espécie de mosaico.

Detalhe dos mosaicos que formam o Cristo (Rio de Janeiro/Brasil)

Conta-se também que essas mulheres colocavam os nomes de forma aleatória, como os vinha a mente, sempre como uma forma de oração para que o Cristo pudesse abençoá-los.

Um momento histórico: a inauguração

Depois de nove anos dedicados a construção do Cristo Redentor, sua inauguração foi feita num dia muito especial. No dia 12 de outubro de 1931, a cidade do Rio de Janeiro estava em festa com a inauguração do monumento mais esperado até o momento.  Peregrinos de toda a parte foram visitar aquele que seria o monumento mais conhecido no Brasil. A escolha da inauguração no dia de Nossa Senhora não foi por acaso! Foi uma forma de homenageá-la.

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Tema de músicas, cenário de filmes, musa dos artistas, a cidade do Rio de Janeiro parece inspirar pela sua beleza única. Se ficou entusiasmado para conhecer a cidade maravilhosa e já quer ir se planejando, o blog Matraqueando vai te ajudar com isso!

Afinal foi diante do cenário inebriante da cidade do Rio no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, que o Cristo Redentor foi construído.

Nós sabemos que a cidade também é conhecida, infelizmente, pelos problemas sociais que envolvem alta criminalidade.

E, talvez por isso seja tão significativo que o Rio tenha um Cristo de braços abertos e com o rosto levemente inclinado para baixo. Ele está em um ponto da cidade em que se consegue uma vista quase completa da cidade.

Cristo Redentor visto do alto do Corcovado repleto de visitantes / Fonte: rcview

Essa pode ser a grande mensagem que temos ao olhar para o Cristo Redentor, nós vemos que ele também olha por nós! Mesmo com todos as adversidades, Ele está ali e está de braços abertos para nos acolher como o símbolo mais precioso de acolhida de Pai.

Veja Mais...

Viajar traz muitos benefícios. Você já deve ter experimentado essa sensação, não é?! E será que viajar é tudo o que você precisa nesse momento ? Esse texto vai trazer a resposta para essa questão e ainda vai te mostrar que viajar pode ser muito mais do que um passeio. Você vai descobrir que viajar pode se revelar como uma atividade terapêutica e extremamente importante para sua vida.

Viajar traz muitos benefícios!

Existe uma máxima que diz que viajar é uma das melhores coisas da vida!
Você certamente já ouviu algo do tipo, não é?! Muitas pessoas partilham um amor fervoroso por viagens. Elas não medem esforços; economizam dinheiro, estudam sobre o lugar, fazem cofrinhos, às vezes chegam a aprender um pouco da outra língua e até mesmo a abrir mão de outras compras para priorizarem a realização de uma viagem.


Mas de onde vem toda essa vontade de viajar?

Viajar envolve sempre o novo.

E tudo o que é novo no início pode nos causar um pouco de medo, mas depois nos injeta ânimo. Numa viagem contamos com o friozinho na barriga do inesperado, e essa incerteza pode nos levar a pensar de forma diferente da que estamos acostumados.

Afinal, sair da nossa famosa zona de conforto já é o início de uma transformação. Dessa transformação é que provavelmente surgiu aquela famosa frase:


Você nunca volta o mesmo de uma viagem


Tudo bem se você já foi várias vezes para aquela cidade do interior com a sua família, mas cada vez é diferente, não é?! Se as viagens comuns já envolvem muito das nossas emoções, imagine quando saímos dos lugares já familiares para experiências que se transformam em turbilhões de expectativas. Você já se pegou pensando em como será andar de balão na Turquia? E será que todas as casas de Santorini são brancas? E o Egito? Será que lá encontramos feijão no almoço?


Viajar traz satisfação garantida?


Uma dúvida frequente em viagens é: Será que eu vou gostar? Você provavelmente já deve ter se feito essa pergunta em algum momento enquanto planejava sua viagem!

E o mais incrível dessa dúvida é que a resposta pode ser “não”. Pode ser que você não goste da comida do Egito porque não vai encontrar feijão e pode ser que fique com medo do tamanho do balão na Turquia e desista do passeio na hora.

Passeio de balões (Capadócia/Turquia)

É provável que você sinta um mal-estar ou uma inquietude após visita à Auschwitz. Mas nada disso vai diminuir a riqueza de sua experiência, porque viajar envolve, repensarmos nossos gostos, redimensionar nossos limites, nos conciliarmos com nossos medos e, principalmente, de nos entregarmos à experiência.

Campo de concentração de Auschwitz (Alemanha)


Viajar é o melhor remédio


Você já ouviu algum médico prescrever uma viagem como “remédio? Embora possa parecer estranho, em verdade isso é mais comum do que imaginamos. Afinal, nossas emoções comandam grande parte da nossa saúde e sair de casa, viajar para conhecer novos lugares pode ajudar muito.

Foi o que comprovou a pesquisa feita pela U.S Travel Association, a pesquisa revelou que viajar pode trazer muitos benefícios para a saúde e ainda ajuda a prevenir doenças do cérebro como Alzheimer.

