O CRISTO REDENTOR E A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A cidade maravilhosa e cheia de encantos mil do Rio de Janeiro é um sonho para os turistas do mundo todo. Seja pelas belezas naturais que combinam com o clima da Cidade Maravilhosa, ou pelos inúmeros passeios, ninguém pode negar que a cidade do Rio de Janeiro é repleta de cartões-postais. O mais famoso deles, o Cristo Redentor, tem uma história muito curiosa. Afinal, você já se perguntou de onde veio a ideia de sua construção e como foi possível?

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro/Brasil)

DE QUEM FOI A IDEIA DO CRISTO REDENTOR?

Mas falar do Rio de Janeiro te faz lembrar do quê?

A antiga capital federal promove o maior carnaval do mundo, abriga o emblemático bondinho do Pão de Açúcar, o imponente Corcovado, além de ser berço de muitos artistas como Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis.

Cantadas em prosa e verso, as praias cariocas como Leblon, Ipanema e Copacabana são reconhecidas internacionalmente.

Os sabores do Rio levam seus turistas a um deleite gastronômico. São deliciosas comidas típicas como o Filé à moda Oswlad de Aranha e o tradicionalíssimo Bolinho de Feijoada.

Palco de filmes e novelas, o Rio de Janeiro oferece alguns dos principais passeios históricos do Brasil como o centenário Teatro Municipal, a histórica Rua do Ouvidor e os Arcos da Lapa, o monumento arquitetônico mais representativo do Rio Antigo.

Arcos da Lapa (Rio de Janeiro/Brasil)

Pode ser que alguma das suas lembranças relacionadas ao Rio não estejam entre os pontos turísticos citados, já que as possibilidades são muitas.

Mas tem uma imagem sem a qual o Rio não fica completo: a do Cristo Redentor.

Cristo Redentor, Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Acho bastante difícil que alguém que esteja lendo esse texto não conheça a imagem do Cristo. O monumento é famoso pelo mundo inteiro.

E fica a dúvida: Você sabe a história por trás de sua construção e idealização do Cristo Redentor?

Pois é disso que vamos falar! E para entendermos De quem foi a ideia do Cristo no topo do Corcovado, vamos saber mais sobre a cidade que tem a sorte de ter o Cristo olhando por ela.

Como era o Rio de Janeiro quando o Cristo foi construído?

Centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Quando a ideia do Cristo redentor começou a ser pensada, as coisas eram muito diferentes de hoje. Para começar, havia um contexto histórico bastante diverso.

UM TEMPO BEM DIFERENTE: O CONTEXTO HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

Estamos falando de uma época em que acabava de acontecer a proclamação da República, ou seja, no fim do século XIX. Neste período, as mudanças alcançaram também as instituições religiosas. Isso fez com que a Igreja católica perdesse o status de religião oficial do Brasil.

Imagine como era a vida em 1922 no Brasil. Se você está com um pouco de dificuldade, posso te dizer que foi neste ano em que se comemorou o centenário da independência do Brasil.

Era uma época em que os homens se vestiam de forma campeira para terem mais mobilidade nos cavalos e as mulheres fugiam do sol com seus chapéus e vestidos longos e mangas compridas.

Detalhe do centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Um cenário que para nós, parece de um filme mas foi deste contexto que nasceu uma ideia que parecia improvável.

O início de um sonho (im)possível

Foi neste contexto que um padre chamado Pierre-Marie Boss, da igreja do Colégio Imaculada Conceição, começou a desenvolver o sonho de ver ao topo do Corcovado um monumento religioso que pudesse mostrar e renovar a fé das pessoas. Com o tempo, a ideia foi se disseminado e foi aceita pelos membros da igreja católica.

Como poderia ser feito algo que parecia tão difícil (quase impossível como a construção do Cristo Redentor; um monumento com a altura de 38 m no topo de um morro a 709 metros acima do nível do mar) e como conseguiriam o dinheiro?

A ideia era muito cativante. E, ao mesmo, tempo parecia impossível.

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Quem ajudou a construir o Cristo Redentor?