Além disso, o estudo demonstrou que viajar pode mudar a percepção de vida das pessoas, que apontam uma melhora de 86% de satisfação em relação à vida. Uma viagem ainda pode fazer com que você:


- Esqueça o trabalho cansativo;
- Tire um tempo livre dedicado só a você;
- Melhore sua imunidade;
- Desfoque de problemas;
- Aprenda mais sobre uma cultura;
- Tenha benefícios físicos e mentais, como o alívio do estresse;
- Faça da viagem uma forma de agradecimento;



Os motivos são inúmeros e bastante particulares, aposto que você também teria seus próprios motivos para começar a planejar a viagem dos seus sonhos, não é?!


Viajar é: Planejar e sentir os benefícios


Especialistas apontam que o simples fato de planejar uma viagem melhora o nosso ânimo. E isso porque começamos a colocar nossas energias em algo que sabemos que haverá benefício e será muito vantajoso.

Se você não tem experiência em planejar viagens, ou quer se sentir seguro e livre dos passos burocrático, então a contratação de uma operadora de viagem é a melhor solução e ainda vai te trazer muitos benefícios.

Ela pode te ajudar a escolher desde a melhor passagem aérea, o melhor hotel ou até mesmo cuidar de todo o processo para você, fazendo com que você fique só com o lado bom: aproveitar sua viagem sem se preocupar. Quer saber os benefícios de se contratar uma operadora? Então, aproveite esse post.

Viva a experiência completa de uma viagem

Viver uma experiência de viagem envolve muito mais do que a calma de dias tranquilos num resort, envolve momentos ímpares, sabores e cores que nós nem imaginávamos que existiam. Voltamos então a aprender, mas não dá forma tradicional.

Vista panorâmica da Cidade do México (México)
Comércio típico (México)

Apreendemos com todos os sentidos, abandonamos o pensamento lógico e linear para podermos experimentar sensações como: a de ver que o mar morto pode ser de um azul turquesa e não preto, para nos impressionarmos com colorido do México marcado em suas lojas e casas, ou com as cores do Marrocos vivas nos tingimentos dos tecidos.

Curtume Chouara Tannerie (Fèz/Marrocos)


Talvez você tenha sonhado em conhecer Paris e quando chegou lá sentiu que o cheiro das ruas não tem nada a ver com os famosos perfumes que eles vendem. Mas ainda temos bons cheiros de Portugal para nos consolar! Se você gosta de vinhos, pode fechar os olhos e imaginar, ou lembrar, do cheiro único de uma cave de Lisboa. E pensando em Portugal, que cheiro tem um pastelzinho de Belém?

Pastelzinho de Belém (Lisboa/Portugal)


O que os sabores de outros lugares podem nos trazer ?

Comidas típicas

As comidas nos remetem a lembranças singulares. A culinária é, sem dúvidas, um dos benefícios mais marcantes quando começamos a viajar. Quem já não provou um prato inesquecível em viagem? Pode ser o croissant da França, ou o sorvete de pistache da Itália.

Croissant típico da França
Sorvete de pistache típico da Itália

Não, não vamos falar das delícias da Itália, pois essas dariam um post inteiro com adjetivos dos mais saborosos. Nem todas as lembranças de comidas de viagens precisam ser boas. Talvez você não goste de passear pelas feiras livres da Tailândia sentindo a mistura dos cheiros fortes dos animais e nem de se deparar com o seu futuro almoço ainda vivo.

Comidas típicas da Tailândia

O strogonoff que você come na Rússia pode não ser igual àquele que você come no domingo com batata palha, tente não se decepcionar! Mas são nessas experiências que todos os nossos sentidos são ativados e isso nos prova que estamos inteiros e entregues àquele momento, vivendo intensamente.

E se nos dias atuais dificilmente alguém consegue estar 100% presente em um lugar, já que estamos sempre ocupados com postagens, ou fotos, ou pensando em outras coisas, numa viagem que envolve tantas experiências isso acontece, estamos vivendo o momento presente.

Se você já esteve na Polônia e comprou um enfeite de sal, você sabe que ele não vai durar muito, assim como a sua visita, e neste caso a sua vontade de aproveitar cada segundo vai ser ainda maior .

Imagem da Sagrada Família esculpida em sal (Polônia)


Suas lembranças não caberão numa mala

E eis a unicidade dessas experiências, não precisamos do celular para nos lembrarmos dos momentos das viagens [que parecem tão breves], porque afinal eles perduram em lembranças.

Peregrinos SacraTour em momento de oração


Por mais presentes e ímãs de geladeira que você possa trazer de um lugar, o que você mais vai gostar de guardar é aquilo que não vai caber na sua mala. Os Benefícios de se viajar são difíceis de explicar para quem não foi: suas emoções.


Dificilmente nós conseguimos mensurar e fazer com que entendam as experiências e os benefícios de se viajar. E pode ser um pouco frustrante tentar explicar como era lindo aquele lugar que na foto parece um borrão.