O projeto do Cristo Redentor, antes mesmo de se saber que seria o Cristo, precisava de pessoas especializadas e além de entendimento também muita dedicação. E foi dessa prerrogativa que surgiu a possibilidade de se fazer um concurso para escolher o projeto que daria vida ao monumento.  

A ideia veio dos bispos da época, que receberam inúmeros projetos sobre a criação do monumento que reafirmaria a devoção católica dos brasileiros. E essa foi a resposta de “ Como seria feito”. Entretanto, ainda faltava algo muito importante: de onde viria o dinheiro?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que o dinheiro para a Construção veio como forma de presente.

O Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil?

Você pode já ter ouvido que o Cristo Redentor foi um presente dado ao Brasil pela França, assim como foi o caso da Estátua de Liberdade. Mas isso não é verdade.

Cristo Redentor atualmente (Rio de Janeiro/Brasil)

O que acontece é que muitas pessoas confundem a participação da França na construção do Cristo. O país teve uma parcela de importância, como você vai ver mais para frente, mas não tem nada a ver com presente. Depois da ideia de se criar um concurso, faltava agora escolher entre os muitos candidatos aquele que seria o vencedor.

QUEM GANHOU O CONCURSO

No ano de 1921 foi aberto oficialmente o concurso para a escolha do projeto e também houve um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas. O abaixo-assinado foi entregue ao presidente do Brasil e era um claro anseio de que a população participava ativamente do sonho que estava sendo projetado. Heitor da Silva Costa foi o ganhador do concurso.

O engenheiro sabia que tinha a sua frente um desafio, mas já intuía que estava criando algo fenomenal. Relatos contam que Heitor dizia que o Cristo seria um símbolo tão importante quanto a Torre Eiffel e a Estátua da liberdade! E ele estava certo!

As dimensões do Cristo

A dimensão da obra do Cristo Redentor era colossal e Heitor da Silva Costa não foi o único envolvido no projeto. A ideia de se construir um Cristo no topo do Corcovado com os recursos da época teve que contar com especialistas de diversas áreas.

Como foi o caso do escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot, dois profissionais de origem francesa. Dizem que é daí que vem a confusão com a participação da França na construção do projeto.

Construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a cabeça e as mãos do Cristo tiveram que ser esculpidas na França e foram trazidas de navio desmontadas e quando chegadas ao Rio foram montadas novamente. Um trabalho extremamente engenhoso.

Imagens da construção do Cristo / Fonte: www.visitriodejaneiro.city

Para que o Cristo fosse construído, durante cinco anos houve uma campanha de arrecadação de fundos, as doações vieram de todo o Brasil. Isso mostra que o sonho de manifestar a fé cristã do mais alto monte passou a ser um sonho coletivo. Todos estavam empenhados em ver o símbolo da fé cristã finalizado.

Momento de oração aos pés do Cristo Redentor / Fonte: Reprodução/TV Globo.

Além do apoio, muitas pessoas foram contrárias a construção do monumento. Os argumentos contrários foram diversos como os grandes gastos, o fato de ser um símbolo católico e outros tantos.

Hoje, sabemos que essas contrariedades foram se dissipando e que o Cristo Redentor é visitado por pessoas de diferentes credos e religiões. Quem inicialmente era contra, com o tempo aprendeu a admirar esse monumento que foi tão difícil de ser construído.

COMO FOI A CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

A obra de construção do Cristo Redentor estava em um cenário nada animador.  Havia a precariedade de equipamentos e recursos da época e fator climáticos nada amigáveis. O Rio de Janeiro é bastante conhecido pelo seu calor, agora imagine o calor insuportável do verão na obra ao topo do corcovado. Isso sem contar as fortes chuvas, os raios.

Imagens do processo de construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a obra foi fincada do meio da mata, isso quer dizer que os trabalhadores tiveram que lidar com uma infinidade de problemas e entre eles estavam as cobras venenosas.

Conta-se que era comum que se encontrassem cobras nos canteiros de obras e entre elas as cobras corais e jararacas. Em uma altura de 700 m e sem dispor de recursos de segurança como os de hoje, os operários ficavam quase como malabaristas para executarem seus serviços.

Cristo Redentor em processo de construção / Fonte:  S.H. Holland/ Acervo IMS

A PROTEÇÃO DA OBRA NÃO VINHA DE EQUIPAMENTOS

 Mesmo com tanta precariedade e as mais diversas dificuldades, nos seus anos de construção não houve mortes decorrentes de acidentes de trabalho. Para muitos, isso pode ser explicado pelo cautelo dos trabalhadores. Mas havia um pensamento diferente entre as pessoas da época.

Elas acreditavam que Jesus estava protegendo os operários. Afinal, eles passaram por temporais com raios e fortes ventos e se mantiveram firmes. Os documentos da época mostram que para os operários, aquele não era um trabalho qualquer! Eles estavam “ construindo o Cristo Redentor” e por isso sabiam que a proteção era divina.

Seu nome pode estar gravado no Cristo

Como já dissemos, a construção do Cristo Redentor envolveu não só os operários, mas também muitas pessoas dos mais diversos segmentos e também voluntários. E, entre eles, estavam senhoras que se reuniam para fazer o trabalho de ordenar as pedras sabão para que fossem coladas em tecido e depois levadas para serem fixadas ao Cristo.

Detalhe dos mosaicos do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Durante esse trabalho, criou-se o costume entre elas de escrever o nome de pessoas nas pedras como uma forma de oração, pedindo proteção para as pessoas.

Este imenso mosaico que recobre o Cristo está repleto de nomes de pessoas que pediram para que seus nomes fossem colocados no monumento. Se olharmos bem de perto podemos ver que a estátua é recoberta por pequenos triângulos que formam uma espécie de mosaico.

Detalhe dos mosaicos que formam o Cristo (Rio de Janeiro/Brasil)

Conta-se também que essas mulheres colocavam os nomes de forma aleatória, como os vinha a mente, sempre como uma forma de oração para que o Cristo pudesse abençoá-los.

Um momento histórico: a inauguração

Depois de nove anos dedicados a construção do Cristo Redentor, sua inauguração foi feita num dia muito especial. No dia 12 de outubro de 1931, a cidade do Rio de Janeiro estava em festa com a inauguração do monumento mais esperado até o momento.  Peregrinos de toda a parte foram visitar aquele que seria o monumento mais conhecido no Brasil. A escolha da inauguração no dia de Nossa Senhora não foi por acaso! Foi uma forma de homenageá-la.

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Tema de músicas, cenário de filmes, musa dos artistas, a cidade do Rio de Janeiro parece inspirar pela sua beleza única. Se ficou entusiasmado para conhecer a cidade maravilhosa e já quer ir se planejando, o blog Matraqueando vai te ajudar com isso!

Afinal foi diante do cenário inebriante da cidade do Rio no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, que o Cristo Redentor foi construído.

Nós sabemos que a cidade também é conhecida, infelizmente, pelos problemas sociais que envolvem alta criminalidade.

E, talvez por isso seja tão significativo que o Rio tenha um Cristo de braços abertos e com o rosto levemente inclinado para baixo. Ele está em um ponto da cidade em que se consegue uma vista quase completa da cidade.

Cristo Redentor visto do alto do Corcovado repleto de visitantes / Fonte: rcview

Essa pode ser a grande mensagem que temos ao olhar para o Cristo Redentor, nós vemos que ele também olha por nós! Mesmo com todos as adversidades, Ele está ali e está de braços abertos para nos acolher como o símbolo mais precioso de acolhida de Pai.

Fale conosco

Endereço

Rua Sergipe, 1451 - 2º andar
Londrina, PR, CEP: 01311-300

Atendimento

Segunda à sexta: 8h às 18h
Sábados: 9h às 12h
Telefone: 4003-6134
Mensagem pelo

Whatsapp
Revista Roteiros de Fé
Conheça melhor sobre nossa especialidade: fazer viagens de encontro com a fé e o sagrado, em roteios de peregrinações pelo mundo!
Como é fazer uma peregrinação?

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

Contact Form Demo
©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.

O CRISTO REDENTOR E A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A cidade maravilhosa e cheia de encantos mil do Rio de Janeiro é um sonho para os turistas do mundo todo. Seja pelas belezas naturais que combinam com o clima da Cidade Maravilhosa, ou pelos inúmeros passeios, ninguém pode negar que a cidade do Rio de Janeiro é repleta de cartões-postais. O mais famoso deles, o Cristo Redentor, tem uma história muito curiosa. Afinal, você já se perguntou de onde veio a ideia de sua construção e como foi possível?