Outro clichê de viagens que deve ter surgido daí: “ Só indo pra saber”, mas isso é porque toda essa entrega marca nossa memória. Como me disse uma senhora que foi à Jerusalém “ Eu ainda não voltei de lá, quando fecho os olhos sinto tudo de novo nos mínimos detalhes.” Essa é a prova mais marcante que uma viagem pode deixar; boas memórias.

Se você busca viver novas e marcantes emoções, a resposta para a nossa pergunta inicial é "sim". Viajar é mesmo o que todos nós precisamos. Afinal, de uma forma ou de outra, nós sabemos que viajar é um jeito claro de encontrar a felicidade.

Veja Mais...

Tem lugar que mexe fundo com a gente. Você já fez uma viagem e se sentiu diferente quando voltou? É desse tipo de lugar que vamos tratar neste texto. Vamos te levar a lugares que guardam um encanto muito especial e acabam mudando algo em nós. Mas porque será que esses lugares são capazes de mexer com a gente?

 Vamos responder essa questão depois de passarmos por esses 13 lugares extraordinários. E deixamos por último o lugar que temos certeza que vai mudar sua forma de ver o mundo. Mas vamos começar por:

1- Pamukkale, Turquia

O belíssimo Castelo de Algodão (Pamukkale/Turquia)

O primeiro local escolhido é também conhecido como Castelo de Algodão.

Este lugar vai mexer com todos os seus sentidos! O cenário é surreal e envolve cores e texturas totalmente atípicas no nosso dia a dia. Ele vai fazer você questionar de onde vem tanta beleza!

Vista do alto das piscinas (Pamukkale/Turquia)

E de onde vem tanta beleza mesmo? Ela vem das piscinas naturais espalhadas por vários níveis diferentes como se fossem degraus.

Detalhes dos degraus de Pamukkale (Pamukkale/Turquia)

Se você atentar bem o seu olhar vai perceber que de longe as piscinas parecem mesmo nuvens ou algodão, mas de perto podemos ver os fios de água com temperatura de 35ºC caindo desde o topo e sedimentando a formação de calcário. Ou seja, o que parece nuvem ou algodão, na verdade é calcário.

Castelo de Algodão (Pamukkale/Turquia)

E que tal um banho nessas águas repletas de minerais de Pamukkale?! Você iria, ou prefere algo mais sóbrio como:

2- Petra, Jordânia

Um dos monumentos mais famosos de Petra (Jordânia)

Petra é uma das sete maravilhas do mundo moderno. A fabulosa cidade de pedra além de fabulosa guarda muitos mistérios.

Detalhe das lindas formações rochosas de Petra (Jordânia)

A cidade foi construída em 312 a.C. e tinha uma enorme importância por ser rota dos maiores comércios da época. Por lá, passava os comércios de seda, incenso e especiarias com ligações por todas as partes como Egito, Roma e índia.

Petra, na Jordânia

Os monumentos encontrados em Petra inebriam os turistas com suas belezas únicas. Porém a beleza não é o único atrativo, os monumentos fazem parte de vários mistérios de construção envolvendo a fabulosa cidade rosa.

Petra, na Jordânia

Petra passou por uma derrocada de muitos anos, isso quer dizer, nesse tempo só os beduínos sabiam sua localização. Foi no ano de 1812 que o explorador Johan Ludwig Burckhardt conseguiu encontrar novamente a localização da cidade.

Até os dias de hoje especialistas acreditam que ainda há tesouros escondidos em Petra.

3- Cracóvia, Polônia

Vista da cidade de Cracóvia (Polônia)

Eis uma cidade que vai te surpreender! Cracóvia é uma cidade localizada no sul da Polônia e é repleta de história. Cheia de charme e elegância, a cidade ficou conhecida pelo seu centro com traços medievais e pelo bairro judeu.

Ponto turístico da cidade (Cracóvia/Polônia)

Sua incrível variedade de igrejas faz com que o turista tenha uma aula de arquitetura e história do cristianismo, indo do gótico ao barroco em poucos quarteirões.

Cracóvia, na Polônia

Os pontos turísticos são muitos. A Praça do Mercado é um deles, além da beleza ela é considerada uma das mais amplas da Europa. Cracóvia também possui uma grande diversidade de igrejas, que além do enorme simbolismo arquitetônico, também ajudam a contar a história do cristianismo.

Cracóvia, na Polônia

Um exemplo é a basílica de Santa Maria. Ela é uma das atrações mais visitadas, seu estilo gótico polonês do século XIV é um verdadeiro deleite aos olhos dos turistas.

Cracóvia, na Polônia

Além disso, a diversidade e a cultura vão fazer você se apaixonar por essa cidade que tem o Papa João Paulo II como seu arcebispo. 

4- Gizé, Egito

As famosas pirâmides de Gizé (Cairo/Egito)

A imagens que nós temos no nosso imaginário sobre o Egito já garantem uma experiência extraordinária. Afinal, conhecer de pertinho os maiores monumentos da história mundial é de tirar o fôlego de qualquer um.

Vista da imponente pirâmide do Egito (Cairo/Egito)

As possibilidades de visita são muitas, mas você não pode escapar da visita ao Cairo que reúne uma gama de passeios diversos aos turistas, como é o caso do Museu Egípcio.

O Museu Egípcio (Cairo/Egito)

Outra visita que têm que estar na sua lista é a cidade vizinha ao Cairo: Gizé. É nesta cidade que você vai encontrar Quéops, Quéfren, Miquerinos, as pirâmides mais famosas do mundo e ainda vai poder tirar uma foto com a enigmática esfinge.

5- Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, México

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (México)

Nós nos lembramos do México pelas suas cores fortes e sabores irresistíveis.

Comércio típico (México)

Mas você sabia que indo ao México você vai encontrar também um dos polos religiosos mais visitados do mundo?!

Isso mesmo, uma das características mais forte dos mexicanos é a religiosidade. Você certamente vai ver isso mais de perto indo à Cidade do México.

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe (México)

Lá, você vai encontrar o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

Ele é o segundo templo católico mais visitado no mundo. Dessa forma, encontramos em suas várias igrejas e capelas, o Santuário a devoção fervorosa à Nossa Senhora de Guadalupe.

6- Santorini, Grécia

Santorini, na Grécia

Se você ainda não foi a Santorini, mesmo assim você conhece esse lugar! Isso porque as fotos desta ilha enigmática percorrem os quatro cantos do mundo. Além da beleza natural, Santorini reúne um incrível casamento entre natureza e arquitetura.

Vista panorâmica de Santorini (Grécia)

Afinal, quem não gostaria de estar entre a linda paisagem das casas que se confundem com o mar?!

O fantástico pôr do sol em Santorini (Grécia)

Durante seu passeio a Santorini não se esqueça de dedicar um tempo para apreciar alguns acontecimentos fantásticos como, por exemplo, pôr do sol.

Isso porque a ilha tem a fama de ter o mais lindo pôr do sol do mundo!

7- Monte Saint-Michel, França

Monte Saint-Michel, na França

Que a França reúne muitos encantos, não é novidade para ninguém. Mas eu desafio você a pensar em algo tão fabuloso quanto um mosteiro construído numa ilha em homenagem a São Miguel Arcanjo. Pois essa é a história do Monte Saint-Michel!

Monte Saint-Michel, na França

Lá você vai encontrar uma região murada que contém um vilarejo com características medievais, o mosteiro e uma abadia certamente surpreendente .

Detalhes do Mosteiro no Monte Saint-Michel (França)

Foi no ano de 708 que o bispo de Avranches construiu a capela no alto do rochedo a pedido de São Miguel Arcanjo. Desde então, a ilha passou a receber peregrinos do mundo todo.

Monte Saint-Michel, na França

Ir ao Monte Saint-Michel também envolve uma grande aventura com a natureza. O acesso tem que ser sincronizado com as variantes da maré, mas todo o esforço vale a pena! São cenários dignos de filmes que vão fazer com que você se sinta em outra época!

8- Vaticano, Roma

Basílica de São Pedro (Vaticano/Itália)

“É igual ir a Roma e não ver o Papa” essa famosa frase se aplica também se você for à Itália e não for ao Vaticano.

Vaticano, na Itália

Ao Norte de Roma, você vai encontrar o menor país do mundo, o Vaticano. Além de ser a residência papal, o país é a sede da Igreja Católica. Ou seja, sua enorme importância reside no fato de ser desse pequeno país todo o núcleo do catolicismo.

A Pietà, do artista Michelangelo (Vaticano/Itália)

Mas se você acha que o Vaticano é um local que emociona somente aos católicos...você está enganado! O Vaticano reúne museus com as maiores relevâncias do mundo.

Museus do Vaticano (Itália)

Neles você pode encontrar obras de vários períodos históricos, ou seja, desde a egípcia até o Renascimento.

Nos museus do Vaticano você vai encontrar, por exemplo, obras de autores renomados pelo tempo.

Capela Sistina (Vaticano/Itália)

Em suma, você terá um passeio surpreendente, e ainda vai poder vislumbrar o teto mais famoso do mundo; o da Capela Sistina.

9- Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, França

Santuário de Lourdes (França)

É claro que entre nossa lista estão os Santuários Marianos.  O Santuário de Nossa Senhora Lourdes fica no sudoeste da França, na cidade de Lourdes.

A visita ao santuário vai te levar a conhecer toda a história das aparições de Nossa Senhora e também museus que remontam os acontecimentos da época e histórias de vidas como a de Santa Bernadete.

O Moinho de Boly, casa de Santa Bernadette Soubirous (Lourdes/França)

Além disso, nos 51 hectares do santuário, interligados pela natureza local, o peregrino terá a oportunidade de participar da famosa procissão das velas e ter contato com a milagrosa água de Lourdes.

Vista panorâmica do Santuário de Lourdes e cidade (França)

Todo o santuário oferece, acima de tudo, um momento de oração e testemunho cristão.