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro/Brasil)

DE QUEM FOI A IDEIA DO CRISTO REDENTOR?

Mas falar do Rio de Janeiro te faz lembrar do quê?

A antiga capital federal promove o maior carnaval do mundo, abriga o emblemático bondinho do Pão de Açúcar, o imponente Corcovado, além de ser berço de muitos artistas como Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis.

Cantadas em prosa e verso, as praias cariocas como Leblon, Ipanema e Copacabana são reconhecidas internacionalmente.

Os sabores do Rio levam seus turistas a um deleite gastronômico. São deliciosas comidas típicas como o Filé à moda Oswlad de Aranha e o tradicionalíssimo Bolinho de Feijoada.

Palco de filmes e novelas, o Rio de Janeiro oferece alguns dos principais passeios históricos do Brasil como o centenário Teatro Municipal, a histórica Rua do Ouvidor e os Arcos da Lapa, o monumento arquitetônico mais representativo do Rio Antigo.

Arcos da Lapa (Rio de Janeiro/Brasil)

Pode ser que alguma das suas lembranças relacionadas ao Rio não estejam entre os pontos turísticos citados, já que as possibilidades são muitas.

Mas tem uma imagem sem a qual o Rio não fica completo: a do Cristo Redentor.

Cristo Redentor, Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Acho bastante difícil que alguém que esteja lendo esse texto não conheça a imagem do Cristo. O monumento é famoso pelo mundo inteiro.

E fica a dúvida: Você sabe a história por trás de sua construção e idealização do Cristo Redentor?

Pois é disso que vamos falar! E para entendermos De quem foi a ideia do Cristo no topo do Corcovado, vamos saber mais sobre a cidade que tem a sorte de ter o Cristo olhando por ela.

Como era o Rio de Janeiro quando o Cristo foi construído?

Centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Quando a ideia do Cristo redentor começou a ser pensada, as coisas eram muito diferentes de hoje. Para começar, havia um contexto histórico bastante diverso.

UM TEMPO BEM DIFERENTE: O CONTEXTO HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

Estamos falando de uma época em que acabava de acontecer a proclamação da República, ou seja, no fim do século XIX. Neste período, as mudanças alcançaram também as instituições religiosas. Isso fez com que a Igreja católica perdesse o status de religião oficial do Brasil.

Imagine como era a vida em 1922 no Brasil. Se você está com um pouco de dificuldade, posso te dizer que foi neste ano em que se comemorou o centenário da independência do Brasil.

Era uma época em que os homens se vestiam de forma campeira para terem mais mobilidade nos cavalos e as mulheres fugiam do sol com seus chapéus e vestidos longos e mangas compridas.

Detalhe do centro da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 (Rio de Janeiro/Brasil)

Um cenário que para nós, parece de um filme mas foi deste contexto que nasceu uma ideia que parecia improvável.

O início de um sonho (im)possível

Foi neste contexto que um padre chamado Pierre-Marie Boss, da igreja do Colégio Imaculada Conceição, começou a desenvolver o sonho de ver ao topo do Corcovado um monumento religioso que pudesse mostrar e renovar a fé das pessoas. Com o tempo, a ideia foi se disseminado e foi aceita pelos membros da igreja católica.

Como poderia ser feito algo que parecia tão difícil (quase impossível como a construção do Cristo Redentor; um monumento com a altura de 38 m no topo de um morro a 709 metros acima do nível do mar) e como conseguiriam o dinheiro?

A ideia era muito cativante. E, ao mesmo, tempo parecia impossível.

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Quem ajudou a construir o Cristo Redentor?

O projeto do Cristo Redentor, antes mesmo de se saber que seria o Cristo, precisava de pessoas especializadas e além de entendimento também muita dedicação. E foi dessa prerrogativa que surgiu a possibilidade de se fazer um concurso para escolher o projeto que daria vida ao monumento.  