A Procissão de Velas no Santuário de Lourdes, que reúne fiéis de todo o mundo (Lourdes/França)

10- Pirâmides de Teotihuacán, México

As incríveis pirâmides de Teotihuacán (México)

Se você gosta de mistério, esse certamente o lugar para você. As incríveis pirâmides de Teotihuacán são parte de uma região que abriga atrações das mais interessantes do México para os turistas.

Turistas visitando as pirâmides de Teotihuacán (México)

Afinal, todo o mistério envolve a civilização que vivia na região e onde podemos encontrar relíquias preciosas. Algumas pesquisas apontam que Teotihuacán já chegou a ter mais de 100 mil habitantes e esse período marcou seu auge, isso tudo entre os séculos III e V.

Teotihuacán, as relíquias da cidade que foi considerada a maior da América Latina (México)

A cidade foi a maior da América e tinha grande relevância na região. Mas algumas perguntas estão sem resposta até o dia de hoje. Não sabemos ainda quem eram os habitantes de Teotihuacán e o motivo do fim da cidade. Mas o importante mesmo é aproveitar esse visual de cinema!

11- Sagrada Família, Espanha

A Sagrada Família (Barcelona/Espanha)

A Espanha tem um monumento suntuoso dedicado à Sagrada Família. O Templo Expiatório da Sagrada Família foi idealizado para servir como homenagem à Sagrada Família. Com uma beleza suntuosa, a Sagrada família, como é comumente conhecida é considerada a obra-prima de Antoni Gaudí.

Os detalhes impressionantes da Sagrada Família (Barcelona/Espanha)

Sua estrutura foi pensada para acolher três grandes fachadas; a da Natividade, da Paixão e a Fachada da Glória.

Detalhes da fachada que contam a história da Sagrada Família: Jesus, Maria e José (Barcelona/Espanha)

Extremamente rica em detalhes, a Sagrada Família emociona os peregrinos do mundo inteiro e isso mesmo não estando totalmente acabada.

Obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí, a Sagrada Família, em Barcelona (Espanha)

Além de ser o monumento mais visitado da Espanha, a Sagrada Família também é conhecida, acima de tudo, por emocionar peregrinos do mundo todo.

12- Mar Morto, Oriente Médio

Vista do pôr do sol no Mar Morto (Oriente Médio)

Não se engane com o nome! O Mar Morto vai ser umas das experiências mais vivas que você terá em sua vida. Isso porque um banho nas águas do mar morto vai te proporcionar uma experiência ímpar.

O Mar Morto é cheio de vida! (Oriente Médio)

Além dos benefícios medicinais comprovados, as águas com maior concentração de sal do mundo vão fazer com que você não afunde.

Peregrina SacraTour tendo a experiê4ncia de boiar nas águas do Mar Morto (Oriente Médio)

Pode parecer que não, mas brincar nas águas do Mar Morto vai fazer você rejuvenescer em todos os sentidos!

13- Via Dolorosa, Israel

Os caminhos da Via Dolorosa, em Israel

Não existe lugar no mundo com mais história do que Jerusalém. Andar pelas ruas da cidade é percorrer de perto a história da humanidade. Desta forma, uma das caminhadas mais incríveis que uma pessoa pode fazer é pela Via Dolorosa.

A Via Dolorosa (Israel)

Deixamos este local por último por todo o seu simbolismo. A caminhada que empreendemos pela Via Sacra envolve muito de nós mesmos. Imagine andar pelo caminho que Jesus percorreu.  Qual seria a sua emoção?

A Via Dolorosa, um percurso que envolve fé e emoção (Israel)

A Via Dolorosa vai te levar por uma experiência única e de muita emoção e entrega. A cada estação os peregrinos refletem os momentos vividos por Jesus Cristo em sua caminhada.

Detalhes nas paredes que indicam as estações da Via Dolorosa (Israel)

Essa será uma caminha que vai demandar muita introspeção e recolhimento. Se você quer acompanhar as 14 estações da Via Sacra, aproveite e veja esse post.

Lugares que mudarão sua vida

Passamos por 13 lugares que vão mexer com a sua imaginação, seus sentimentos, suas emoções e até mesmo com a sua . São lugares que trazem um arrebatamento, que nos fazem refletir e começar a ver que algo mudou.

Pode ser pela emoção de ver as pirâmides do Egito de perto, por realizar o sonho de infância de conhecer Petra, ou por poder fazer sua oração aos pés da imagem da Virgem em Lourdes, mas o certo é que cada pessoa vai viver sua experiência de forma particular, no entanto, com certeza, todos que passarem por esses locais vão voltar para casa modificados.

E, se você ficou com vontade de conhecer um dos 13 destinos, saiba que eles fazem parte dos nossos roteiros. Entre agora mesmo em contato com nossos agentes e saiba mais.

Veja Mais...

Reinvenção, aprendizagem e muita fé para manter o turismo. Veja como nossa agência, especializada em turismo religioso internacional, conseguiu se manter durante a pandemia e ainda obteve muita aprendizagem (muita mesmo) !

Um momento de união

Tem coisas que a gente não gosta nem de lembrar. Essa é uma frase que cabe bem para quem viveu a pandemia provocada pelo COVID-19. E, nós sabemos que ficar perto de quem amamos - família, amigos- foi fundamental.