A ideia veio dos bispos da época, que receberam inúmeros projetos sobre a criação do monumento que reafirmaria a devoção católica dos brasileiros. E essa foi a resposta de “ Como seria feito”. Entretanto, ainda faltava algo muito importante: de onde viria o dinheiro?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que o dinheiro para a Construção veio como forma de presente.

O Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil?

Você pode já ter ouvido que o Cristo Redentor foi um presente dado ao Brasil pela França, assim como foi o caso da Estátua de Liberdade. Mas isso não é verdade.

Cristo Redentor atualmente (Rio de Janeiro/Brasil)

O que acontece é que muitas pessoas confundem a participação da França na construção do Cristo. O país teve uma parcela de importância, como você vai ver mais para frente, mas não tem nada a ver com presente. Depois da ideia de se criar um concurso, faltava agora escolher entre os muitos candidatos aquele que seria o vencedor.

QUEM GANHOU O CONCURSO

No ano de 1921 foi aberto oficialmente o concurso para a escolha do projeto e também houve um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas. O abaixo-assinado foi entregue ao presidente do Brasil e era um claro anseio de que a população participava ativamente do sonho que estava sendo projetado. Heitor da Silva Costa foi o ganhador do concurso.

O engenheiro sabia que tinha a sua frente um desafio, mas já intuía que estava criando algo fenomenal. Relatos contam que Heitor dizia que o Cristo seria um símbolo tão importante quanto a Torre Eiffel e a Estátua da liberdade! E ele estava certo!

As dimensões do Cristo

A dimensão da obra do Cristo Redentor era colossal e Heitor da Silva Costa não foi o único envolvido no projeto. A ideia de se construir um Cristo no topo do Corcovado com os recursos da época teve que contar com especialistas de diversas áreas.

Como foi o caso do escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot, dois profissionais de origem francesa. Dizem que é daí que vem a confusão com a participação da França na construção do projeto.

Construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a cabeça e as mãos do Cristo tiveram que ser esculpidas na França e foram trazidas de navio desmontadas e quando chegadas ao Rio foram montadas novamente. Um trabalho extremamente engenhoso.

Imagens da construção do Cristo / Fonte: www.visitriodejaneiro.city

Para que o Cristo fosse construído, durante cinco anos houve uma campanha de arrecadação de fundos, as doações vieram de todo o Brasil. Isso mostra que o sonho de manifestar a fé cristã do mais alto monte passou a ser um sonho coletivo. Todos estavam empenhados em ver o símbolo da fé cristã finalizado.

Momento de oração aos pés do Cristo Redentor / Fonte: Reprodução/TV Globo.

Além do apoio, muitas pessoas foram contrárias a construção do monumento. Os argumentos contrários foram diversos como os grandes gastos, o fato de ser um símbolo católico e outros tantos.

Hoje, sabemos que essas contrariedades foram se dissipando e que o Cristo Redentor é visitado por pessoas de diferentes credos e religiões. Quem inicialmente era contra, com o tempo aprendeu a admirar esse monumento que foi tão difícil de ser construído.

COMO FOI A CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR

A obra de construção do Cristo Redentor estava em um cenário nada animador.  Havia a precariedade de equipamentos e recursos da época e fator climáticos nada amigáveis. O Rio de Janeiro é bastante conhecido pelo seu calor, agora imagine o calor insuportável do verão na obra ao topo do corcovado. Isso sem contar as fortes chuvas, os raios.

Imagens do processo de construção do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Além disso, a obra foi fincada do meio da mata, isso quer dizer que os trabalhadores tiveram que lidar com uma infinidade de problemas e entre eles estavam as cobras venenosas.

Conta-se que era comum que se encontrassem cobras nos canteiros de obras e entre elas as cobras corais e jararacas. Em uma altura de 700 m e sem dispor de recursos de segurança como os de hoje, os operários ficavam quase como malabaristas para executarem seus serviços.

Cristo Redentor em processo de construção / Fonte:  S.H. Holland/ Acervo IMS

A PROTEÇÃO DA OBRA NÃO VINHA DE EQUIPAMENTOS

 Mesmo com tanta precariedade e as mais diversas dificuldades, nos seus anos de construção não houve mortes decorrentes de acidentes de trabalho. Para muitos, isso pode ser explicado pelo cautelo dos trabalhadores. Mas havia um pensamento diferente entre as pessoas da época.