A união foi um fator determinante. Na SacraTour não foi diferente!

E, agora que a vida vem se reestabelecendo, graças a Deus, é importante que todos saibam como a SacraTour conseguiu driblar uma crise que levou mais de 35 mil agências do mesmo setor a fecharem as portas. Tem coisas que realmente nem gostamos de lembrar, mas algumas gostamos de recordar como superamos bravamente.

Um panorama assustador para o turismo

A incerteza foi companheira constante durante o período pandêmico. As dores e perdas foram muitas e no ambiente coorporativo o assombro foi grande.

O número desenfreado de vítimas e o fechamento de fronteiras acabou por privar a população de uma de suas paixões: viajar. Para quem trabalha com turismo a desolação também foi bem grande. O mundo verdadeiramente parou. A nossa liberdade de ir e vir foi temporariamente cessada. Tudo parecia bastante assustador. E foi.

O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia?

É inegável que toda a humanidade se viu assolada pela pandemia. No entanto, é também notável que nem todos os setores sofreram com a mesma intensidade. O turismo, por exemplo, viu-se diante de um acontecimento único e bastante desafiador. Afinal, quão difícil é a sobrevivência de um setor que se viu totalmente apartado de suas atividades.

Muitas pesquisas apontaram para os impactos da pandemia no ramo do turismo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o setor foi o mais afetado pela pandemia em 2020.

Os dados mostram que o turismo brasileiro perdeu 35,5 mil estabelecimentos naquele ano. O que representa um dado negativo próximo a uma perda de 13.9% em relação aos estabelecimentos com vínculo empregatício na mesma atividade em 2019.

Além disso, a pesquisa também aponta que os gastos de turistas estrangeiros no país caíram pela metade no primeiro ano da pandemia e chegou, surpreendentemente, a atingir o menor patamar em 17 anos.

Diante deste cenário nada animador, ficou uma pergunta latente:

O que fazer?

Essa questão assolou o pensamento de milhares de pessoas. Enquanto, outros setores investiam em novos meios de distribuição de serviços e novos canais de vendas, o turismo ainda tinha a barreira de não conseguir efetivar de forma completa seus serviços.

De forma geral, a solução, em muitos casos, foi a migração para outros setores. Um dos exemplos, foi o caso da empresa Identity Travel Experiences especializada em viagens para o continente africano. A agência teve que driblar a crise pandêmica com novos serviços. No caso, ela passou a investir no ramo digital e passou a oferecer experiências de viagens em realidade aumentada.

O setor que mais se digitalizou

Você provavelmente deve ter dedicado mais tempo da sua vida ao mundo digital durante a pandemia, não é mesmo?! Pois saiba que você não foi o único. Muitas empresas e corporações tiveram que redobrar suas atenções ao universo informatizado.

Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme os dados produzidos na 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, o ramo do turismo foi o que mais se digitalizou durante a pandemia do Covid-19.

Inovação como solução

A inovação foi um fator decisivo. Como já dissemos, muitos setores também tiveram seus limites testados e foram obrigados a repensar o modo como lidavam com seu público. No caso da SacraTour, a inovação veio por meio de uma inovação em nossos canais de comunicação, e sobre isso vamos falar mais adiante, porque antes da inovação, tivemos que nos lembrar de um fato importante:

Quem não se comunica, se trumbica

Um dos maiores comunicadores da TV, possuía um bordão que ficou bem famoso: Quem não se comunica, se trumbica. Passados os anos, a frase de Chacrinha continua carregada de sentindo. Principalmente, quando tivemos que ficar em casa, sem aquele velho e bom bate-bate com os amigos.

Na SacraTour, as necessidades que sentimos de conversarmos e nos sentirmos mais próximos de nossos peregrinos também foi grande. Ficar distante das nossas peregrinações e dos lugares que amamos visitar também foi muito difícil. Mas não ficamos só lamentando. Seguimos o conselho de Abelardo Barbosa e fomos em busca da comunicação para não nos trumbicamos!

Planejamentos intensos, conteúdos de qualidade

Se você já peregrinou com a SacraTour, então você sabe que qualidade é um valor que nos acompanha. Por isso, toda a nossa comunicação durante o período de isolamento foi muito planejada para que o peregrino tivesse as melhores experiências em sua casa. Foi pensando nisso que criamos algo que nenhuma outra empresa de turismo realizou. Trabalhamos intensamente em um projeto totalmente inovador. Tudo advindo de uma questão:

Como podemos deixar nossos peregrinos mais próximos da experiência de peregrinar?

Foi desta inquietação que surgiu o projeto:

Peregrinando de Casa

Se ficar em casa era um imperativo, nós levamos a peregrinação até o peregrino. Mas como? Você deve estar pensando, não é?

É...a tarefa não foi nada fácil, mas o Peregrinando de Casa foi um projeto que envolveu muita dedicação. Além de diversas áreas de conhecimentos, profissionais dos mais diversos ramos e, é claro, a equipe SacraTour sempre muito empenhada em realizar o melhor serviço.

O projeto envolveu convidados dos quatro cantos do planeta. Nossos guias, parceiros e amigos de diversos países como Israel, Itália, França, Portugal, México, Jordânia, entre muitos outros, estiveram presentes nas muitas etapas pelas quais o Peregrinando de Casa passou.

Além de convidados internacionais, contamos como auxílio indispensável de pessoas muito indispensáveis para nós; nossos peregrinos.

No próximo texto você vai saber como inovamos no ramo da comunicação do turismo e como os nossos peregrinos nos ajudaram a contar uma história de sucesso.

Veja Mais...

No último texto tratamos sobre as grandes mudanças advindas do momento da pandemia no ramo do turismo.

Hoje, o nosso texto vai falar do trabalho que realizamos durante a pandemia. Você vai saber o que fizemos para que os nossos peregrinos tivessem a melhor experiência possível, mesmo em casa.

Uma necessidade constante em nosso ramo é o aperfeiçoamento. Isso quer dizer que, melhorar é sempre uma busca de nossa equipe, pois acreditamos que estamos sempre em constante evolução.

E, foi pensando nisso, que usamos o tempo da crise para revisarmos nosso atendimento e, acima de tudo, buscamos estudar quais seriam as melhores soluções e maneiras de estarmos mais próximos de nosso público. Chegamos a seguinte questão:

O que desperta interesse?

Qual a sua curiosidade sobre seu futuro destino? Quais as perguntas que você não encontra respostas? Foi a partir desses tipos de questionamentos que pensamos em nos comunicarmos com nossos peregrinos de uma maneira eficientes e que pudesse levar informações de extrema qualidade. Em outras palavras, pensamos em inovação. Queríamos responder as dúvidas sobre viagens e destinos de uma maneira como nenhuma outra agência tinha feito. E foi dessa vontade que nasceu o projeto Peregrinando de Casa.

Peregrinar pelo mundo envolve muito estudo, dedicação e um profundo conhecimento de cada local visitado. Afinal, não se pode oferecer um serviço de qualidade sem que se conheça o que se está oferecendo, não é mesmo?

Todo esse nosso conhecimento foi usado para fazer nascer o Peregrinando de Casa. O projeto envolveu esforços de toda a nossa equipe aqui no Brasil e, os nossos colaboradores em peregrinações de todo o mundo.

Além disso, o projeto chamou a atenção de muitos amigos e pessoas que nem conhecíamos (aquele amigo do amigo do meu primo, sabe?!) essas pessoas e demonstraram interesse em participar do nosso projeto. Cada um pode colaborar com o conhecimento em sua área e isso trouxe mais aconchego ao nosso projeto.

Pronto, agora o nosso projeto não estava mais restrito a uma cidade, ou país! Ele tinha ganhado o mundo. Mas você deve estar pensando....

O que é Peregrinando de Casa?

Um projeto que envolveu todas as nossas mídias! Ou seja, instagram, facebook, youtube, nosso blog, enfim.... nós vestimos verdadeiramente essa ideia. E a ideia foi criar conteúdo dos mais diversos formatos e com os mais diferentes meios para que os nossos peregrinos pudessem, no conforto de suas casas, vivenciar o que há de melhor para ser explorado em cada destino.

Todos os destinos que abordamos na série Peregrinando de Casa - SacraTour

Todas as dúvidas e curiosidades foram exploradas para que esse tempo de crise pudesse ser o mais proveitoso possível. Logo, quem participou do Peregrinando de Casa pode vivenciar o que havia de mais especial em cada destino de viagem.

Durante um período nos dedicávamos exclusivamente a um destino, quando falávamos da Terra Santa, por exemplo, trazíamos toda a informação que podíamos sobre o tema, eram lives com os guias locais, culinárias com pratos típicos, vídeos e textos informativos sobre cada região e, é claro, muitos momentos de oração.

O conteúdo foi riquíssimo e repleto de muita informação. Por quase dois anos nos dedicamos intensamente para divulgar tudo que havia de melhor sobre o turismo nos locais por onde peregrinamos. É claro que o conteúdo é muito extenso, mas separamos alguns tópicos para você entender melhor como ultrapassamos e nos reinventamos naquele momento. Para começar, vamos falar de um assunto que dá água na boca:

Lives culinárias com convidados internacionais

Logo do quadro - Master Chefe SacraTour - Peregrinando de Casa

Cada novo lugar que visitamos nos presentei com novos sabores! Pense em prato inesquecível que você provou em uma viagem! A culinária realmente mexe com nossa memória e deixa tudo mais fascinante, não é?

Foi por isso que para cada novo país que divulgamos no Peregrinando de Casa, também fazíamos lives com pratos típicos. As lives culinárias eram muito divertidas para quem assistia e para quem fazia! Afinal, tudo era novo!

Não havíamos feito os pratos antes então era um se vira nos trinta o tempo todo. E, no fim de cada live ainda nos reuníamos para saborear os pratos feitos ao vivo e confraternizar.

Jornal do peregrino

E não é que ficamos boas em transmissão ao vivo e na culinária! Outro ponto em que também nos desenvolvemos foi na produção do nosso jornal. Sim! Nós criamos um jornal para os nossos peregrinos!

O jornal trazia um resumo de tudo o que havia sido feito naquela semana. Por exemplo, se a semana tivesse sido dedicada ä Franca, o jornal do peregrino ficava repleto de reportagens feitas na Franca, entrevistas com nossos peregrinos e todo o resumo de conteúdo da semana.

Com o Jornal do Peregrino passamos a dar mais valor ao trabalho do William Bonner (risos) porque dá um trabalho, viu!!

Mês mariano

Maratona de Oração do Mês Mariano - SacraTour em sintonia com o Papa (2021)

Todo o esforço de levarmos conteúdo de excelência ao nosso público foi alinhado a momentos de demonstração de fé. Nossa equipe se reunia por vídeo todos os dias para rezar o terço.

Aquele momento de oração era tão especial para nós que decidimos integrar nossos peregrinos durante o mês de maio. Na verdade, o pedido de oração conjunta durante o mês de maio veio do Santo Papa Francisco e nós, nos unimos ao Vaticano para rezarmos o terço. 

O mês de maio, totalmente dedicado a Maria, foi também o momento de nos fortalecermos em oração conjunta.  A cada dia nosso terço era integrado por peregrinos de uma comunidade e pelo Padre que tinha ligação com aquele grupo. Transmitido ao vivo, nosso terço contava todos os dias com pessoas diferentes de todo o canto do mundo para rezar em homenagem a Maria. Imagine a emoção!

Conhecendo e reconhecendo

Logo do quadro - Conhecendo e Reconhecendo - Peregrinando de Casa

Já é costume em nossas peregrinações a preparação histórica e cultural para o destino. O que isso significa? Isso quer dizer que sempre preparamos para os nossos peregrinos reuniões com especialistas no destino para que assim os peregrinos possam chegar ao local cientes da importância histórica e cultural do local.

Isso faz com haja maior significado no período que estamos passando. Você já imaginou visitar um local sem saber nada sobre aquele lugar. Complicado, né?!

Embora os guias acompanhem os peregrinos, nós gostamos de ofertar uma preparação antecedente. Desta ideia, que já é comum às peregrinações, nasceram as lives conhecendo e reconhecendo.

Imagine lives com muita informação com pessoas que vivem no local de onde estavam falando. Elas nos contaram sobre a cultura, particularidades e deram dicas preciosas para os peregrinos da SacraTour.

Lives sobre arte, cultura e arquitetura

Logo do quadro - Igrejas Italianas (diferenças arquitetônicas) - Peregrinando de Casa - Itália

Quem pôde assistir as lives sobre arte, cultura e arquitetura do Peregrinando de Casa viu que a qualidade foi sem igual! Informações das mais completas sobre cada lugar! Teve live sobre a arquitetura das igrejas na Itália, curiosidades sobre a língua francesa, as diferenças religiosas na Terra Santa, além de muita História e literatura, tudo de acordo com o lugar pelo qual estávamos peregrinando!

Testemunhos de fé

Logo do quadro - Testemunho de Fé - Peregrinando de Casa

O relato sobre momentos de intensa fé já é comum em nossas peregrinações. Muitas pessoas vivenciaram a busca de por alguma graça ou até mesmo vão aos locais sagrados em forma de agradecimento por pedidos atendidos.

Sabendo disso, nós pedimos aos nossos peregrinos que compartilhassem suas vivências. O resultado foi surpreendente, quem pode assistir participou de muita comoção!

Minuto de oração

Logo do quadro - Minuto de Oração - Peregrinando de Casa

Rezar. Pedir. Esperar. Esses foram exercícios que desenvolvemos ao longo da pandemia. O que nos manteve firmes foi a nossa fé. Por isso, compartilhamos momentos de fé com todos os peregrinos. Acompanhados pelos padres convidados, vivenciamos muita fé e fortes emoções.

Qual é a música?

Logo do quadro - Qual é a Música - Peregrinando de Casa

Você consegue imaginar a emoção de se ouvir a Ave Maria no Santuário de Fátima em Portugal? A música realmente fala alto em nossos corações, não é mesmo? Foi por isso que o nosso projeto durante a pandemia também contou com o auxílio da música para alegrar e acalmar nossos corações.

Embora não pudéssemos estar nos locais fisicamente, contamos com a tecnologia de vídeos e imagens que nos colocavam em sintonias com as belíssimas músicas cantadas.

O Peregrinando de Casa serviu como um grande aprendizado para todos que participaram. E muito além dos destinos, nós aprendemos a nos reinventar, a nos fortalecermos.

Aprendemos e nos desenvolvemos nas mais diversas áreas. Muitas das coisas que não imaginávamos que fosse fácil, como gerir mídias sociais com grande alcance como as nossas, nós conseguimos. Em suma, o nosso maior aprendizado veio do compartilhamento, mas não o compartilhamento de dados, nem nada digital. Nós evoluímos ao partilhamos conhecimentos e, principalmente, emoções.

Veja Mais...

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.