Elas acreditavam que Jesus estava protegendo os operários. Afinal, eles passaram por temporais com raios e fortes ventos e se mantiveram firmes. Os documentos da época mostram que para os operários, aquele não era um trabalho qualquer! Eles estavam “ construindo o Cristo Redentor” e por isso sabiam que a proteção era divina.

Seu nome pode estar gravado no Cristo

Como já dissemos, a construção do Cristo Redentor envolveu não só os operários, mas também muitas pessoas dos mais diversos segmentos e também voluntários. E, entre eles, estavam senhoras que se reuniam para fazer o trabalho de ordenar as pedras sabão para que fossem coladas em tecido e depois levadas para serem fixadas ao Cristo.

Detalhe dos mosaicos do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/Brasil)

Durante esse trabalho, criou-se o costume entre elas de escrever o nome de pessoas nas pedras como uma forma de oração, pedindo proteção para as pessoas.

Este imenso mosaico que recobre o Cristo está repleto de nomes de pessoas que pediram para que seus nomes fossem colocados no monumento. Se olharmos bem de perto podemos ver que a estátua é recoberta por pequenos triângulos que formam uma espécie de mosaico.

Detalhe dos mosaicos que formam o Cristo (Rio de Janeiro/Brasil)

Conta-se também que essas mulheres colocavam os nomes de forma aleatória, como os vinha a mente, sempre como uma forma de oração para que o Cristo pudesse abençoá-los.

Um momento histórico: a inauguração

Depois de nove anos dedicados a construção do Cristo Redentor, sua inauguração foi feita num dia muito especial. No dia 12 de outubro de 1931, a cidade do Rio de Janeiro estava em festa com a inauguração do monumento mais esperado até o momento.  Peregrinos de toda a parte foram visitar aquele que seria o monumento mais conhecido no Brasil. A escolha da inauguração no dia de Nossa Senhora não foi por acaso! Foi uma forma de homenageá-la.

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

Morro do Corcovado (Rio de Janeiro/Brasil)

Tema de músicas, cenário de filmes, musa dos artistas, a cidade do Rio de Janeiro parece inspirar pela sua beleza única. Se ficou entusiasmado para conhecer a cidade maravilhosa e já quer ir se planejando, o blog Matraqueando vai te ajudar com isso!

Afinal foi diante do cenário inebriante da cidade do Rio no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, que o Cristo Redentor foi construído.

Nós sabemos que a cidade também é conhecida, infelizmente, pelos problemas sociais que envolvem alta criminalidade.

E, talvez por isso seja tão significativo que o Rio tenha um Cristo de braços abertos e com o rosto levemente inclinado para baixo. Ele está em um ponto da cidade em que se consegue uma vista quase completa da cidade.

Cristo Redentor visto do alto do Corcovado repleto de visitantes / Fonte: rcview

Essa pode ser a grande mensagem que temos ao olhar para o Cristo Redentor, nós vemos que ele também olha por nós! Mesmo com todos as adversidades, Ele está ali e está de braços abertos para nos acolher como o símbolo mais precioso de acolhida de Pai.

Fale conosco

Endereço

Rua Sergipe, 1451 - 2º andar Londrina, PR, CEP: 01311-300

Atendimento

Segunda à sexta: 8h às 18h  -  Sábados: 9h às 12h
Telefone: 4003-6134
Conheça melhor sobre nossa especialidade: fazer viagens de encontro com a fé e o sagrado, em roteios de peregrinações pelo mundo!
Como é fazer uma peregrinação?

Sobre a empresa

O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes uma experiência única ao realizar o desejo de conhecer novos lugares e novas culturas. Com serviços de excelência, proporcionamos aos nossos peregrinos o aproveitamento máximo de cada momento. E nessa caminhada, nossos valores são nossos guias: fé em Deus, integridade, confiança, satisfação do cliente, respeito às pessoas, comprometimento e inovação!

Envie sua mensagem

Contact Form Demo
©2022 direitos reservados. SacraTour Turismo Religioso.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram